Chá de Folhas de Morango: Benefícios + Receita Como Preparar

Publicidade

Por Beatriz Nery

Muito apreciado nas sobremesas pelo mundo, ninguém dispensa o morango em um cheesecake ou torta, uma vitaminanão é mesmo? Pois é bom saber que além dessas variações e do suco, um chá faz tão bem quanto a fruta in natura numa salada de frutas, por exemplo. Tudo bem delicioso. Descubra seus benefícios:

O fruto

Fruta muito apreciada na gastronomia e nas dietas, o morango é rica em fibras, vitaminas, entre elas a vitamina C, cálcio e sais minerais, isso a faz combater o colesterol, controlar a pressão arterial e auxilia no emagrecimento. Além disso, fornece ferro, fósforo, potássio, é antioxidante e diurética; auxilia no combate dos radicais livres, mantem a pele viçosa e rejuvenescida e ajuda no funcionamento do intestino, como um leve laxante natural. A época do morango é de agosto até dezembro, então aproveite!

Seus benefícios não param por aí: combate o reumatismo e fortalece os ossos, dentes e tecidos. É eficaz na cicatrização de feridas e ajuda na cura de infecções na garganta. E o melhor da fruta, para quem está em dieta, é que em cada 100 gramas da fruta, contém apenas 33 calorias!

Preparo do chá

Ingredientes:

  • 8 morangos;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 2 dentes de cravo-da-índia;
  • ½ litro de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem os morangos, retire as folhas e esmague cada um com um garfo. Coloque a água para esquentar junto com o cravo e a canela, acrescente os morangos e deixe ferver por 10 minutos. Coe e sirva. Adoce de acordo com a sua preferência, com adoçante, açúcar ou uma colher de chá de mel.

Folhas do morango

Engana-se quem acha que apenas o morango tem funções benéficas ao corpo, as folhas do morango, por muitas vezes descartadas, quando transformadas também em chá, melhora todo o organismo de uma forma geral. Porém, seu uso principal é mais voltado para auxiliar em problemas digestivos.

Esse chá ajuda a emagrecer, é antioxidante, diurético, ajuda a purificar o sangue, além de conter também as propriedades existentes na fruta, essas como os alcalóides, taninos, as biomoléculas que se ligam com as proteínas, os aminoácidos e outros compostos de pH baixo. Este chá alivia os problemas estomacais, combatendo dores e azias, má digestão, refluxo e gastrite, cólicas, náuseas, inchaço, diarréia, dentre outros problemas.

Caule

Ainda mais descartado do que as folhas, o caule do morango também faz bem quando consumido regularmente, pois além de possuir os mesmos benefícios que as folhas, fortalece o sistema imunológico.

Preparo do chá

Ferva 200ml de água filtrada e adicione um punhado de folhas (secas ou frescas) e o caule do morango. Deixe que a água absorva os nutrientes das folhas durante 5 minutos com o recipiente fechado. Adoce com mel, se quiser, e sirva.

Atenção: tenha cuidado para não amassar as folhas secas, pois o sabor fica muito melhor quando elas estão intactas.

Recomendações e alternativas

Para quem deseja máximos resultados no que os chás prometem, deve-se consumi-los no mínimo três vezes na semana, e sempre após as refeições. É sempre bom alertar que a recomendação e o acompanhamento de um médico é sempre essencial para saber se é correto para sua saúde.

Os sachês de chá também são um quebra galho para quem não consegue achar morangos durante o período fora de época. Os seus preços variam de R$ 4,00 a R$ 38,00 e são encontrados em casas especializadas ou supermercados.

O que você achou? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)