6 Chás PODEROSOS para Curar Resfriados, Tosses e Gripes

Conheça os principais chás para resfriado, tosses e gripes e como prepará-los

Muito confundido com a gripe, o resfriado é um quadro incômodo que pode surgir em qualquer época do ano, sendo mais comum durante o inverno. O resfriado se difere da gripe por não apresentar febre alta – entre os principais sintomas estão a dor de garganta, tosse seca e congestão nasal.

chá para gripe

Assim que o resfriado aparece, muita gente corre para fazer a ingestão de diversos tipos de medicamento a fim de evitar que os sintomas se instalem. Porém, a automedicação é uma prática que deve ser evitada, já que alguns tipos de remédios podem provocar reações adversas e até mesmo piorar o quadro.

para sua saúde e sistema imunológico

Para quem deseja se livrar do incômodo causado pelo resfriado de forma natural existe o chá, que se tomado de maneira correta pode melhorar o quadro. A seguir você vai conhecer os principais chás para resfriado e como prepará-los. Confira!

1. Chá de anis estrelado

Além de muito usado como especiaria em sobremesas, o anis estrelado é um ingrediente que aparece em receitas de chás que fornecem diversos benefícios para a saúde.

dicas de nutrição

Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o anis estrelado se torna um ótimo remédio para combater problemas respiratórios causados pelo resfriado. Ele ajuda a limpar as vias respiratórias aliviando assim a congestão nasal. Além disso, também é indicado como tratamento da tosse.

fotografia com zoom

Para fazer o chá você deve acrescentar 1 colher de sopa de anis estrelado em 500 ml de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Quando esfriar, coe a bebida e adoce a gosto com mel. O chá deve ser tomado até 3 vezes ao dia até que os sintomas sejam aliviados.

2. Chá de gengibre

o que tomar

O chá de gengibre por sua vez é um ótimo aliado da imunidade, prevenindo doenças devido à alta concentração de vitamina C em sua composição. Para quem está resfriado, o chá de gengibre ajuda no combate de problemas respiratórios e alivia a congestão nasal.

Além disso, ele ainda ajuda a melhorar o processo digestivo, que pode ficar relativamente comprometido devido ao fato de o corpo ficar mais debilitado.

Para preparar o chá, você deve utilizar a raiz de gengibre ralada acrescentando-a em uma panela com água e deixar a mistura ferver. Assim que ferver, deixe a bebida amornar e coloque suco de meio limão e adoce com mel a gosto. Beba o chá 2 vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

3. Chá de limão

receita completa

O limão é rico em vitamina C, sendo outra opção de chá para fortalecer o sistema imunológico e expulsar de vez o resfriado.

A preparação deve começar ao cortar um limão em 4, mas sem retirar a sua casca. Em seguida, deixe-o em infusão em água fervente durante 5 minutos, cobrindo o recipiente com uma tampa. Assim que a bebida amornar, amasse de leve o limão, retire os bagaços, coe e adoce com mel a gosto. Beba o chá em seguida.

4. Chá de laranja e limão

mistura perfeita

Assim como o limão, a laranja também é uma ótima fonte de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando o quadro de resfriado.

Para fazer esse tipo de chá é necessário utilizar as cascas de 2 laranjas e de 1 limão, colocando-as em uma panela com água. Deixe a mistura ferver por 15 minutos e então apague o fogo.

Em seguida, esprema o suco do limão e das laranjas descascadas e adicione à mistura. Ferva a bebida por mais 10 minutos e então deixe que amorne. Coe e adoce com mel a gosto. Tome o chá para resfriado ao longo do dia até que os sintomas desapareçam.

5. Chá de eucalipto

O eucalipto é uma planta muito usada para o tratamento de doenças respiratórias como a asma, bronquite e tosse. Logo, o chá de eucalipto se torna uma boa opção para se ver livre do resfriado.

as melhores ervas

Na preparação, é necessário deixar uma colher de sopa de folhas picadas de eucalipto em infusão em água fervente até amornar. Em seguida coe e adoce com mel a gosto. O chá de eucalipto deve ser tomado até 3 vezes ao dia.

6. Chá de hortelã

O chá de hortelã é uma opção que oferece o conforto que se precisa quando se está resfriado devido à sua refrescância. A hortelã também é rica em Vitamina C e ajuda a fortificar o sistema imunológico. Seu consumo é ótimo para o tratamento da tosse.

com limão

Para fazer essa bebida você deve colocar um punhado de folhas de hortelã em uma panela com água, deixando ferver por 10 minutos. Deixe a bebida amornar e adoce a gosto, beba em seguida.

Cuidados com a ingestão dos chás para resfriado

Apesar de serem alternativas naturais, os chás para resfriado devem ser consumidos com cautela e é importante escolher apenas uma opção não misturando diversos tipos de chás.

Além disso, leve em consideração que esses chás não podem ser consumidos muito quentes e que você não deve se expor à friagem após ingeri-los. A mudança brusca de temperatura no corpo faz com que o organismo tenha um desgaste energético mais intenso, o que diminui ainda mais a imunidade e pode fazer com que o resfriado evolua para uma gripe.

Por isso, vale mais a pena tomar o chá antes de dormir, quando você já estiver confortável e aquecida de modo a evitar situações como essa.

Lembrando também que gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças não devem fazer o consumo de chás sem o conhecimento médico já que algumas plantas medicinais podem apresentar reações adversas.

Caso os sintomas persistam, é essencial procurar um médico a fim de um diagnóstico confiável. Além disso, se você apresentar febre alta e dores no corpo, não faça o uso de medicamentos por conta própria e procure um hospital, pois há suspeita de dengue.

Os chás para resfriado podem ser uma alternativa natural para combater esse quadro infeccioso desde que sejam consumidos da maneira correta. Em caso de dúvidas sobre os sintomas, não hesite em procurar um médico.

Tem dúvidas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)