Chá de Dente de Leão: Benefícios + Receita Passo a Passo!

Conheça os benefícios do chá de dente de leão para sua saúde

Se você está frequentemente doente ou gostaria de poder se sentir melhor sem a ajuda de remédios encontrados na farmácia saiba que é possível encontrar o alívio e a ajuda que você tanto deseja na natureza. Com uma grande quantidade de plantas medicinais à disposição, é possível criar diferentes chás que vão te ajudar a combater sintomas diferentes. Uma dessas opções é o chá de dente de leão que é capaz de melhorar a sua saúde e aumentar a sua qualidade de vida. Ficou interessado? Então confira a seguir todas as propriedades do chá de dente de leão.

propriedades e benefícios

A Bebida

O chá de dente de leão é obtido a partir da planta de mesmo nome, conhecida cientificamente como taraxacum officinale. A planta tem como característica suas sementes que quando sopradas se espalham pelo ambiente, tornando-se um hábito comum das crianças. O chá é consumido desde a antiguidade e oferece diversos benefícios para a saúde, além de ser pouco calórico.

em pó
benefícios

Benefícios e Propriedades Medicinais

O chá de dente de leão é rico em minerais, vitaminas e proteínas, auxiliando a combater doenças e melhorar a sua saúde. Conheça os benefícios da bebida.

* Ação diurética

O chá de dente de leão é uma ótima opção para quem sofre com inchaço e retenção de líquidos por ter ação diurética. Ao contrário de outros chás que promovem a eliminação de líquido retido no organismo e que acabam eliminando consigo potássio, o chá de dente de leão repõe essa perda já que conta com o mineral em sua composição.

ação diurética

* Ajuda na eliminação de toxinas

O chá de dente de leão pode ser usado para fazer uma desintoxicação no organismo eliminando toxinas que podem provocar doenças. Isso acontece porque a bebida ajuda a melhorar o funcionamento do fígado e do intestino, que são responsáveis por eliminar toxinas do organismo.

Com a desintoxicação do organismo, o corpo acaba eliminando também células de gordura que é aonde as toxinas se alojam.

É uma ótima alternativa para fazer um detox no organismo após abusar de alimentos condimentados e bebidas alcoólicas.

para perder peso

* Auxilia no emagrecimento

Por ser um poderoso diurético e promover a eliminação das toxinas do organismo, o chá de dente de leão auxilia no emagrecimento de forma saudável, mas deve ser consumido de maneira correta não devendo ultrapassar três xícaras ao dia.

doenças hepáticas

* Combate doenças hepáticas

Por melhorar o funcionamento do fígado, a bebida combate doenças hepáticas como a hepatite. O chá ajuda a desobstruir as vias biliares auxiliando na digestão e eliminação da gordura. Para quem sofre com inflamações no fígado, incluir o chá na dieta irá ajudar na recuperação.

níveis de açúcar

* Diminui os níveis de açúcar

Para pacientes com diabetes tipo 2 o consumo do chá de dente de leão ajuda na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, evitando complicações relacionadas à doença. Quem quer evitar a diabetes ou possui tendência a desenvolver a doença também pode fazer uso do chá. Além disso, o chá de dente de leão ajuda o corpo a produzir insulina.

para o coração

* Fortalece o coração

A bebida também ajuda a fortalecer o coração e controla o colesterol ruim responsável por doenças cardíacas. Assim o chá ajuda a evitar o surgimento de doenças cardiovasculares.

dente de leão

* Rico em vitaminas

O chá de dente de leão é rico em vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Dentre elas, estão:

  • Vitamina A: importante para o crescimento dos cabelos e fortalecimento de cabelos e unhas, bem como para o aspecto da pele e para a visão.
  • Vitaminas do complexo B: necessárias para o bom funcionamento neurológico e para garantir mais qualidade de vida.
  • Vitamina C: responsável por fortalecer o sistema imunológico e garantir mais proteção para o corpo.
  • Vitamina E: atuante na eliminação doa radicais livres do organismo, diminuindo os efeitos do envelhecimento precoce.
  • Vitamina K: responsável por ajudar na coagulação e também por garantir mais saúde e fortalecimento ósseo.

* Antioxidante

O chá de dente de leão também é um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres. Assim, a bebida oferece proteção extra ao coração contra problemas cardiovasculares, reduz os riscos de câncer e retarda o envelhecimento precoce.

sugestões de bebidas

* Rico em minerais

Os minerais presentes na composição do chá de dente de leão oferecem diversos benefícios para o organismo. O zinco é o responsável pela ação antioxidante do chá, ajuda a combater problemas de ereção e melhora a digestão de proteínas. O potássio, por sua vez, age na contração dos músculos, melhora a frequência cardíaca, auxilia na produção de

energia e na síntese de proteínas. Já o ferro ajuda a prevenir a anemia. O chá de dente de leão também é rico em cálcio protegendo os ossos e evitando a osteoporose.

Como fazer: Receita Passo a Passo

Para fazer o chá de dente de leão é importante adquirir a planta em lojas de produtos naturais, evitando colhê-la em jardins e canteiros. O chá deve ser feito através da infusão das raízes da planta em água quente por alguns minutos até que a bebida fique morna. A quantidade de dente de leão é um punhado de raiz para cada xícara de água. Em seguida, a bebida deve ser coada e consumida.

Cuidados e Contraindicações

A maioria das pessoas que recorre aos chás para melhorar a saúde e auxiliar no tratamento de doenças acha que o consumo desse tipo de bebida não possui nenhuma contraindicação, mas apesar de ser uma opção natural, o chá de dente de leão não deve ser ingerido em excesso.

O chá de dente de leão é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças. Hipertensos também devem evitar o uso do chá assim como quem possui glaucoma.

Além disso, ao iniciar o consumo da bebida é importante observar qualquer tipo de reação adversa como diarréia e azia. Portanto, consulte seu médico antes de consumir o chá de dente de leão.

O chá de dente de leão é uma ótima opção natural para combater doenças cardiovasculares, hepáticas, anemia e diabetes. Consumindo a bebida sem excessos e consultando seu médico antes, você irá garantir mais saúde para seu organismo.

O que você acha do sabor? Comente abaixo sua opinião sobre o gosto desta bebida!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Chá de Dente de Leão: Benefícios + Receita Passo a Passo!. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

26 comentários em “Chá de Dente de Leão: Benefícios + Receita Passo a Passo!”

  1. Olá,boa tarde!
    Gostaria de saber se este chá pode ser ingerido gelado,pode fazer em quantidade p/ ir bebendo durante o dia?
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

  2. Bom dia! Gostaria de saber se o chá será feito somente com as raizes ou pode ser feito com o restante da planta.
    Comprei um pacotinho da BH ERVAS no Mercado Central de Belo Horizonte. Embora tenha pedido raiz de dente-de-leão, suspeito que tenha comprado um sachê da planta inteira.

  3. pODE SER ACOSSIADO AO LASIX. MINHA MÃE TEM VALVULA MITRAL A PONTO DE SER TROCADA E ESTÁ MUITO INCHADA. O MÉDICO RECEITO ANTIBIÓTICO E 4 LASIX 2- MANHÃ E 2 A TARDE

    1. Eu adorei o sabor.gostaria de saber se posso tomar sem interrupção. Depois que comecei a tomar, saíram uns carochinha doloridos na minha axila. Isso é normal, por ele ser um chá desintoxica te?

      1. Olá, a melhor forma de descobrir é ir no médico e relatar os acontecimentos, pois não apresenta esses casos geralmente, o efeito que ele pode dar normalmente é azia, diarreia e tontura, verifique se você não é alérgica. E o certo é tomar até 2 semana no máximo e depois repetir quando houver necessidade.

  4. Ola!
    Qual o problema de colher a planta dente de leão para fazer o cha, se conhecer a procedência?
    – Adquiri um pacote em uma casa de ervas, mas percebi que tinha outras ervas juntas e que pareciam com grama. por conta disso fiquei com receio de utilizá-la no chá.

    1. Olá , não há problema de você consumir a planta que colheu desde que saiba suas procedência e você cultivou de forma segura e eficaz pode tomar tranquilamente, lembrando que planta perto de estradas, em beiras, entre outros lugares aberto não é aconselhável por conta do grau de toxinas que tem no ar e na terra.

  5. Elizeu Moreira

    Achei o gosto bom, sabor de mate, em duas horas após o primeiro copo,já estava agindo, aumentou a quantidade de urina,gostei muito

    1. Olá você pode estar usando das raízes até às flores para a infusão, recomenda se 20g para cada litro de água fervida. E tomando 30 minutos após as refeições. Até mais.

    1. Olá Gilson! Chás medicinal normalmente devem ser consumidos quentes ou morno para que possa aproveitar o máximo os seus nutrientes, recomendam se até 3 xícaras por dia. Até mais.

      Dani Baroni

  6. Libertino Dos Santos

    gostaria de saber se não à efeitos colaterais tomando o cha ao mesmo tempo que se tomam alguns medicamentos, especialmente silodix para a prosta e autros para o figado porque também tenho problemas de figado

  7. Libertino Dos Santos

    gostaria de saber se não à efeitos colaterais tomando o cha ao mesmo tempo que se tomam alguns medicamentos, especialmente silodix para a prosta e autros para o figado porque também tenho problemas de figado

  8. Tenho a planta no meu jardim. Como devo prepara o chá? Devo usar somente as raízes ou posso usar as folhas tbm?
    Faço suco de laranja e adiciono as folhas. Tem algum problema?

  9. Marli Albuquerque

    Uma planta fantástica foi muito eficaz para minha mãe que teve anemia profunda . Ela até planta e tem todo cuidado para seu próprio uso e consumo não fica sem . E sempre está ensinando as pessoas sobre essa planta tão poderosa que é o dente de leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *