Como Fazer Chá de Amendoim Passo a Passo + Benefícios

Confira a receita e dicas de como fazer chá de amendoim

É muito comum que quando se fale em chá a primeira ideia seja de uma bebida feita com plantas e folhas diversas visando a cuidar de algum problema de saúde. No chá de amendoim, entretanto, o que acontece é exatamente o oposto, já que ele se trata de uma bebida deliciosa e que pode ser consumida de maneira agradável. Assim, confira como preparar e onde você pode servi-lo.

Como fazer chá de amendoim?

O chá de amendoim possui uma receita igualmente simples e deliciosa, garantindo que ao final você tenha uma bebida ideal para os dias mais frios. Para essa receita, você vai precisar de:

  • 500 ml de leite;
  • 1 lata ou caixa de leite condensado;
  • 2 xícaras de chá de amendoim torrado;
  • 2 cravos da índia;
  • 2 pedaços de canela em pau;
  • 2 colheres de sopa de rum;
  • Canela em pó para polvilhar e
  • Açúcar ou mel para adoçar, caso necessário.

Modo de preparo:

  • O ingrediente mais importante é o amendoim e você pode comprá-lo pronto ou então pode torrá-lo. Para isso, basta colocar o amendoim em um tabuleiro metálico forrado com papel manteiga e levá-lo ao forno por cerca de 10 minutos em forno a 180°C. Fique de olho para garantir que ele não torre demais: o ponto certo é quando a casca sai com facilidade.
  • Com o amendoim já torrado, retire a casca de cada um e bata no liquidificador até formar um pó.
  • Acrescente o leite e o leite condensado e bata por mais cerca de 10 minutos de modo que o líquido adquira um tom amarronzado.
  • Em uma panela, despeje o líquido, acrescente os paus de canela e o cravo.
  • Deixe cozinhar até que levante fervura, ou seja, quando as primeiras bolhas começarem a se formar e o líquido começar a subir.
  • Sirva ainda quente e despeje um pouco de canela em cima para temperar a bebida.

Dicas para o chá de amendoim perfeito

Embora esse chá não tenha nenhuma dificuldade em sua realização é sempre possível conseguir o sabor apurado e aprimorado. Nesses casos, uma das dicas é utilizar amendoim doce, que normalmente conta com uma camada de açúcar ao seu redor. Esse tipo de amendoim se mostra ainda mais saboroso e pode fornecer uma bebida igualmente deliciosa.

Outra dica é que se o chá ficar espesso demais basta ir acrescentando leite aos poucos até que ele adquira a consistência desejada. Já se você tiver feito uma quantidade muito grande ele pode ser mantido na geladeira por entre 3 e 5 dias, bastando que você o aqueça quando desejar consumir.

Já se você quiser um chá com gosto e aparência gourmet, considere reservar um pouco de amendoim e triturar ao final, despejando por cima da bebida pronta. Dessa forma, você garante contraste de texturas e sabores.

Para que serve o chá de amendoim?

Embora seja mais um quitute gastronômico do que uma bebida medicinal em si, o chá de amendoim é capaz de trazer, sim, alguns benefícios para o organismo. O principal benefício é que ele é considerado um alimento afrodisíaco e, portanto, esse chá pode ajudar a estimular o desejo sexual ou simplesmente dar mais energia.

Além disso, o amendoim também é rico em gorduras benéficas para o organismo, assim como as nozes, por exemplo. Para aproveitar isso ao máximo, entretanto, o ideal é apostar em um leite condensado light e um leite desnatado, garantindo a diminuição das calorias da bebida.

Onde servir o chá de amendoim?

O chá de amendoim pode ser servido em uma grande variedade de ocasiões, garantindo que você impressione amigos e convidados em geral. Assim, o chá de amendoim pode ser servido em festas de aniversário, por exemplo, inclusive as infantis. Por ter um gosto doce e agradável ao paladar, é uma opção para adultos e crianças.

Esse chá também pode ser servido em coquetéis e reuniões mais formais e até mesmo em eventos como um casamento. Essa bebida possui um alto poder de aquecimento do corpo em geral e, por isso, funciona como uma ótima opção para eventos que são realizados em dias mais frios.

Não menos importante, o chá de amendoim pode ser servido após um jantar entre amigos, por exemplo, servindo como a finalização ideal de uma noite agradável. Por ser um pouco mais pesado e consistente o ideal é que ele seja servido apenas algum tempo após a refeição, garantindo que todos fiquem satisfeitos da maneira correta.

O chá de amendoim em nada tem a ver com os famosos chás medicinais, sendo uma opção deliciosa para dias mais frios e também para diferentes ocasiões. Seguindo as dicas de preparo você vai conseguir uma bebida diferente, simples e igualmente deliciosa.

Você tem alguma dúvida sobre este preparo? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)