Chá de Mulungu: Efeitos, Benefícios, Propriedades, Receita!

Publicidade

O mulungu é uma planta já popular no Brasil. Talvez você não a conheça com seu nome científico, Chá de Mulungu, mas seus apelidos são conhecidos como bico de papagaio e erva corticeira. É uma planta típica da região centro oeste do país, podendo ser encontrada em outros Estados naturalmente também e plantada em hortas, mas com melhor adaptação a climas cecos. O chá de mulungu traz diversos benefícios a saúde e vale a pena incluir na dieta.

Benefícios, Propriedades e Saúde!

Incluir chás na dieta sempre foi uma indicação de nutricionistas e médicos com foco naturalista. No caso de tomar a erva mulungu você só tem a ganhar com suas diversas propriedades beneficiantes ao organismo. Por suas propriedades calmantes o chá pode ajudar no tratamento de estados emocionais como mau humor, histeria, ansiedade e neuroses dos mais diversos tipos. Alguns tratamentos alternativos indicam a bebida para síndrome do pânico, o que não elimina o tratamento médico para a doença.

Com sua ação analgésica o chá pode ser de enorme ajuda para tratar dores reumáticas e nevralgias crônica, além de ajudar em sintomas comuns de tendinite, dores lombares e até dores de cabeça. Também pode ser uma bebida auxiliar em doenças graves omo bronquite asmática, hepatite e insuficiência urinária.

Uma das maiores indicações do chá de bico de papagaio é tratar doenças do fígado como afecções hepáticas. Caso você não tenha nenhuma doença do fígado pode se beneficiar do fato da erva ajudar ainda na tonificação, fortalecimento e equilíbrio das funções do órgão. Também é muito usada entre os indígenas da amazônia como sedativo em caso de cortes e feridas pressionando a erva na abertura da pele.

Ainda em fase primária, há diversos estudos focando no uso do chá para tratar problemas do coração, em especial a hipertensão arterial e palpitações. Há também uma relação forte e ainda em estudo sobre a ajuda da planta em problemas associados à memória.

Como fazer: receita passo a passo

A receita é bem simples e fácil de fazer em casa. Você vai precisar de uma xícara de chá de casca da planta para um litro de água. Ferva a água e só depois acrescenta a erva, deixando no fogo por mais 10 minutos em média. Tape, coe e sirva ainda quente. Pode adoçar, colocar mel ou colocar pedras de gelo para tomar chá gelado, uma das versões do chá para o verão.

Ajudar a parar de fumar (anti-tabagismo)

Se você é fumante e deseja parar, a erva pode ser de grande auxiliar também. É uma planta muito rica em flavonoide, alcaloides e triterpenos, que ajudam a bloquear a recepção e nicotina e com isso ajuda no processo de parar de fumar. Não é que tomando o chá você vai parar de fumar, mas alivia os sintomas da crise de abstinência, que dura entre duas a três semanas.

Emagrece? Serve para perder peso mesmo? Sobre Emagrecimento!

Por ter ação diurética, o chá de mulungu pode ajudar a emagrecer combatendo a retenção de líquidos, um dos problemas mais comuns para quem tem sobrepeso. E como também trata o estresse e ansiedade, ajuda com dietas para quem tem compulsão por comida, podendo ser um enorme auxiliar na dieta para perder peso.

Para você incrementar melhor a sua dieta do emagrecimento, todas as ervas diuréticas são bons chás para emagrecer. Entram na lista, portando, o chá verde, chá branco, a erva mate e até o conhecido chá de limão por ser cítrico e ajudar também na retenção de líquido. Mas como toda bebida, é importante não abusar da quantidade durante o dia para sobrecarregar os rins. Chás não devem substituir água.

Gostou? Comente!

8 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)