Boldo: o chá que o Brasil abraçou, o que a ciência confirma e o que ainda precisa ser dito

Poucas plantas medicinais têm uma relação tão particular com o Brasil quanto o boldo. Não porque seja nativa — o boldo-do-chile (Peumus boldus) é originário do Chile e da região andina — mas porque o hábito de tomar chá de boldo depois de excessos alimentares se instalou no cotidiano brasileiro com uma naturalidade quase cultural. “Tomei boldo” virou sinônimo de “cuidei do fígado”, e essa equação simplificada carrega parte da verdade e uma dose generosa de exagero.

O principal composto ativo do boldo-do-chile é a boldina, um alcaloide com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e colagogas — ou seja, estimula a produção e o fluxo da bile, o que de fato auxilia na digestão de gorduras. Esse mecanismo justifica o uso após refeições pesadas: mais bile disponível significa digestão mais eficiente de lipídeos, menos sensação de peso e menor risco de desconforto após uma comilança. A tradição popular não estava inventando nada.

O problema começa quando “faz bem para o fígado” se transforma em “limpa o fígado” ou “desintoxica”. O fígado não precisa de chá para funcionar — ele é, por definição, o órgão responsável pelo processamento de substâncias no corpo, e o faz continuamente, com ou sem intervenção externa. O que o boldo pode fazer é facilitar uma digestão específica em um momento específico. Não é pouco, mas é diferente de “tratar” ou “curar” condições hepáticas.

Aqui entra uma distinção que o Folha de Exu abordou de forma direta em publicações sobre automedicação com plantas: o boldo é uma das ervas mais frequentemente usadas de maneira incorreta no Brasil, especialmente por pessoas com histórico de hepatite, cálculos biliares ou insuficiência hepática. Em casos de obstrução dos ductos biliares, por exemplo, estimular a produção de bile pode agravar o quadro em vez de melhorá-lo. Não é uma contraindicação absoluta para a população geral, mas é informação que deveria estar na embalagem.

Existe também uma confusão frequente entre espécies: no Brasil, circulam produtos rotulados como “boldo” que na verdade são feitos com Plectranthus barbatus, popularmente conhecido como boldo-brasileiro ou boldo-da-terra. Essa planta tem compostos diferentes, mecanismos de ação diferentes e um perfil de segurança que ainda não foi estudado com a mesma profundidade do boldo-do-chile. A Anvisa já registrou preocupações sobre o uso inadequado do boldo-brasileiro, especialmente em função de indícios de hepatotoxicidade em animais com uso prolongado. Não é alarmismo — é prudência informada.

O boldo-do-chile legítimo, em doses razoáveis e uso ocasional, é considerado seguro para a maioria dos adultos saudáveis. A infusão padrão usa uma colher de chá de folhas secas para uma xícara de água quente, por cinco minutos. O sabor é amargo e característico, quase inconfundível. Quem toma com frequência acaba desenvolvendo tolerância ao amargor, mas isso não significa que doses maiores ou uso diário prolongado sejam igualmente seguros — a boldina, em altas concentrações, tem potencial hepatotóxico, numa dessas ironias em que a planta usada para “proteger o fígado” pode prejudicá-lo se usada sem critério.

A Organização Mundial da Saúde incluiu o boldo-do-chile em sua monografia de plantas medicinais, reconhecendo os usos tradicionais para dispepsia e como coadjuvante no tratamento de distúrbios leves da função hepática e biliar. Esse reconhecimento tem peso: significa que há evidência suficiente para o uso tradicional, mas não o mesmo nível de evidência que um medicamento aprovado exigiria.

Na prática cotidiana, o boldo tem lugar depois de uma feijoada, depois de uma festa que durou mais do que devia, depois daquela semana em que o almoço foi consistentemente ruim. Não é uma solução para hábitos alimentares crônicos ruins, mas é um suporte digestivo real e pontual. Quando alguém usa assim, dentro de um escopo razoável, a planta cumpre o que a tradição prometeu. O problema está em pedir mais do que ela pode dar.

Lory Aguiar