5 Sugestões de Chás PODEROSOS p/ Infecção Urinária

Publicidade

Comum entre homens a mulheres, a infecção urinária é um problema que incomoda e gera grande desconforto. Estima-se que a cada 10 pessoas, sete que sofreram com este problema. Existem muitas causas, mas a principal causa é a proliferação de bactérias em decorrência do calor ou de roupas íntimas úmidas, situação recorrente nas épocas de calor. A mesma bactéria que causa a infecção, pode trazer complicações para o rim, portanto é necessário ir ao médico assim que sentir os primeiros sintomas.

Identificar que está com infecção urinária é fácil; basta vocês se ligarem nos sintomas que são:

  • Dor ao urinar;
  • Odor desagradável na urina;
  • Excesso de vontade de fazer xixi

Para não sofrer deste mal, é recomendado a ingestão de muito líquido, o que diminui o risco de contaminação. Além disso, é preciso que seu intestino funcione regularmente e que haja uma boa higienização das parte íntimas. A cor do xixi é diretamente ligada a quantidade de água que você toma; se você toma muito líquido, sua urina será clara, quase transparente. Se mesmo que você tome bastante água, a sua urina continue com a cor escura, é preciso procurar um médico.

Se você identificou algum desses sintomas iniciais e quer tentar um tratamento caseiro, existem alguns chás que, se consumidos, evitam e até mesmo erradicam a infecção urinária. O mais tomado é o chá de salsa, que você prepara da seguinte maneira.

Ingredientes:

  • 20 gramas de salsa fresca picada;
  • 2,5 litros de água.

Modo de preparo:

Coloque a salsa e a água em uma panela e ferva por cinco minutos. Apague o fogo, tampe a panela e deixe esfriar. Coe a mistura e reserve. Para o chá fazer efeito, o chá de salsa deve ser consumido como substituto da água no dia do preparo. O ideal é ele ser bebido a cada três horas.

A salsa possui propriedades diuréticas naturais que ajudam a eliminar da bexiga qualquer organismo infeccioso e também ajuda a combater as cólicas menstruais, sendo uma planta medicinal rica em ferro. É importante consumir este remédio caseiro no mesmo dia do seu preparo, para que não perca suas propriedades medicinais.

Caso a receita da salsa não seja sua praia, a gama de bebidas que podem ser ingeridas para o tratamento é enorme. Vamos as variadas opções:

Chá de carqueja – Ingredientes:

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e ferva. Desligue o fogo e adicione as folhas de carqueja. Deixe a mistura agir por 10 minutos e o chá está pronto. Para fazer efeito, o chá deve ser tomado a cada quatro horas.

Chá de aroeira – Ingredientes:

  • 100 gramas de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Misture a água e a aroeira e leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos. Espere esfriar e consuma o chá de quatro em quatro horas.

Chá de alfazema – Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de flores de alfazema.

Modo de preparo:

Ferva a água e coloque uma colher de flores de alfazema. Reserve por 10 minutos, coe o chá e beba. O aconselhado é tomar o chá de duas a três vezes no dia.

Chá de cabelo de milho – Ingredientes:

  • 750ml de água;
  • 5g de cabelo de milho;
  • 5g de zimbro;
  • 5g de alteia.

Modo de preparo:

Ferva a água e misture com todos os ingredientes. Deixe fervendo por cinco minutos. Divida o conteúdo em quatro porções e consuma ao longo do dia.

Esses são os principais chás de ingredientes naturais recomendados para o tratamento da infecção urinária. O sabor dos chás não é o melhor que existe, porém várias pessoas já comprovaram sua eficiência, consumindo de maneira correta e também tomando cuidado com a umidade nas roupas e consumo do água.

Há também um tratamento alternativo, que não é de beber (apesar da receita parecer). Para a infecção urinária você também pode optar pelo banho de assento com camomila. Para preparar, faça o seguinte: Coloque duas colheres de sopa de camomila em um litro de água e leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos. Ponha o conteúdo em uma bacia em que caiba você sentado. Deixe esfriar até a temperatura ficar agradável ao toque (isso varia de pessoa para pessoa). Fique imerso na mistura aproximadamente vinte minutos após o banho.

Para se manter longe desse problema, bastam alguns cuidados básicos. É melhor prevenir do que ter que tratar, certo? Ai vão algumas dicas:

  • Não fique segurando a vontade de ir ao banheiro; se estiver muito apertada(o), peça licença do local onde está e vá ao banheiro mais próximo;
  • Opte por roupas íntimas de algodão. Elas são mais confortáveis e também não sofrem com umidade excessiva. Deixe os demais tecidos somente para ocasiões especiais. No caso dos homens, prefiram as cuecas box;
  • Se você tem ou já teve problemas de infecção, passe longe de café e álcool;
  • Antes e depois de ter relações sexuais, higienize bem sua região íntima. Isso limpa o canal da uretra e afasta as bactérias;
  • Após urinar, limpe no sentido de frente para trás; isso faz com que as bactérias causadoras de infecção fiquem longe da uretra.

Uma outra alternativa para tratar a infecção é tomar um copo de água com uma colher de bicarbonato de sódio duas vezes por dia. O bicarbonato ajuda na neutralização da urina e alivia as dores da infecção, abrindo espaço para os tratamentos e solução do problema.

Quem sofre desse mal sabe o quão doloroso é. A dificuldade para urinar, a ardência ao ir ao banheiro, a vontade de ir ao banheiro constante, dores na pélvis… São alguns dos sintomas mais leves de quem possui infecção. Algumas pessoas desenvolvem dores na região lombar e febre. A infecção, quando chega nos rins é identificada como um organismo perigoso ao corpo, e a febre é a resposta automática do corpo de avisar que algo está errado. Vale lembrar que para fazer qualquer tratamento, seja médico ou natural, primeiro é preciso identificar se realmente a causa do desconforto é a infecção ou se não se trata de outro problema.

O que você achou das sugestões de bebidas para desinfecionar? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)