Ervas que crescem no esquecimento — e por que isso é uma virtude, não um defeito

Tem uma horta abandonada no fundo do quintal da minha avó que, há décadas, ninguém cuida de verdade. Ninguém rega com regularidade, ninguém poda, ninguém fertiliza. E mesmo assim, toda vez que eu chego lá, encontro a hortelã ocupando espaço que não foi dado a ela, o alecrim firme como se fosse uma árvore, e a melissa espalhada por cantos que ela mesma escolheu. Nenhum planejamento. Nenhum calendário de irrigação. Só a planta e o tempo.

Isso me fez pensar no quanto a gente superestima o controle quando o assunto é cultivar ervas. Existe uma crença de que é preciso muito empenho, atenção constante e um conjunto de condições perfeitas para que algo cresça com saúde. E aí, quando a vida enche de compromissos e o regador fica esquecido na varanda por uma semana, bate aquela culpa — como se a planta fosse uma sentença sobre a sua disciplina.

A realidade, porém, é bem diferente para boa parte das ervas aromáticas e medicinais. Muitas delas evoluíram em solos pobres, climas instáveis e sem ninguém para socorrê-las. Quando chegam nos nossos vasos e canteiros, carregam esse passado junto. A rusticidade não é um detalhe técnico: é o caráter delas.

O que “resistente” de fato significa

Quando dizemos que uma erva é resistente, não estamos falando de uma planta que tolera maus-tratos sem reclamar. Estamos falando de algo mais preciso: a capacidade de regular o próprio metabolismo diante de variações ambientais. O tomilho, por exemplo, responde ao estresse hídrico produzindo mais óleos essenciais — o que, ironicamente, o torna mais aromático e potente justamente quando você esquece de regar. Existem estudos que documentam esse fenômeno com bastante clareza, como os trabalhos publicados no Industrial Crops and Products, que acompanham como o déficit hídrico afeta a composição química de ervas do mediterrâneo.

Não é que a seca seja boa para o tomilho. É que ele foi moldado para não depender de condições ideais para sobreviver e, mais do que isso, para prosperar dentro de uma margem bastante ampla de situações.

O mesmo vale para o alecrim. Pense na origem dele: arbustos mediterrâneos que crescem em encostas pedregosas, sob sol forte, com chuvas irregulares e ventos que secam qualquer folha mais delicada. Quando você planta alecrim num vaso na sua varanda e rega uma vez por semana, está, na prática, dando a ele condições de cinco estrelas.

As ervas que mais “se viram”

Algumas ervas têm essa autonomia mais pronunciada do que outras. Hortelã, por exemplo, é quase o oposto da elegância: ela cresce onde quer, invade, vai para baixo do vaso, empurra outras plantas, sobe por onde der. Se você der um pedaço de solo úmido e alguma luz, ela encontra o caminho. Isso pode ser um problema em hortas muito organizadas — e um presente imenso para quem quer ter ervas sem muito planejamento.

A melissa (ou erva-cidreira, dependendo da região) tem uma postura parecida. Semeia sozinha, adapta o porte dependendo da exposição ao sol, e segura bem tanto períodos mais secos quanto solos que ficam mais encharcados após uma chuva. É uma das ervas que aparece com frequência em textos do Meu Verde Jardim justamente por ser uma porta de entrada honesta para quem quer cultivar em casa sem transformar isso em um segundo emprego.

A camomila, ao contrário do que parece, também é bastante adaptável. Ela prefere solos mais soltos e menos úmidos, detesta encharcamento, mas aguenta bem a variação de temperatura e pode ser cultivada em vasos de tamanho médio sem exigir muita coisa além de sol direto por algumas horas do dia. A parte mais trabalhosa com ela é a colheita — porque as flores precisam ser apanhadas no momento certo para garantir o aroma e a concentração dos ativos. Mas isso é questão de atenção pontual, não de rotina diária de cuidados.

Por que o esquecimento às vezes ajuda

Há um paradoxo curioso que jardineiros experientes conhecem bem: regar demais mata mais plantas do que regar de menos. O excesso de água cria um ambiente propício para fungos de raiz, compacta o solo ao redor das raízes, e impede a entrada de oxigênio. Muitas ervas aromáticas morrem afogadas, não de sede.

Isso significa que o ciclo de esquecer-e-regar que caracteriza a rotina de quem cultiva sem muita organização pode, sem querer, estar mais próximo do ideal do que o regador diário de quem acha que está cuidando bem. A terra seca por alguns dias entre uma rega e outra é exatamente o que plantas como lavanda, orégano e alecrim precisam para não apodrecer pelas raízes.

Essa lógica aparece bastante em materiais sobre cultivo orgânico e agrofloresta, onde a intervenção humana é calibrada para ser a menor possível. O site da Embrapa tem publicações interessantes sobre sistemas de cultivo com baixo uso de insumos que tangenciam essa ideia — não especificamente sobre ervas domésticas, mas os princípios se aplicam.

Cultivar com menos culpa

Existe algo que me incomoda um pouco na forma como o cultivo caseiro é retratado em muitos conteúdos: a ideia de que, para ter uma horta de verdade, você precisa de método, de dedicação diária, de conhecimento técnico. Isso assusta pessoas que teriam tudo para cultivar bem — e intimida quem já tentou e se sentiu um fracasso porque o coentro murchou na primeira semana.

O coentro, aliás, é uma exceção. Ele é realmente difícil de manter por muito tempo em vasos, porque bolta (floresce prematuramente) com facilidade e não tolera tão bem o calor intenso. Mas isso não é culpa do jardineiro — é a natureza da planta. Reconhecer as limitações de cada espécie é parte do aprendizado, e isso não tem nada a ver com fracasso.

Quando a pessoa descobre que o alecrim que ela ignorou por três semanas está mais bonito do que nunca, algo muda. Ela para de tratar o jardim como uma lista de tarefas e começa a tratá-lo como um espaço vivo com as próprias dinâmicas. Essa mudança de postura é, na minha opinião, o maior salto que um cultivador doméstico pode dar.

O Meu Verde Jardim tem conteúdos que caminham nessa direção — não a do manual técnico, mas a de quem cultiva com prazer e sem perfeccionismo. É o tipo de referência que faz sentido para quem quer começar sem se perder em terminologia botânica desnecessária.

O chá que nasce do descuido bem-intencionado

Tem algo especial em preparar um chá de ervas que você mesmo cultivou — mesmo que “cultivar” signifique, na prática, ter posto uma muda num vaso e deixado fazer o que quis. A folha de hortelã colhida direto da planta tem uma frescura que nenhuma versão seca de caixinha consegue replicar. O alecrim desprendido do galho minutos antes de cair na água quente libera um óleo que não sobrevive ao processo industrial.

Esse contato com a planta viva muda a relação com o chá em si. Você começa a perceber variações — que o aroma está mais forte em dias quentes, que as folhas colhidas de manhã têm algo diferente das colhidas à tarde, que a planta que ficou mais tempo sem água produziu algo mais concentrado. São observações pequenas, mas que vão formando uma intuição que nenhum artigo técnico consegue transmitir completamente.

E é justamente aí que o cultivo e o consumo de chás se encontram de um jeito mais orgânico. Não como uma prática medicinal rigorosa, não como um hobby de fim de semana cheio de regras, mas como uma convivência cotidiana com plantas que fazem parte da casa — do cheiro da cozinha, da vista da janela, da xícara de final de tarde.

Começar com ervas que crescem bem no esquecimento é, talvez, a forma mais honesta de entrar nesse universo. Você aprende sem pressão, colhe sem cerimônia, e vai descobrindo ao longo do caminho que a natureza, na maioria das vezes, sabe muito bem o que está fazendo — com ou sem a sua ajuda.

Lory Aguiar