Dicas e recomendações para consumir o chá de inhame
O inhame é um tubérculo que é parente da batata e da mandioca e que também é conhecido como cará. Ele é muito utilizado em preparações saudáveis, como sopas e pastas e pode ser utilizado em uma série de receitas.

Além de seu uso tradicional, esse alimento também pode aparecer em forma de chá para ajudar o seu corpo de maneiras inesperadas. Quer saber quais são elas? Então veja a seguir quais os benefícios do chá de inhame e como você pode aproveitá-los.

Conteúdo
Quais os benefícios do chá de inhame? Propriedades Medicinais!
O chá de inhame é conhecido por ter algumas das propriedades mais incríveis da medicina fitoterápica de maneira geral. Os benefícios desse chá incluem pontos como:
· Estimula a ovulação
Quem tem dificuldades para engravidar ou quer logo estar esperando um bebê pode apostar no chá para o estímulo da fertilidade. Isso acontece porque as propriedades do chá estimulam a produção dos ovários, o que aumenta as chances de mais de um óvulo ser “produzido” no período fértil.
Além disso, o chá contém uma espécie de fito-hormônio que contribui ainda mais para a fertilidade e de modo a estender o período fértil. Outra questão é a “preparação” da parede do útero, que fica mais pronta para uma possível instalação de um óvulo fecundado.
Como resultado, aumentam as chances de gravidez, de gravidez múltipla e/ou prolonga-se o tempo de fertilidade, favorecendo mais tentativas para engravidar.

· Melhora a aparência da pele
O chá também é rico em antioxidantes, o que faz com que os radicais livres sejam eliminados. Além de isso oferecer mais saúde, essa propriedade também garante que a pele fique mais bonita e combata o envelhecimento precoce.
Quanto a problemas de pele, o consumo adequado da bebida garante uma pele livre de cravos, que fica mais sedosa e mais firme. A bebida também é responsável por eliminar e “limpar” as impurezas, impedindo a futura obstrução dos poros e também o aspecto ressecado e envelhecido.

· Fortalece o sistema imunológico
Embora ainda não seja totalmente comprovado, o chá de inhame pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Isso diminui os riscos de doenças e infecções em geral e garante também mais disposição e vitalidade.
Como ele estimula a circulação sanguínea, ele permite que os leucócitos, as células de defesa do organismo, se movimentem mais rápida e amplamente. O resultado é que o corpo fica inteiramente mais protegido com os “soldados” do organismo prontos para combater qualquer microrganismo e corpo estranho.

· Previne a dengue
O fortalecimento do sistema imunológico também se relaciona de certa maneira com a prevenção da dengue e outras transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya e zika.
Embora as vacinas para essas doenças ainda estejam sendo descobertas e testadas, o chá de inhame parece ter uma propriedade que impede o desenvolvimento da doença depois que há a contaminação pelo mosquito via picada.
Especialmente em áreas de risco, como em locais com alta concentração de pernilongos e com água parada, o consumo desse chá é muito importante para, ao menos, tentar evitar que uma dessas doenças se desenvolva no organismo.

· Ajuda a evitar a prisão de ventre
Além de ajudar a circulação sanguínea, o chá de inhame ajuda o trato intestinal. Ele não possui propriedades laxativas propriamente ditas, mas tem um papel importante para garantir que não haja acúmulo intestinal.
❤️Seus amigos estão gostando:
O resultado é que há menos problemas relacionados à prisão de ventre e também ao inchaço ou mau humor que podem decorrer dessa situação. Além disso, a ingestão desse chá ajuda, de certa maneira, na absorção de nutrientes e também na redução de medidas da região.

· Tem ação anti-inflamatória
Por fim, o chá também conta com uma ação anti-inflamatória, combatendo os principais agentes que causam doenças e inflamações pelo corpo. Isso se deve em parte ao estímulo da circulação e atuação dos linfócitos e em parte devido ao estímulo à eliminação de toxinas.
Como “lava” o organismo, esse chá gera condições menos favoráveis para a instalação de uma inflamação, protegendo o corpo de maneira mais intensa.
Como preparar e beber o chá? Receita Passo a Passo!

O chá de inhame, se for preparado corretamente, é bem diferente dos líquidos que estamos acostumados. Na verdade, ele forma uma espécie de pasta bem viscosa que deve ser consumida em momentos adequados.
Para a preparação é necessário juntar 250 ml de água às cascas de 2 inhames médios. Tudo deve ser fervido em fogo médio até que o líquido reduza pela metade.

Em seguida, é preciso consumir o que restou com a ajuda de colheres. O recomendado é que ele seja tomado em jejum durante alguns dias, dependendo do seu objetivo. Se você deseja engravidar, é preciso tomá-lo por oito dias, sendo o último dia a data da sua ovulação. Funciona assim: se o seu ciclo menstrual é de 30 dias, a sua ovulação acontece mais ou menos no 15° dia. Com isso, é preciso começar a tomar o chá, no máximo, no 8° dia após a sua última menstruação.
O recomendado é não ingerir mais do que duas colheres de sopa por dia e não mais do que por 8 dias. Já se a intenção é fortalecer o sistema imunológico ele pode ser tomado a qualquer tempo, desde que seja mantido por no máximo 15 dias.
Que cuidados tomar?
O primeiro cuidado sobre o chá de inhame é quem, naturalmente, ele vai estimular sua fertilidade – mesmo que você não queira. Então, se você tem vida sexual ativa e não deseja engravidar é preciso redobrar os cuidados com o consumo.

Também é importante que grávidas e lactantes não ingiram a bebida devido ao possível descontrole hormonal, assim como crianças e pré-adolescentes também não devem ingerir. Quem tiver problema de intestino deve evitar a bebida para evitar irritações e complicações no organismo.

O chá de inhame é uma bebida que pode te ajudar a engravidar e também a conquistar outros benefícios para a saúde. Para conseguir isso, fique de olho na preparação e, principalmente, no consumo correto para não causar danos ao seu corpo.
Tem dúvidas? Comente!

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.
fiquei encantada com as receitas,sou uma fã de chá
Olá, toda vez que manípulo o inhame ( essa espécie da foto a cima, a “baba” me causa urticária nas mãos e braços, mas como gosto muito, sempre tenho nas minhas refeições, em diversas receitas. A questão é se posso tomar o chá mesmo assim? Alguma restrição? Meu objetivo é o fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que já tenho 58 anos. Obrigada