8 Chás PODEROSOS para Curar Resfriados Rápido!

Aprenda a preparar 8 tipos de chá para resfriado

Pegar um resfriado pode acabar com o dia e até mesmo a semana de qualquer um, afinal, os sintomas que começam a aparecer exigem descanso até que haja uma melhora do organismo. É comum visitar a farmácia e sair comprando uma porção de remédios que prometem alívio imediato dos sintomas do resfriado, mas se automedicar e tomar remédios em excesso pode muitas vezes piorar o quadro ao invés de ajudar. Para quem deseja um tratamento natural há o chá para resfriado. Por isso, veja a seguir os diversos tipos de chá para resfriado e descubra qual o melhor para o seu caso.

Os benefícios do chá para resfriado

Tomar um chá quentinho provoca aquela sensação gostosa de bem estar e quando se está com sintomas de resfriado, tudo o que se deseja é alguma solução que amenize o quadro. Ao ser tomado quente, o chá pode mandar aquela sensação de frio embora, já que ele aumenta a temperatura corporal interna. Logo, em casos de febre ele também é uma ótima solução, já que vai levar o corpo à transpiração, mandando o incômodo embora.

O chá ainda possui ação anti-inflamatória, ajudando a eliminar quadros de infecção. Hidratar bem o corpo durante o resfriado é super importante e ao consumir o chá, você estará dando atenção extra a esse processo. Além disso, dependendo dos ingredientes utilizados para preparar o chá, você pode ter um alívio das dores no corpo decorrentes do resfriado.

Tipos diferentes de ervas da medicina natural

Existem diversos tipos de chá para resfriado e na hora de escolher o ideal, vale levar em conta os ingredientes. Assim, você poderá saber qual é melhor para o seu paladar e qual o mais fácil de encontrar. Quanto ao consumo desse tipo de chá, ele deve ser feito com auxílio de um médio e que aparecerem os primeiros sintomas do resfriado. Confira a seguir os principais chás para resfriado.

· Chá de hortelã

Ingredientes

  • 200 ml de água e
  • 10 folhas de hortelã.

Preparo

Antes de preparar o chá é importante limpar bem as folhas de hortelã em água corrente. Em seguida, coloque em uma panela as folhas de hortelã junto com a água até que comece a ferver, apague o fogo e deixe a bebida descansar por alguns minutos. Filtre a bebida retirando as folhas de hortelã e adoce a gosto. O chá estará pronto para consumo.

· Chá de limão

Ingredientes

  • 200 ml de água e
  • 1 limão.

Preparo

Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até que levante fervura, retirando em seguida. Corte o limão em quatro partes e coloque-os dentro da água, deixando que a mistura descanse por alguns minutos. O limão deve amolecer e em seguida, com o auxílio de uma colher comece a amassar o limão de maneira delicada. Coe a bebida e adoce a gosto.

· Chá de alho com limão

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 dente de alho e
  • 1 limão.

Preparo

Leve uma panela ao fogo com a água até que levante fervura e reserve. Corte o dente de alho ao meio e retire o suco do limão, acrescentando à água fervida. Deixe a mistura descansar por alguns minutos e em seguida coe. Adoce a gosto e beba.

· Chá de gengibre com abacaxi e agrião

Ingredientes

  • 100 ml de água;
  • 1/2 abacaxi picado;
  • 1/2 gengibre ralado e
  • 1 talo de agrião.

Preparo

Em uma panela acrescente a água, o gengibre, o abacaxi e o agrião. Deixe que a mistura ferva por cerca de 10 minutos. Apague o fogo e leve a bebida ao liquidificador, triturando os ingredientes. Coe, adoce a gosto e beba em seguida.

· Chá de sabugueiro

Ingredientes

  • 200 ml de água e
  • 1 colher de sopa de flor de sabugueiro.

Preparo

Ferva a água em uma panela e reserve. Acrescente a flor de sabugueiro deixando que a bebida descanse por alguns minutos. Em seguida, adoce a gosto e beba.

· Chá de eucalipto

Ingredientes

  • 200 ml de água e
  • 1 colher de sopa de folhas de eucalipto.

Preparo

Leve a panela com a água ao fogo até que levante fervura, apagando em seguida. Acrescente as folhas de eucalipto deixando em infusão por alguns minutos. Assim que a bebida amornar, coe e adoce a gosto.

· Chá de erva-doce

Ingredientes

  • 200 ml de água e
  • 1 colher de chá de erva-doce.

Preparo

Em uma panela acrescente a água e a erva-doce levando ao fogo até que ferva. Apague o fogo e deixe a bebida descansar. Assim que estiver morna, coe e adoce a gosto.

· Chá de camomila

Ingredientes

  • 200 ml de água e
  • 1/2 colher de sopa de flores de camomila

Preparo

Leve uma panela com a água ao fogo até que levante fervura. Acrescente as flores de camomila e deixe a bebida em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e adoce a gosto.

Maneiras de adoçar o chá para resfriado

O chá para resfriado pode ser adoçado a gosto, mas o ingrediente que você utilizar para tornar a bebida mais atraente ao paladar pode fazer com que o efeito seja ainda mais potente. Nesse caso, as melhores opções incluem:

· Mel

O mel é uma alternativa natural para adoçar todos os tipos de chá e pode ser facilmente encontrado. Além de conferir um gosto delicioso à bebida, o mel ainda ajuda a recuperar a garganta de irritações devido à tosse. Além disso, o mel também ameniza a tosse.

· Açúcar mascavo

O açúcar mascavo possui o mesmo valor calórico do açúcar refinado, porém ele não conta com os aditivos químicos presentes na versão branca. O mascavo possui em sua composição cálcio, potássio, ferro e magnésio, sendo, portanto, mais saudável.

· Canela

A canela dá um gostinho acentuado aos chás e pode substituir o açúcar na hora de adoçar ou levantar o sabor da bebida. Você pode utilizar a canela em pó ou em pau.

· Baunilha

Outra forma de adoçar o chá para resfriado é apostar na baunilha, que confere um sabor leve e gostoso à bebida. Você pode utilizar as favas da baunilha ou extrato natural.

O chá para resfriado pode ser uma alternativa natural no combate aos sintomas dessa doença. Além de escolher o chá ideal e a melhor forma de adoçá-lo também é necessário não exagerar: duas xícaras por dia devem ser o limite máximo de consumo. Não desaparecendo os sintomas, procure um médico, afinal somente ele poderá prescrever o melhor remédio para o resfriado.

Qual dos chás da lista você gosta mais? Qual adoçante alternativo você costuma usar para deixar seus chás mais saudáveis? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)