5 Poderosos Chás para Dor de Garganta Caseiro (Receita)

Publicidade

Confira como fazer e ingerir cada chá para dor de garganta

A dor de garganta pode aparecer de repente, fazendo com que você tenha que lidar com sintomas como sensação de garganta arranhando, dificuldade para respirar e para engolir. A natureza, por sua vez, é responsável por fornecer diferentes opções para que você consiga se sentir melhor e o principal uso nesses casos é dos chás. Quentinhos e poderosos (conheça o Poder dos Chás), essas bebidas podem fazer com que você se sinta melhor rapidamente e, por isso, confira 5 opções de chá para dor de garganta.

Chá de gengibre

O gengibre possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, garantindo que seu consumo seja benéfico para aliviar os sintoma da dor de garganta. Para fazer uma porção individual desse chá você precisará de quatro fatias grossas da raiz ou de uma colher de chá de gengibre ralado.

Adicione a água e o gengibre em uma panela e deixe aquecer até quando as primeiras bolhas se formarem, mas antes de começar a subir o vapor. Sirva a bebida em uma caneca e deixe abafada por cerca de 5 minutos para então consumi-lo.

Apesar de ser uma opção de chá para dor de garganta, o chá de gengibre possui propriedades termogênicas, ou seja, acelera o metabolismo e, portanto, não é indicado para quem sofre com hipertensão ou mulheres na menopausa, por exemplo.

Chá de romã

Já o chá de romã também é bem conhecido como um chá para dor de garganta, mas o seu uso é diferente: ele deve ser feito em formas de gargarejo e não necessariamente consumindo-o. Para fazer esse chá você vai precisar de 200 ml de água e cerca de cascas de 3 romãs, o que corresponde a mais ou menos de 5 a 10 gramas de casca.

Coloque os dois ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a panela abafada por mais 3 minutos. Sirva a bebida em um copo e faça gargarejos contínuos com um gole que seja o suficiente para não arranhar a garganta no processo.

Chá de limão com mel

O chá de limão com mel, por sua vez, é um dos mais fáceis de serem preparados e também um com mais sabor agradável. Para essa bebida, misture o suco de um limão a cerca de 150 ml de água e leve ao fogo até levantar fervura. Despeje o conteúdo em uma xícara e acrescente uma colher de mel, deixando que ele dissolva e se misture à bebida.

Esse chá é benéfico para a dor de garganta porque possui propriedades calmantes e também anti-inflamatórias, garantindo o alívio dos sintomas de maneira quase imediata. Além disso, o limão também é responsável por deixar o muco acumulado mais fino, garantindo uma sensação de alívio.

Chá de alho

Embora o sabor possa não ser agradável, o chá de alho é uma opção de chá para a dor de garganta graças às suas propriedades antibióticas. Para isso, basta ferver cerca de 2 dentes de alho, devidamente descascados, com cerca de 250 ml de água.

Assim que levantar fervura, desligue o forno e deixe a panela tampada por cerca de 5 a 10 minutos. Sirva o chá ainda morno e o ingira para aproveitar suas propriedades.

O chá de tomilho também é uma opção para quem busca alívio da dor de garganta. Nesses casos, ele combate as inflamações da garganta e também da boca, além de atuar como um expectorante leve, garantindo o alívio. A infusão dessa bebida, entretanto, não pode ser excessivamente concentrada porque o resultado pode ser o oposto.

Por isso, para fazer uma xícara desse chá misture 200 ml de água quente com duas colheres de café de tomilho seco, deixando a bebida em repouso por alguns minutos. A ingestão deve ser imediata e a quantidade de tomilho não deve ser superior à indicada.

Tome cuidado com a temperatura

Embora as opções de chá para dor de garganta ajudem a aliviar os sintomas é preciso ter muito cuidado com a temperatura da bebida, já que se o chá em questão estiver quente demais poderá provocar ainda mais dores. Assim, a temperatura ideal do chá é quando ele está morno, mas agradável ao contato com os lábios, garantindo que sua garganta não sofra.

Não entre em contato com friagem

Ao consumir qualquer chá para dor de garganta também é importante não entrar em contato com friagem para evitar um choque térmico que potencialmente pode piorar o quadro. Por isso, o ideal é tomar a bebida antes de dormir e estando devidamente aquecido. Com isso, os efeitos são potencializados.

Procure sempre um médico

Qualquer chá para dor de garganta ajuda a combater e aliviar os sintomas, mas não é capaz de, por si só, tratar uma infecção na garganta, por exemplo. Por isso, o ideal é sempre procurar um médico antes mesmo de ingerir qualquer bebida, garantindo a sua saúde.

Opção de chá para dor de garganta é o que não falta e, portanto, você pode escolher o que mais te agradar e que servir para seu caso. Apesar disso, é preciso tomar cuidado com a temperatura e também evitar o contato com qualquer friagem, além de sempre consultar um médico.

Qual você achou mais gostoso? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)