Receita e Benefícios do Chá de Romã: Dicas de Como Fazer

Conheça os benefícios de consumir o chá de romã

Uma fruta tipicamente tropical, mas ainda pouco utilizada pela maioria das pessoas, a romã possui excelentes características para todo o organismo, sendo capaz de te trazer muitos benefícios – muitos mais do que guardar as sementes na carteira n irada do ano novo. Uma das melhores formas de consumir essa fruta é com o seu chá e, por isso, conheça agora tudo sobre o chá de romã.

Chá de Salsa

Preparando o chá de romã: Receita Passo a Passo

Chá de Salsa

Para preparar o chá de romã você pode utilizar duas partes diferentes da planta e com benefícios diferentes: se quiser a forma tradicional, use as cascas. Se procura um meio natural de controlar o desarranjo intestinal, faça uma infusão com a flor.

uma delícia

Para o chá de cascas, utilize um litro de água e cerca de uma xícara com as cascas da fruta. Ferva os dois ingredientes juntos por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo em seguida e tampe o chá, deixando até que amorne. Em seguida, é só ingerir a bebida.

Chá de Salsa

Já para a infusão de flor de romã devem-se utilizar 30 gramas de flor de romã para cada litro de água. Deixe que fervam por 10 minutos e, após descansar e amornar, é só ingerir.

Gargarejo com chá de romã

Diferentemente da maioria dos outros chás, com o obtido da fruta romã é possível fazer gargarejos de modo a combater problemas na garganta, como amidalite, infecções e dores em geral. O recomendado é ingerir cerca de uma xícara de chá, sem engolir, e fazer movimentos vibracionais com a garganta, gargarejando.

Chá de Salsa

Graças às suas propriedades, esse chá irá ajudar no alívio da dor e dos sintomas e ajudará a voz a se recuperar mais rápido, eliminando o problema.

Chá de romã como prevenção ao Alzheimer

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostram que o chá de romã pode ajudar a prevenir o mal de Alzheimer, doença degenerativa sem cura e que afeta cada vez mais pessoas.

prevenir doenças

Essa propriedade é graças à grande quantidade de antioxidantes presentes na casca, o que garante o combate aos radicais livres. Além disso, essa propriedade também ajuda no combate do envelhecimento precoce, impedindo que as células morram por mau funcionamento ou falta de oxigenação, por exemplo.

Chá de Salsa

Como a casca possui mais antioxidantes do que a polpa e as sementes, o chá feito com essa parte da fruta é uma ótima forma de aproveitar os seus benefícios.

Prevenção do câncer também é uma realidade

Além disso, o chá de romã também é capaz de ajudar na prevenção do câncer, já que seus antioxidantes ajudam prevenir o aparecimento de diversas doenças. A atividade anormal de celular, o que potencialmente pode originar tumores, é contida ou prevenida com a ingestão desse chá, garantindo muito mais saúde.

Quer abaixar o colesterol ruim? Chá de romã!

Outra propriedade desse chá é que ele é capaz de diminuir os níveis de LDL, o colesterol considerado ruim. Dessa forma, o efeito acontece em forma de proteção a todo o sistema cardiovascular: com menos colesterol ruim no sangue, menores são as chances de se formarem placas de gordura na parede das artérias. Com menos placas na parede das artérias, elas não ficam obstruídas e, assim, diminui-se o risco de doenças cardíacas ou derrames.

para o colesterol

A flor da romã também é uma poderosa adstringente e por isso o consumo da infusão dessa parte da fruta também garante propriedades para o seu sistema circulatório e cardíaco.

O grande aliado de quem usa muito voz

Quem usa muito a voz, como palestrantes, professores ou cantores, pode proteger a voz e prevenir de ficar afônico utilizando esse chá de maneira regular, todos os dias. Para isso, é preciso fazer o gargarejo três vezes no dia, ajudando a proteger a voz e restaurar a garganta.

beba todos os dias

Fazendo isso você protege as cordas vocais e também evita de sofrer com dor de garganta causada pelo esforço excessivo da voz.

Atenção na quantidade

com benefícios

Apesar de seus benefícios é preciso ter cuidado no consumo dessa bebida, já que ela em excesso pode levar a problemas de constipação intestinal – a famosa prisão de ventre. Quem já sofre com esse problema de maneira crônica, inclusive, deve consumir esse chá apenas de maneira pontual para impedir que o problema se agrave.

O ideal é tomar uma xícara de chá por dia, fora das refeições principais ou então até três xícaras de infusão da flor da fruta. Com isso, você garante que seu corpo fique protegido na medida certa.

O chá de romã possui diversos benefícios, especialmente para quem quer cuidar ou tratar da garanta. Conhecendo seus benefícios e como usar fica muito mais fácil cuidar da e proteger a saúde de maneira natural.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)