Chá de Camomila: Como Fazer, com Mel, para Bebê, Receita

A camomila é uma erva usada para chás há séculos. O sabor é agradável, o aroma também e seus benefícios são tão bem vistos pela medicina que até médicos já indicam a erva para a ingestão diária ou em caso de enfermidades simples. A planta tem como nome científico Chamomilla recutita e origem europeia, mas devido a sua popularidade pode ser encontrada em quase todos os países do mundo tanto na versão natural (apenas as folhas) como industrializadas (potes e sachês).

Benefícios do chá de camomila

A planta tem diversos benefícios, alguns conhecidos e outros ainda se tornando populares. Serve para extrair essências para aromatizantes de ambientes e perfumes e seu chá é um dos mais conhecidos por seu efeito anti estresse.

O chá de camomila é um dos calmantes naturais mais populares do mundo. Para os poderes anti estresse, podem ser usados dois tipos de planta: a camomila alemã (Matricaria retutica)ou a Roman (camomila-romana). A bebida quente feita com as folhas já tem um grande poder, mas a industria farmacêutica também usa a erva em calmantes fitoterápicos com amplo sucesso de vendas. Segundos os especialistas, a erva é mais forte e por isso possui indicação para crises de estresse, dor de cabeça e insônia crônica.

A bebida também é um auxiliar de sucesso no combate a doenças estomacais, recebendo indicação para cólicas, asia e má digestão. É um excelente regulador de atividades intestinais, sendo para isso necessária a ingestão diária de ao menos uma xícara por dia. Por suas substâncias com ação anti inflamatória pode também ser indicada para irritações na pele, feridas e melhorar o sistema imunológico. Em algumas custuras a pasta feita com as folhagens é usada para diretamente na pele para cicatrização e melhorar irritações como dermatites de contato. Tem um leve poder diurético também, muito citado por alguns médicos, mas algumas ervas são melhores para este caso. A substância tatino na plante é a responsável por alivio de irritações, presente em outras ervas também.

Um dos benefícios da camomila ainda em estudo é seu poder de combater câncer dos mais diversos tipos. As folhagens são ricas em apigenina, uma substância presente em outras plantas e já usadas como método natural para impedir a reprodução de células cancerígenas. Os estudos ainda seguem com melhores resultados nos próximos anos, mas muitos médicos apontam que a erva pode ajudar bastante em casos de câncer em estado inicial.

E como a erva é mesmo um excelente calmante natural, pode ser usada em água para banho também. Nossa pele é o maior órgão vivo do corpo e absorve substâncias em seu contato, então você estaria ingerindo a substância da mesma forma que faria com tomando o chá, apenas em maior quantidade e com sensação de alívio imediato na pele.

Leia também: Ervas Finas para Chás

Como fazer chá de camomila

Tanto gelado como quente a bebida mantém seus poderes benéficos à saúde. A receita mais simples é deixar duas xícaras de água fervendo. Quando estiver com bolhas na panela, acrescente tanto folhas como flores da planta, coloque a tampa para abafar por ao menos 15 minutos e beba em seguida. Quanto mais fresca estiver a bebida melhor para obter seus benefícios.

Uma receita bem saborosa e refrescante para dias de estresse é preparar o chá de camomila com limão, hortelão e as folhas da planta. Faça da mesma forma indicada acima, deixando aquecer a água a e só depois colocando os itens. Coloque duas pedras de gelo e beba assim que a esfriar um pouco. Pode acrescentar uma colher de chá de mel para ficar mais saboroso ainda.

Todos podem tomar chá de camomila, mas atenção para as alergias. Alguns organismo são realmente sensíveis a algumas substâncias e os médicos não conseguem explicar porque umas causam alergia e outras não. Não há um consenso médico quanto a causa de alergias, por isso é importante beber uma xícara e em caso de reações na pele como inchaço, vermelhidão, coceira e dores nos olhos, vá a um hospital ou tome um anti alérgico de pronto. Para os demais casos, todos podem beber sem qualquer problema. Mas não abuse do liquido para não sobrecarregar os rins em seu processo de filtragem.

Chá de camomila para bebês

Estudos mostram e médicos indicam que não há qualquer contra indicação de bebês tomarem este tipo de bebida. Não é das mais agradáveis para o seu paladar, em especial em tempos de descoberta de sabores, mas as crianças são as melhores para uma educação de paladar e podem aprender desde cedo o segredo dos chás como rotina de dieta.

O chá de camomila tem um efeito extremamente calmante. Diminua a dosagem em menos de meia xícara, uma garantia de sono tranquilo e diminuição dos níveis de estresse, em especial para bebês agitados. Não é indicado abusar da bebida com crianças porque seu sistema digestivo ainda é fraco, podendo forçar uma limpeza interna e causar uma leve diarreia. Mas uma dosagem pequena não tem problema algum.

Onde comprar camomila

Como é uma erva popular, tanto farmácias como supermercados vendem a bebida amplamente. As folhas naturais podem ser encontradas em sacos ou vendidas por quilo na feira livre com preço bem em conta e baixo. A versão em sachê é mais fácil ainda de ser encontrada, em especial em supermercados e padarias.

O preço do chá de camomila pode ser um dos melhores estimulantes para estímulo de compra. Uma caixinha com 18 sachês sai por menos de R$ 18, enquanto pacotes com 500 gramas menos de R$ 10. A erva aromática deve ser conservada em local seco e arejado e sempre verificando se há danos ou mofo em locais úmidos.

Como cultivar camomila em casa

Com tantos benefícios, por que não ter seu próprio fornecimento da erva? Plantar a camomila em casa é uma tarefa simples. Como seu local de origem é a Europa, a planta lida melhor com climas frios, mas não necessariamente. Ela sofre adaptações muito bem, sendo ideal locais com sol intenso apenas algumas horas do dia, com melhor conservação na sombra. O melhor clima brasileiro para cultivar a camomila é a região sul, mas em todo o território do Brasil podemos plantar.

O terreno precisa ser levemente úmido e com uma dosagem ainda diária. O ideal é o replantio de mudas, garantindo maior sucesso no cultivo. Como seu tamanho máximo na fase adulta e de alto desenvolvimento é de cerca de um metro de altura, não necessita muito espaço. Para obter o melhor desempenho a indicação é usar vasos largos e profundos ou jardins em áreas com sombra. Com regagem diária, uma poda eventual ajuda na estimulação de produção de folhas. E para o visual, pode-se aplicar técnicas de bonsai sem problemas.

O que você achou das receitas passo a passo e informações? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)