6 Dicas de Chás para Melhorar a Circulação Sanguínea

Conheça os benefícios para a saúde do chá para circulação

Uma grande parcela das pessoas sofre com problemas ligados à má circulação sanguínea, que acomete mais mulheres do que homens. Essa condição pode apresentar diversos sintomas e comprometer a qualidade de vida se não for tratada de maneira correta, já que impede que os nutrientes certos cheguem a todas as partes do corpo.

vida com saúde da natureza

Para quem deseja um tratamento natural, uma boa saída é o chá para circulação, que auxilia a controlar o problema, eliminando os sintomas. Se você se interessou, conheça mais sobre a má circulação sanguínea e os benefícios do chá para a sua saúde.

Por que acontece a má circulação?

A alimentação desregrada, a falta de exercícios físicos diários e o consumo de álcool e cigarro podem levar a um quadro de obesidade e outras doenças. Os problemas de circulação acontecem quando há um acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, que impedem que o sangue circule da maneira correta.

Outros fatores como o diabetes, o estresse, ficar sentado muito tempo na mesma posição, colesterol alto e a pressão alta também podem levar a um quadro de circulação que não acontece como deveria.

Pessoas que sofrem com esse problema podem apresentar sintomas como dormência dos membros inferiores, pés e mãos mais frios e formigamento. Devido ao hormônio estrógeno, as mulheres ficam mais suscetíveis a desenvolver problemas de circulação, podendo apresentar além dos sintomas citados, as varizes.

Chá para circulação

Chá de Folhas de Algodãopossuí óleos essênciais
Chá de erva matereduz o colesterol ruim
Chá de camomilareduz o estresse
Chá de dente de leãoação diurética
Chá de erva de Santa Mariaameniza as câimbras
Imperdível:  8 Chás PODEROSOS para Curar Resfriados Rápido!

benefícios medicinais

Praticar exercícios físicos regularmente, evitar ficar na mesma posição durante longos períodos de tempo e ter uma alimentação saudável são algumas formas de evitar e tratar os problemas de circulação. Mas nos casos onde se faz necessário o uso de medicamentos, é possível incluir no dia a dia o chá para circulação.

A seguir você vai conhecer alguns chás que estimulam a circulação do sangue melhorando o quadro:

Chá de folhas de algodão

O chá de folhas de algodão é uma boa opção para melhorar a circulação, essa bebida possui diversas propriedades como vitamina E, óleos essenciais e fenóis que melhoram a saúde.

Entre os benefícios desse chá estão a regulagem dos níveis de colesterol, aceleração do processo de cicatrização, controle de hemorragias, combate a dores reumáticas e estímulo de produção de leite materno.

Para fazer esse chá para circulação, você deve colocar para ferver 1 litro d’água e assim que começar a levantar fervura, acrescentar 2 colheres de sopa de folhas de algodão picadas. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, apague o fogo e deixe a mistura descansar. Coe a bebida assim que amornar e tome ao longo do dia.

Chá de erva mate

dicas de chás
Mate Leão

Outra opção que pode ser usada para tratar o problema de má circulação é o chá de erva mate. Além de ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, essa bebida ajuda a acelerar o metabolismo de modo a aumentar o processo de queima de gordura, melhora a digestão, protege a pele de queimaduras e estimula a atividade cerebral.

dicas de chás saudáveis
Chá Mate Leão

Para fazer o chá, é necessário deixar a erva mate em infusão em água fervente por 5 minutos e tomar em seguida.

Chá de camomila

chá para gases

O chá de camomila é muito conhecido pelos seus benefícios calmantes, sendo excelente para aliviar o estresse. Porém, esse chá ainda conta com outras propriedades benéficas para a saúde como o tratamento de inflamações, controle da má digestão, remoção de impurezas da pele, tratamento da ansiedade, alívio do enjoo e cólicas.

Imperdível:  8 PODEROSOS Chás para Dor de Barriga e Gases!

com flores

Para fazer uso desse chá para circulação, você deve usar 2 colheres de chá de flores secas de camomila e deixar em infusão em uma xícara de água fervente durante 10 minutos. Coe a bebida e, se desejar, adoce com mel.

Chá de dente de leão

em pó

Já o chá de dente de leão ajuda na prevenção do câncer, no tratamento da anemia, reduz a pressão arterial, protege os ossos, melhora a digestão, estimula a produção de insulina, possui ação diurética auxiliando na perda de peso, ajuda a eliminar gorduras do corpo e previne doenças da pele.

Para preparar, basta colocar 1 litro de água e 2 colheres de sopa de erva de dente de leão para ferver, assim que a mistura levantar fervura, desligue o fogo e deixe tapado por 10 minutos. Coe o chá e tome 3 vezes ao dia.

Chá de erva de Santa Maria

uma delícia para tomar

Outro tipo de chá para circulação é o preparado com a erva de Santa Maria. Esse chá oferece diversos benefícios para a saúde além de melhorar a circulação sanguínea e ajudar a amenizar as câimbras. A bebida acelera o processo de cicatrização, combate os gases intestinais, ajuda no tratamento da tuberculose, das úlceras, asma e hemorragia interna.

mato verde

Para fazer o chá de erva de Santa Maria, você deve ferver 1 litro d’água e depois acrescentar 2 colheres de sopa da erva deixando a bebida em infusão durante 10 minutos. Coe a bebida e tome 3 vezes ao dia.

Quando ir ao médico?

Ao observar os sintomas referentes à má circulação persistirem por mais de 3 meses, é essencial agendar uma visita ao cardiologista para que ele possa investigar melhor o problema e indicar o tratamento adequado.

Se os problemas de circulação não forem tratados da maneira correta, podem comprometer o funcionamento do coração causando doenças graves.

Imperdível:  Ervas Aromáticas para Chás: Dicas, Fotos, Tipos, Sugestões

Os chás são alternativas naturais que podem substituir medicamentos, porém devem ser usados com cautela já que podem causar efeitos colaterais em grávidas, lactantes, crianças e pessoas com doenças cardíacas.

Além disso, devem ser tomados de acordo com a indicação, já que em excesso podem causar náusea, dor de cabeça e até mesmo convulsões. Portanto, consulte seu médico antes de fazer o uso dos chás.

O chá para circulação pode ser uma boa alternativa para tratar esse tipo de problema, melhorando a saúde e eliminando os sintomas incômodos. Mas lembre-se que o chá sozinho não pode acabar com o problema e é essencial ter uma rotina saudável com boa alimentação e pratica de atividades físicas regulares.

Tem dúvidas? Comente!

como saber qual chá você deve tomar
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *