Chá de Louro: Benefícios + Receita + Propriedades!

Conheça todos os benefícios do chá de louro

Provavelmente você já se deparou com um feijão temperado com folhas de louro ou já utilizou essas folhas em alguma outra preparação. Aromática e responsável por um sabor considerado exótico, a folha dessa árvore pode servir muito mais do que para preparar alimentos. Quando fervida com água, a folha de louro dá origem a um chá poderoso para a sua saúde. A seguir, você conhece seus principais benefícios e como fazer essa bebida.

Quais são os benefícios para a saúde?

O chá de louro é muito utilizado desde por quem quer cuidar da saúde até por quem também se preocupa com a estética e deseja um visual mais bonito com a ingestão regular dessa bebida. Dentre os benefícios trazidos pelo chá de louro estão:

· Melhora na digestão

O louro é conhecido por atuar no trato digestivo. Com o chá de louro, isso não é diferente e a bebida tem o poder de melhorar a digestão de maneira eficiente e progressiva.

Diversos distúrbios digestivos podem ser eliminados ou mesmo melhorados com a ingestão dessa bebida da maneira correta e contínua. O resultado é que a comida leva menos tempo para ser digerida e acontecem menos casos como azia, queimação e enjoos. Dependendo da situação, o chá pode ajudar a acalmar o estômago e a aliviar sintomas de gastrite e úlceras, por exemplo.

· Diminuição da retenção de líquidos

Outro benefício de ingerir o chá de louro regularmente é que ele ajuda a diminuir a retenção de líquidos do organismo. Isso se deve principalmente ao fato de que ele estimula os rins a trabalharem mais e melhor, filtrando mais sangue e eliminando mais líquidos de maneira saudável.

Como resultado, o corpo deixa de ficar com o aspecto inchado e também ocorre de haver uma melhora na redução do aspecto da celulite, por exemplo. Não menos importante, a eliminação de líquidos diminui alguns números na fita métrica e também na balança.

· Ajuda no emagrecimento

Além de favorecer o emagrecimento ao eliminar os líquidos que se acumulam de maneira excessiva, esse chá também ajuda a estimular o metabolismo. Isso significa que seu corpo começa a trabalhar de maneira mais rápida. Como resultado, há um consumo maior de calorias e, portanto, uma queima de gorduras e perda de peso.

Se você der uma mãozinha extra e aliar uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos à ingestão dessa bebida, o resultado é que o emagrecimento é triplamente favorecido e acontece de maneira mais rápida.

· Diminuição dos níveis de estresse

Uma propriedade pouco conhecida das pessoas, mas que pode ser muito bem aproveitada em nosso cotidiano é o fato de que essa bebida ajuda a aliviar o estresse. Sabe aquela sensação de ansiedade e irritação constantes e de urgência sobre tudo a todo instante? Pois com essa bebida esses níveis se tornam menores e você consegue relaxar de maneira melhor.

Além de aliviar tensões físicas, a bebida também ajuda no relaxamento da mente como um todo. No final, fica mais fácil se concentrar, encarar as tarefas do dia a dia e também fica mais simples dormir se você estiver longe das preocupações que tiram o seu sono.

· Alívio de dores musculares e articulares

Por atuar como relaxante muscular, o chá de louro também pode te ajudar a aliviar dores musculares. Sejam dores pontuais – como quando você torce a coluna ou dorme de mal jeito – ou dores crônicas, o consumo regular dessa bebida ajuda a aliviar todas essas tensões acumuladas.

Além dos músculos, as articulações também se beneficiam dessa bebida. A artrite, por exemplo, tem os sintomas sensivelmente diminuídos se a bebida for consumida com alguma regularidade.

· Proteção contra infecções

Outro benefício associado a essa bebida é o fato de que ela contém propriedades antissépticas. Como resultado, bactérias e outros microrganismos encontram um ambiente mais hostil e, com isso, não conseguem se desenvolver. Como resultado, as infecções acontecem menos frequentemente e a saúde fica mais protegida.

Isso é especialmente importante entre quem está com a saúde debilitada ou que por algum motivo precisa se expor a condições que coloquem o organismo sob o risco de ser atacado por esse tipo de microrganismos.

Como fazer o chá? Receita Simples e Fácil Passo a Passo

Para fazer esse chá, tudo do que você precisa é de 1 litro de água filtrada e cerca de 10 gramas de folha de louro secas. Misture tudo em uma panela e leve ao fogo por um período de 3 a .5 minutos, em fogo médio. Uma vez que a água esquente e chegue ao ponto anterior à fervura, é só tirar do fogo e amornar.

Em seguida, deve-se coar o chá e ingerir a bebida ainda morna para aproveitar as suas propriedades.

Se você quiser turbinar o chá, especialmente do ponto de vista do emagrecimento, também é possível acrescentar canela – em pó ou em pau – ou gengibre. Ambos os alimentos ajudam na aceleração do metabolismo, o que leva a uma perda de peso ainda mais rápida.

Quais cuidados tomar?

Apesar de benéfico para o corpo, o chá de louro precisa ser consumido com moderação – afinal, tudo em excesso faz mal. No geral, a quantidade recomendada é de 3 a 4 xícaras por dia, no máximo.

Se você toma chá verde, entretanto, é melhor reduzir essa quantidade pela metade já que do contrário o seu metabolismo pode ficar muito acelerado. Se estiver na dúvida sobre a interação das propriedades dos chás, o melhor a se fazer é alternar e tomar apenas um tipo de bebida por dia.

Usado em grande quantidade, esse chá pode levar a um estado de sonolência profunda, o que além de atrapalhar as atividades cotidianas ainda pode gerar situações inseguras, como na direção. Dependendo do caso, ele também pode irritar o estômago, então a moderação é a chave.

Além disso, é uma bebida que não é recomendada para gestantes e lactantes. Na dúvida, consulte o seu médico antes de começar a ingerir a bebida.

O chá de louro é uma bebida que pode ser utilizada para conseguir uma saúde melhor e até mesmo um corpo mais bonito. Para isso, entretanto, é muito importante fazer o chá corretamente e, principalmente, não exagerar na dose para que ele não se volte contra você.

Tem dúvidas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)