5 Melhores Chás para Aliviar Alergias + Receitas Completas!

Publicidade

A alergia é uma reação do sistema imunológico a substâncias estranhas que acometem nosso corpo e que atinge grande parte das pessoas. Não sei se você sabe, mas há vários tipos de alergias como respiratórias, oculares, alimentares, de pele, de medicamentos, entre outras. Embora seja necessário o diagnóstico de um médico especialista para determinar e tratar cada tipo de alergia, os chás naturais podem diminuir os sintomas e auxiliar no tratamento dessas reações. Por isso, pesquisamos algumas receitas de chás bem fáceis de fazer para aliviar e evitar essa doença, conheça alguns benefícios dos chás contra alergia:

Chá de Urtiga anti-histamínico e anti-inflamatório
 Chá de Manjericão melhorar alergias e prevenir doenças respiratórias
 Chá de Camomila propriedade calmante
 Chá de Sabugueiro antibacteriano
 Chá de Tanchagem para alergias respiratórias

1. Chá de Urtiga e Aparine

Uma combinação anti-histamínica e anti-inflamatória potente

para quem tá fraco

Embora a urtiga seja uma erva que causa coceira ao entrar em contato com a pele, o seu chá traz muitos benefícios para a saúde, principalmente se misturada com a Aparine. Rica em várias vitaminas como as do complexo B, C e K, além de minerais como Magnésio e Ferro, a urtiga é um anti-histamínico natural que ajuda a tratar problemas do sistema respiratório como asmas e bronquites, e também é utilizada no tratamento de irritações da pele. Já a aparine é diurética, adstringente e anti-inflamatória, e serve para purificar o sistema linfático. Confira uma receita de chá com essas plantas para tratar alergias de pele e purificar o organismo:

Ingredientes:

  • 02 Colheres de chá de folhas de Urtiga;
  • 02 Colheres de chá de Aparine;
  • 300ml de água fervente.

Saiba como preparar:

Em uma vasilha coloque as folhas de urtiga e de aparine, cubra-as depois com a água fervente, deixando descansar por aproximadamente 15 minutos para apurar. Escorra, tirando as folhas, e beba o chá. Essa bebida pode ser consumida gelada ou na temperatura ambiente. Se preferir, você também pode bater as ervas no liquidificador e tomar como um suco.

Pessoas com casos de edema associados a doenças cardíacas não devem consumir chá com urtiga, além disso, o seu manuseio deve ser feito com luvas para não causar irritações. Já a aparine é contraindicada para pessoas com problemas urinários, mulheres grávidas e crianças menores de 12 anos.

2. Chá de Manjericão

Para melhorar alergias e prevenir doenças respiratórias

sistema imunológico

Uma vez que a alergia é uma reação do sistema imunológico e o manjericão fortalece esse sistema, logo o chá dessa erva tão conhecida na culinária, pode trazer inúmeros benefícios no tratamento de alergias. Originária da China, o manjericão é antibiótico, anti-inflamatório e um potente antioxidante rico em Vitaminas A, C e K, que contribui para tratar doenças respiratórias como resfriados, gripes, asmas, bronquites, rinites e sinusites, além de aliviar tosses e dores de garganta. Confira uma receita para tratar alergias respiratórias com essa planta:

Ingredientes:

  • 10 Folhas de manjericão frescos;
  • 01 Litro de água.

Saiba como preparar:

Para fazer esse chá você não pode ferver as folhas de manjericão junto com a água. Por isso, primeiro ferva a água em um recipiente, quando ela estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas lavadas da erva, abafando com uma tampa para o chá apurar melhor. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos ou até que o chá esteja em uma temperatura razoável para o consumo e beba. Para aproveitar ao máximo as propriedades do chá, não acrescente açúcar.

Não foram encontradas contraindicações para o consumo desse chá, mas mulheres grávidas devem consultar o médico antes de toma-lo.

3. Chá de Camomila

Para pele irritada, use a propriedade calmante dessa planta milenar

chá para gases

Originária da Austrália e Hemisfério Norte, a camomila é conhecida pelas propriedades tranquilizantes e sedativas, sendo uma erva perfeita para tratamento de alergias oculares e de pele. Como a camomila ajuda a diminuir o inchaço dos olhos, ela alivia os sintomas da conjuntivite, além disso, impede erupções cutâneas e irritações de pele, acelerando o processo de cicatrização. O chá de camomila serve tanto para ser ingerido quanto utilizado externamente como cicatrizante e atenuante de irritações e outras doenças de pele. Conheça uma receita simples para preparar esse chá

Ingredientes:

  • 01 Colher de chá de camomila seca;
  • 01 Xícara de água.

Saiba como preparar:

Ferva a água e quando estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo. Despeje a água sobre a camomila seca, tampe e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Escorra com uma peneira e beba o chá. Para melhores resultados, não utilize açúcar. Mas, se quiser dar um sabor diferente ao seu chá, acrescente um pouco de suco de limão, mel e fatias de maçã esmagadas.

Não foram encontradas contraindicações relacionadas ao consumo do chá de camomila, exceto para aqueles que são hipersensíveis a erva.

4. Chá de Sabugueiro

Um potente antibacteriano e antiviral contra alergias

saúde dos olhos

Assim como o manjericão, o sabugueiro também fortalece o sistema imunológico. Com ação cicatrizante, antioxidante, antibacteriana e antiviral, o sabugueiro é uma planta medicinal potente contra alergias e outras doenças como gripes, resfriados, febres, tosses, feridas, problemas renais, hemorroidas, queimaduras, reumatismos, entre outros. Tudo isso porque a erva é rica em nutrientes como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro e vitaminas A, B6 e C, além de gorduras, fibras e proteínas. Confira então uma receita de chá com sabugueiro que alivia e evita alergias:

Ingredientes:

  • 01 Colher de sopa de flores secas de sabugueiro;
  • 01 Xícara de água.

Saiba como preparar:

Ferva a água e quando estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as flores secas de sabugueiro. Deixe descansar por 10 minutos e depois escorra o chá para tirar as flores. O consumo recomendado desse chá é de três xícaras ao dia.

Essa bebida não é recomendada para mulheres grávidas ou em período de amamentação e nem para pessoas que foram submetidas a procedimentos cirúrgicos ou que tenham diabetes, pois diminui o nível de açúcar no sangue.

5. Chá de Tanchagem

Erva descongestionante e anti-inflamatória para alergias respiratórias

receita

A tanchagem é uma poderosa erva com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes, expectorantes e estimulantes do sistema imunológico. Rica em vitaminas C e K, ácidos salicílico, palmítico, esteárico e oleico, a tanchagem é uma das melhores plantas para combater as secreções de alergias respiratórias como sinusite e rinite. Além disso, auxilia no tratamento da bronquite e alivia os sintomas da tosse, decorrente de gripes e resfriados. Conheça agora uma receita de chá com essa erva para ajudar no combate a alergias respiratórias:

Ingredientes:

  • 15g de Folhas de tanchagem;
  • 500ml de água.

Saiba como preparar:

Ferva a água e quando estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a tanchagem. Tampe o recipiente e deixe esfriar. Quando esfriar, escorra o chá e beba de uma a duas xícaras por dia. Assim como o chá de sabugueiro, não ferva a tanchagem junto com a água para não perder os benefícios nutritivos da planta.

O consumo desse chá não recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação, nem para pessoas que têm hipertensão, problemas cardíacos ou que sofram de prisão de ventre.

De todo modo, não deixe de consultar um médico caso esteja tomando alguma medicação de uso contínuo para que o consumo de qualquer chá medicinal não atrapalhe o efeito do remédio.

Gostou das nossas dicas de chás? Conhece algum outro chá para alergia? Compartilha aqui conosco e deixa a sua ideia!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This