Chá de Noz Moscada Serve para Quê? 8 Benefícios!

Publicidade

Veja quais são os principais benefícios do chá de noz moscada

A noz moscada é bem conhecida como um tempo exótico e responsável por dar um sabor todo especial à comida. O que pouca gente sabe, entretanto, é que esse tempero pode se transformar um chá rico em propriedades e benefícios para a saúde. Com o uso responsável, é possível utilizar o chá de noz moscada para uma série de problemas físicos, levando a uma melhor qualidade de vida. Por isso, confira a seguir tudo o que o chá de noz moscada pode fazer por você e pela sua saúde.

Quais os benefícios? Propriedades deste Chá!

Mais do que apenas para dar um sabor diferente na comida, a noz moscada também pode ser utilizada para conseguir diferentes benefícios para a saúde. Dentre os benefícios trazidos por esse chá estão fator como:

1. Promove relaxamento

Sendo um condimento, esperava-se que a noz moscada causasse uma aceleração no organismo, certo? A verdade, entretanto, é que esse chá na verdade é responsável por fornecer uma importante sensação de relaxamento muscular e de descanso mental em geral.

É por isso que esse chá é utilizado por quem sofre com a insônia, por exemplo, já que suas leves propriedades sedativas fazem com que o corpo entre em um estado de descanso mais profundo, levando ao relaxamento necessário para dormir.

2. Alivia a ansiedade

Devido à sua atuação no sistema nervoso, esse chá é um poderoso aliado para quem sofre com transtornos de ansiedade. Isso se deve principalmente ao fato de ele conter propriedades ansiolíticas que ajudam a acalmar o organismo de uma maneira geral, abrandando os sintomas de uma crise do tipo.

Além disso, o relaxamento causado por ele também é uma forma de garantir que o corpo possa se livrar do estresse causado por uma crise de ansiedade, melhorando a qualidade de vida.

3. Possui efeito antioxidante

Além disso, o chá de noz moscada também possui propriedades antioxidantes, o que significa que há uma captura dos radicais livres no organismo. O resultado disso é que existe menos depreciação das células e menos formação de vasos sanguíneos que podem levar a tumores. Com isso, reduz-se substancialmente o risco de câncer em geral.

Outra consequência das propriedades antioxidantes diz respeito ao envelhecimento precoce da pele. Sem os radicais livres, é mais fácil garantir que a pele não sofra com um envelhecimento adiantado, mantendo seu aspecto por mais tempo.

4. Tem propriedades anti-inflamatórias

Esse chá também conta com propriedades anti-inflamatórias, especialmente devido à sua ação bactericida. Isso significa que ingerir esse chá normalmente significa fechar as portas para infecções e outros micro-organismos aproveitadores.

Quem sofre com problemas na boca, como dores de dente ou inflamações da gengiva, por exemplo, tende a se beneficiar do consumo desse chá. O mesmo serve para quem tem problema de coagulação ou que por algum motivo é mais propenso a infecções.

5. Alivia crises de asma

Já que a asma é uma doença inflamatória do sistema respiratório e já que o chá de noz moscada possui propriedades anti-inflamatórias, é natural dizer que essa bebida ajuda a conter os efeitos da crise de asma.

Por melhorar a circulação de ar nas vias respiratórias e por garantir um relaxamento na musculatura, esse chá é um poderoso aliado para quem tem crises leves ou moderadas de asma. Essa bebida com que seja possível ter uma respiração normalizada, mas não substitui o uso de medicamentos específicos e nem é indicado para casos muito graves ou onde há a obstrução total da passagem de ar.

6. Fortalece o sistema digestivo

Chá também é conhecido por fortalecer o sistema digestivo em geral. Isso normalmente implica em evitar azias e indisposições, assim como também ajuda a diminuir a formação e o acúmulo de gases após as refeições.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias também ajudam casos de úlcera ou de gastrite, aliviando a dor causada por esses quadros. Embora essa não seja a principal propriedade desse chá, portanto, a atuação no sistema digestivo também conta como um benefício importante.

7. Evita o mau hálito

Como ajuda a eliminar as bactérias, o chá de noz moscada também ajuda a evitar ou mesmo eliminar o mau hálito. Além de seu cheiro característico e marcante, a eliminação das bactérias evita que haja processos de decomposição de comida acumulada na boca, que leva ao mau hálito.

A diminuição do acúmulo de seborreia na língua também garante que o hálito fique mais fresco e agradável, evitando que você sofra qualquer tipo de constrangimento por não estar com o hálito em dia.

8. Ajuda a eliminar espinhas

A eliminação das bactérias também tem efeito direto na pele, já que é possível receber uma ajudinha extra para eliminar as espinhas ao consumir esse chá. Isso se dá porque na verdade as espinhas são poros que apresentam algum processo inflamatório causados por germes que entram na pele.

Com isso, ao eliminar as bactérias esse tipo de chá é responsável por ajudar a reduzir a inflamação das espinhas, fazendo com que elas se curem e sumam mais rápido e, portanto, que não deixem marcas permanentes na pele.

9. Contém efeitos afrodisíacos

Como aumenta a circulação, esse chá também é responsável por ter efeitos afrodisíacos. Embora ainda haja uma carência de estudos que comprovem definitivamente essa propriedade, a verdade é que a noz moscada é considerada um tempero exótico e afrodisíaco.

Assim, o seu chá é comumente associado ao aumento da libido, que é o desejo sexual, além de estimular a ereção em homens. Com isso, quem tem problema de impotência pode se favorecer do consumo dessa bebida.

Como fazer? Receita Passo a Passo!

Em geral, esse chá exige que a noz moscada seja ralada na hora para garantir que as propriedades fiquem frescas. Assim, o ideal é ferver um litro de água e, durante a espera, ralar cerca de metade de uma noz moscada.

Assim que o líquido atingir o ponto de fervura desligue o fogo, acrescente a noz moscada ralada e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só servir e, se quiser, é possível acrescentar um pouco de mel para adoçar.

O chá de noz moscada é um dos chás mais diferentes, mas ao mesmo tempo oferece propriedades importantes. A mais importante delas é sua característica anti-inflamatória junto do relaxamento muscular. Com isso, é possível conseguir mais qualidade de vida, mas não deixe de conversar com o seu médico.

O que você acha do gosto? Deixe seu recado abaixo!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)