Descubra quais são as principais propriedades do chá de cavalinha
Alguns chás possuem propriedades medicinais tão amplas que são considerados verdadeiramente milagrosos. Embora não seja o caso de um milagre, o chá de cavalinha é uma dessas opções que pode ajudar diferentes pessoas com diferentes condições e necessidades. Por isso, confira como o chá de cavalinha pode te ajudar.

Ajudar no emagrecimento
Uma das principais propriedades do chá de cavalinha e provavelmente a mais conhecida delas é o fato de poder ajudar no emagrecimento ao atuar em duas frentes: diminui a retenção de líquidos graças às suas propriedades diuréticas e também eleva o metabolismo. Com um metabolismo mais acelerado, o organismo passa a conseguir mais calorias e com a redução da ingestão calórica, o que acontece é a queima de gordura já armazenada no corpo.
Dessa forma, não apenas esse chá ajuda a queimar gordura como também acaba com a sensação de inchaço advinda dos líquidos retidos.

Ajudar a eliminar pedras nos rins
Graças a seu efeito diurético, o chá de cavalinha também ajuda na eliminação das pedras dos rins já que estimula o rim a trabalhar de maneira mais eficiente.
Como o rim trabalha mais, inclusive, o consumo regular dessa bebida garante que novas pedras não sejam formadas, garantindo o bom funcionamento do sistema como um todo. Isso também evita cálculos e dores renais e, em último caso, a falência do órgão.

Melhorar a circulação
A circulação também é favorecida com a ingestão dessa bebida, o que garante que o sangue corra muito mais livremente. Com isso, as células são nutridas de maneira muito mais eficiente e isso gera benefícios para o organismo como um todo.
Mais oxigenadas, as células funcionam melhor e, com isso, os tecidos e os órgãos também acompanham a melhoria no desempenho.

Eliminar toxinas do corpo
Como a circulação é favorecida, não apenas as células conseguem absorver mais oxigênio como também conseguem excretar toxinas de maneira mais eficiente. Por isso, ingerir esse chá garante uma eliminação das toxinas do corpo, permitindo que todos os sistemas fiquem mais saudáveis.

Melhorar o aspecto da pele
Graças à sua propriedade diurética e ao fato de ajudar a eliminar as toxinas do corpo, o aspecto da pele também é melhorado. Estudos comprovam que uma pele hidratada possui mais colágeno e, portanto, mais firmeza e o mesmo acontece para uma pele livre de toxinas.
A eliminação de líquidos também garante uma melhora do aspecto da pele principalmente de áreas afetadas pela celulite, como coxas e bumbum.

Diminuir a acidez do estômago
Quem sofre com azia constante pode encontrar no chá de cavalinha um ótimo aliado para diminuir a acidez do estômago e, com isso, ter maior sensação de bem estar após fazer uma refeição.
Quem sofre com úlceras também se beneficia dessa propriedade, já que o estômago fica menos irritado e, portanto, melhor é para as úlceras.

❤️Seus amigos estão gostando:
Emagrece e previne celulite:
Controlar casos de hipertensão
O chá de cavalinha nunca deve substituir a ingestão adequada de remédios, mas ele pode, sim, ajudar no controle de casos de hipertensão. Como ajuda na circulação, ele diminui a pressão que é feita nos vasos, fazendo com que o sangue circule de maneira mais fácil e tirando a sobrecarga do coração.
Com isso, fica mais fácil controlar crises de hipertensão e que podem, inclusive, levar a problemas cardiovasculares, como o derrame ou infarto.

Melhorar dores de cabeça
Como melhora a circulação e tira a pressão excessiva exercida nos vasos sanguíneos, o chá de cavalinha também ajuda a melhorar dores de cabeça, inclusive as crônicas.
As dores de cabeça, inclusive, são melhoradas pelo potencial que o chá possui de ajudar a relaxar os músculos graças a menor contração que precisam fazer por causa da circulação.

Fortalecer o sistema imunológico
Outro sistema altamente favorecido pelo chá de cavalinha é o sistema imunológico. Isso se deve ao fato de que a melhor circulação garante que os leucócitos – as células de defesa – possuam um transporte muito mais facilitado. Com isso, é mais fácil para o corpo combater infecções e impedir que elas se espalhem, evitando também a entrada de doenças.


Evitar cãibras
Como é rico em potássio, que também é encontrado na banana, esse chá ajuda a controlar os níveis de ácido láctico no corpo. Como esse ácido é o principal responsável pelas tão incômodas cãibras, ingerir esse chá pode ajudar a prevenir ou a aliviar cãibras, especialmente entre quem pratica exercícios físicos com regularidade.
O chá de cavalinha, entretanto, contém nicotina e o seu uso não pode ser exagerado para evitar que cause problemas ao organismo. Ingerindo uma quantidade máxima de 3 xícaras ao dia e sempre conversando com seu médico, o chá de cavalinha só trará benefícios para o seu corpo e para a sua saúde de uma maneira totalmente natural.
Gostou? Comente!

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.
Adoro chá verde e outros também, mas eu tomo como se fosse água durante o dia teria alguma contra indicação? Faço a infusão de uns dois litros de chá e tomo ele frio.
Boa dica
Olá
Tenho 65 anos, desde criança tenho intestino preso, no último exame de colonoscopia deu diverticulose.
Minha pressão um pouquinho baixa.
Posso tomar o chá de cavalinha?
bom dia ,tenho pressão baixa e gostaria de tomar o chá de cavalinha junto com o de hibisco,sera que tem algum problema?
Não pode é perogoso
Boa tarde! Vou seguir essas dicas
Claro que tem problema pessoas que tem pressão arterial baixa não pode tomar ibisco ainda mais com cavalinha .os dois são diuréticos e fazem a pressão abaixar muito então não é recomendado esse tipo de chá
INFORMAÇÕES COMO ESSAS TÃO IMPORTANTE
MERECE ELOGIOS
OBRIGADO……..
Olá por quanto tempo devemos tomar o chá e qual melhor horário?
na matéria não fez referencia ao uso alem de três xícaras quais os efeitos dos excessos
Tomei cha de cavalinha com uva urso estou com sangramento pode ser do chá
Eu gosto muito desse chá mais ñ sei como devo tomar eu estava fazendo um litro e colocando na geladeira tomando alguns copinhos .mais fiquei com medo e parei.
Tomo anticoagulantes após ter sido operado a uma válvula aortica, srrá que o chá de cavalinha nâo irá alterar os niveis de INR ?
Olá boa noite TD bem então estou tomando chá de cavalinha…tenho pressão baixa e ritmia…estou um pouco acima do peso ??? Continuo c o chá
Obrigada