7 Melhores Chás Calmantes para Ansiedade e Nervosismo

Conheça mais sobre 7 diferentes chás calmantes e como eles podem te ajudar a acabar com a ansiedade e nervosismo

O estresse e a ansiedade são males comuns nos dias atuais e cada vez mais pessoas se veem com problemas para relaxar e até mesmo para dormir. Embora remédios e fármacos específicos estejam disponíveis, utilizar a natureza para controlar esses quadros é, normalmente, uma boa opção. A melhor forma de utilizar a natureza para combater esses sintomas, por sua vez, é por meio dos chás calmantes e por isso confira 7 opções diferentes.

Chá de camomila

O chá de camomila é um dos chás calmantes mais famosos e sua ação calmante deve-se ao fato de possuir um aminoácido que atua no sistema nervoso de modo a diminuir o estresse e a ansiedade de maneira geral.

Para preparar esse chá é preciso, na verdade, fazer uma infusão: após ferver cerca de 200 ml de água, despeje o líquido em uma caneca com cerca de 2 colheres de chá de camomila e tampe o recipiente por cerca de 15 minutos. Quando a bebida adquirir uma coloração levemente amarelada, ela pode ser consumida.

Chá de erva-doce

Outra famosa opção entre os chás calmantes é o chá de erva-doce que inclusive pode ser utilizado para bebês que estejam sofrendo com agitação e incômodo devido a cólicas. Nesses casos, o chá funciona como um calmante para todo o organismo, ajudando a relaxar os músculos e conseguindo sensação de alívio.

Para prepará-lo basta utilizar uma colher de chá de erva-doce para cada xícara de chá de água. Leve os dois ingredientes ao fogo e deixe que fervam por cinco minutos. A seguir, coe o chá e ingira-o de maneira imediata.

Chá de melissa

Melissa é o outro nome dado para a erva-cidreira e seu chá é uma poderosa bebida para quem quer combater a insônia já que age como um calmante natural provocando sensação de relaxamento e sonolência.

Sua preparação também é bastante simples, bastando adicionar 1 colher de sopa de folhas secas de melissa a cerca de 200 ml de água. A diferença, entretanto, é que a água deve ser fervida e, ainda na panela, as folhas devem ser jogadas no líquido, sendo deixadas por 10 minutos em ambiente devidamente abafado. Após esse período, o chá deve ser coado e então ingerido.

Chá de valeriana

Uma das ervas mais utilizadas há mais tempo como calmante é a valeriana: estima-se que pessoas no século X já usavam essa erva como um remédio natural para ansiedade, estresse e também para a insônia.

A raiz de valeriana é o ingrediente principal desse chá, cuja porção de uma colher de chá deve ser adicionada a 200 ml de água fervente. A mistura deve ser deixada descansando por cerca de 10 minutos para que então se possa coar e ingerir a bebida.

Chá de maracujá com erva-cidreira

O maracujá e reconhecidamente uma das frutas responsáveis por garantir sensação de calma e relaxamento. Com isso, esse chá possui um alto poder de conter crises de ansiedade e também de causar a sensação de relaxamento desejado.

Misture cerca de 2 ou 3 flores de maracujá à polpa de um maracujá, um ramo de erva-cidreira e 250 ml de água. Deixe que tudo ferva por cerca de 10 minutos e então deixe a bebida amornar. A seguir, é só coar o chá para retirar as sementes e ingeri-lo para aproveitar suas propriedades calmantes.

Chá de tília

Já o chá de tília é um dos chás calmantes porque possui uma ação de indução do sono e também uma ação hipnótica. Por isso, é uma das opções que mais necessitam de cuidados ao ser ingerida já que possui contraindicações relativas ao consumo exagerado.

De modo geral, esse chá deve ser feito em forma de infusão: devem-se colocar 2 gramas da planta, entre flores e folhas, no fundo de uma caneca e despejar 150 ml de água fervente, deixando que descanse por cerca de 5 minutos. Em seguida é só ingerir a bebida, o que deve ser feito apenas com um espaço mínimo de 12 horas.

Chá de hortelã

Um dos chás mais gostosos disponíveis é o chá de hortelã e que conta com propriedades calmantes importantes para quem busca uma sensação de relaxamento. Esse tipo de chá também é feito em formato de infusão, bastando despejar cerca de 200 ml de água fervente sobre uma colher de sopa de hortelã fresca.

Refrescante e calmante, essa bebida é uma das melhores opções entre os chás calmantes, garantindo que você possa dormir tranquilamente.

Os chás calmantes são ótimos remédios naturais para quem precisa se acalmar ou não consegue dormir, por exemplo. Algumas dessas opções também possuem ação ansiolítica, ou seja, controlam a ansiedade de maneira efetiva. Mesmo sendo naturais, é sempre importante consultar seu médico antes de ingerir qualquer um desses chás, garantindo o máximo de segurança para sua saúde.

Qual cházinho você optou em fazer? Comente!

6 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)