Chá de Inhame: Receita, Benefícios e Propriedades

Publicidade

Dicas e recomendações para consumir o chá de inhame

O inhame é um tubérculo que é parente da batata e da mandioca e que também é conhecido como cará. Ele é muito utilizado em preparações saudáveis, como sopas e pastas e pode ser utilizado em uma série de receitas.

benefícios da bebida

Além de seu uso tradicional, esse alimento também pode aparecer em forma de chá para ajudar o seu corpo de maneiras inesperadas. Quer saber quais são elas? Então veja a seguir quais os benefícios do chá de inhame e como você pode aproveitá-los.

propriedades

Quais os benefícios do chá de inhame? Propriedades Medicinais!

O chá de inhame é conhecido por ter algumas das propriedades mais incríveis da medicina fitoterápica de maneira geral. Os benefícios desse chá incluem pontos como:

· Estimula a ovulação

Quem tem dificuldades para engravidar ou quer logo estar esperando um bebê pode apostar no chá para o estímulo da fertilidade. Isso acontece porque as propriedades do chá estimulam a produção dos ovários, o que aumenta as chances de mais de um óvulo ser “produzido” no período fértil.

Além disso, o chá contém uma espécie de fito-hormônio que contribui ainda mais para a fertilidade e de modo a estender o período fértil. Outra questão é a “preparação” da parede do útero, que fica mais pronta para uma possível instalação de um óvulo fecundado.

Como resultado, aumentam as chances de gravidez, de gravidez múltipla e/ou prolonga-se o tempo de fertilidade, favorecendo mais tentativas para engravidar.

aparência da pele

· Melhora a aparência da pele

O chá também é rico em antioxidantes, o que faz com que os radicais livres sejam eliminados. Além de isso oferecer mais saúde, essa propriedade também garante que a pele fique mais bonita e combata o envelhecimento precoce.

Quanto a problemas de pele, o consumo adequado da bebida garante uma pele livre de cravos, que fica mais sedosa e mais firme. A bebida também é responsável por eliminar e “limpar” as impurezas, impedindo a futura obstrução dos poros e também o aspecto ressecado e envelhecido.

sistema imunológico

· Fortalece o sistema imunológico

Embora ainda não seja totalmente comprovado, o chá de inhame pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Isso diminui os riscos de doenças e infecções em geral e garante também mais disposição e vitalidade.

Como ele estimula a circulação sanguínea, ele permite que os leucócitos, as células de defesa do organismo, se movimentem mais rápida e amplamente. O resultado é que o corpo fica inteiramente mais protegido com os “soldados” do organismo prontos para combater qualquer microrganismo e corpo estranho.

previne a dengue

· Previne a dengue

O fortalecimento do sistema imunológico também se relaciona de certa maneira com a prevenção da dengue e outras transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya e zika.

Embora as vacinas para essas doenças ainda estejam sendo descobertas e testadas, o chá de inhame parece ter uma propriedade que impede o desenvolvimento da doença depois que há a contaminação pelo mosquito via picada.

Especialmente em áreas de risco, como em locais com alta concentração de pernilongos e com água parada, o consumo desse chá é muito importante para, ao menos, tentar evitar que uma dessas doenças se desenvolva no organismo.

poder dos chas

· Ajuda a evitar a prisão de ventre

Além de ajudar a circulação sanguínea, o chá de inhame ajuda o trato intestinal. Ele não possui propriedades laxativas propriamente ditas, mas tem um papel importante para garantir que não haja acúmulo intestinal.

O resultado é que há menos problemas relacionados à prisão de ventre e também ao inchaço ou mau humor que podem decorrer dessa situação. Além disso, a ingestão desse chá ajuda, de certa maneira, na absorção de nutrientes e também na redução de medidas da região.

anti inflamatorio

· Tem ação anti-inflamatória

Por fim, o chá também conta com uma ação anti-inflamatória, combatendo os principais agentes que causam doenças e inflamações pelo corpo. Isso se deve em parte ao estímulo da circulação e atuação dos linfócitos e em parte devido ao estímulo à eliminação de toxinas.

Como “lava” o organismo, esse chá gera condições menos favoráveis para a instalação de uma inflamação, protegendo o corpo de maneira mais intensa.

Como preparar e beber o chá? Receita Passo a Passo!

como preparar

O chá de inhame, se for preparado corretamente, é bem diferente dos líquidos que estamos acostumados. Na verdade, ele forma uma espécie de pasta bem viscosa que deve ser consumida em momentos adequados.

Para a preparação é necessário juntar 250 ml de água às cascas de 2 inhames médios. Tudo deve ser fervido em fogo médio até que o líquido reduza pela metade.

ajuda a engravidar

Em seguida, é preciso consumir o que restou com a ajuda de colheres. O recomendado é que ele seja tomado em jejum durante alguns dias, dependendo do seu objetivo. Se você deseja engravidar, é preciso tomá-lo por oito dias, sendo o último dia a data da sua ovulação. Funciona assim: se o seu ciclo menstrual é de 30 dias, a sua ovulação acontece mais ou menos no 15° dia. Com isso, é preciso começar a tomar o chá, no máximo, no 8° dia após a sua última menstruação.

O recomendado é não ingerir mais do que duas colheres de sopa por dia e não mais do que por 8 dias. Já se a intenção é fortalecer o sistema imunológico ele pode ser tomado a qualquer tempo, desde que seja mantido por no máximo 15 dias.

Que cuidados tomar?

O primeiro cuidado sobre o chá de inhame é quem, naturalmente, ele vai estimular sua fertilidade – mesmo que você não queira. Então, se você tem vida sexual ativa e não deseja engravidar é preciso redobrar os cuidados com o consumo.

cuidados

Também é importante que grávidas e lactantes não ingiram a bebida devido ao possível descontrole hormonal, assim como crianças e pré-adolescentes também não devem ingerir. Quem tiver problema de intestino deve evitar a bebida para evitar irritações e complicações no organismo.

chá de inhame

O chá de inhame é uma bebida que pode te ajudar a engravidar e também a conquistar outros benefícios para a saúde. Para conseguir isso, fique de olho na preparação e, principalmente, no consumo correto para não causar danos ao seu corpo.

Tem dúvidas? Comente!

como saber qual chá você deve tomar
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *