4 Chás para Inchaço: no corpo, nos pés, na perna

Publicidade

O inchaço nada mais é que o acúmulo de líquido em uma parte específica do corpo. Na maior parte das vezes não deixa sintomas, apenas o visual da parte do seu corpo mais larga e até mais pesada em alguns casos. Quando surge no corpo como um todo pode ter diversas causas e cada uma deve ser investigada a parte. O mais comum é sentir-se inchado por conta de retenção líquida, um problema muito comum entre as mulheres. Acontece quando o corpo começa a reter o líquido ingerido e deixar o corpo mais pesado também, as vezes por questões genéticas (propensão), em especial no período pré menstrual mas alguns homens podem sofrer deste mal também.

Já o inchaço na perna, nos pés ou tornozelo ou apenas pontual na coxa pode ter causas simples como ficar de pé por muito tempo (devido à gravidade), longos períodos sentados como viagem de avião, ônibus ou carro, gravidez, aumento de peso grande em um período curto de tempo. É muito comum em idosos e portadores de algumas condições como diabetes. Também pode ser combatido com chás para inchaço ou com alguns medicamentos sempre administrados com acompanhamento médico.

Como saber se estou com inchaço? – Uma das formas mais simples orientada pelos médicos é apertar em casa com a ponta dos dedos tanto a pele do braço como pernas e pés. Aperte de leve o osso da sua canela com as mãos e observe se a pele vai voltar de pronto para a mesma posição. Se demorar um pouco e ficar marcado você está com inchaço.

Chá para inchaço no corpo

O inchaço corporal causal por retenção líquida costuma acontecer por diversas causas. Pode sim ser apenas retenção líquida (muito pior nos dias quentes por conta da vasodilatação) e algumas pessoas são mais propensas que outras. Pode ainda surgir por uma disfunção na tireoide, problemas no fígado e coração. O ideal é investigar a causa mas alguns chás podem ajudar.

Chá verde – obtido da planta Camellia Sinensis, é ótimo para acelerar o metabolismo e não apenas ajuda na retenção líquida como no controle da fome e emagrecimento. A dica é tomar o chá tanto em capsula como em folha mesmo de duas a três vezes por dia, logo após cada refeição.

Chá Vermelho

Chá vermelho – além de acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso também ajuda na retenção líquida tanto de quem tem problemas com a menstruação como quem sofre com inchaço genético. Deve ser tomado de duas a três vezes no dia no máximo e é diurético.

Chá detox – tanto os sucos como os chás com plantas conhecidas como detox ajudam na desintoxicação do organismo e evita a retenção líquida. Misture com água quente sene, porangaba, camomila, cáscara sagrada, algumas gotas de limão e adoçante a gosto e tome duas vezes ao dia seu chá fresco.

Chá para inchaço na perna, pés ou tornozelos

Quem trabalha sentado ou dirigindo por muito tempo tende a sofrer muito mais deste mal. Uma das formas de combater é manter hábitos saudáveis por menores que seja como uma caminhada, exercícios físicos mesmo leves e tentar levantar de vez em quando no período de trabalho. Alongamento ativa a circulação sanguínea e pode ajudar no problema, bem como alguns chás, como:

  • Dente de leão – ótimo para quem trabalhada sentado e ajuda a combater qualquer tipo de inflamação no organismo. A dica é tomar um chá com algumas folhas fervidas em água quente de duas a três vezes por dia. Não tem contra indicação.
  • Chá de salsa – ajuda a combater problemas cardíacos também. Ferva a água primeiro, deixe repousando com as folhas, coe e beba ainda morno de três a quatro vezes por dia.

Você conhece alguma receita natural para inchaço? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)