Receita de Como Fazer Chá de Canela Passo a Passo

Publicidade

Condimento comum na culinária brasileira, a canela é uma especiaria descoberta e erradicada através da região do Sri Lanka, ao sul da Índia. Registros históricos datam os primeiros usos do condimento já nos séculos XIV e XVI. Chegou ao mundo ocidental em diversas viagens e hoje há quem não consiga viver sem este pó mágico, ótimo para o preparo de alguns alimentos e um excelente chá!

Chá de Canela

A planta original se chama Cinnamomum zeylanicum, com caule marrom e folhas bem verdes. É típica de climas levemente quentes, por isso aceitou muito bem seu replantio em terrenos brasileiros e qualquer um pode cultivar em casa para ter folhas prestas para um chá da tarde. O aroma forte está presente tanto na versão em pó vendida em supermercados como na planta em si.

Chá de Canela

Uma curiosidade: quando a canela era rara, já foi usada como moeda de troca. Assim como o cravo da índia, a pimenta do reino e a noz-moscada, quando a canela era rara e seu sabor foi comprovado como excelente para temperar, já foi moeda caríssima de troca. Durante as cruzadas era um dos itens mais valiosos para trocar até por moedas de ouro pelos soldados para levar de volta para a Europa, e foi assim que o item chegou às mesas europeias e veio até o Brasil.

Leia também: Ervas Naturais Medicinais

Benefícios do chá de canela

benefícios do Chá de Canela

A planta se tornou popular para chá por seus excelentes poderes analgésicos, ou seja, ajuda a aliviar dores dos mais diversos tipos. Pode ser de pancadas, torções e até desagradáveis dores de cabeça. Uma xícara de chá de canela por dia pode evitar a enxaqueca e também dores musculares. Com irritações, é um ótimo calmante também.

Chá de Canela

E como os chás já são conhecidos por suas proezas digestivas, com esta planta não poderia ser diferente. Ajuda a aliviar a constipação, regular o sistema digestivo e tem um poder ainda melhor que os demais chás para dores de barriga: liberação de gases. Algumas pessoas possuem problemas com eliminação de gases. Uma receita comum é tomar um copo de refrigerante porque o gás da bebida ajuda com o problema. Mas não é das mais saudáveis, não é mesmo? O chá da planta canela é natural, não tem contra indicações e ajuda a aliviar arrotos e flatulências, além de ser uma receita barata e fácil de fazer.

como preparar

A indústria dos medicamentos fitoterápicos descobriu um novo uso da erva: energético naturla. Já conhecemos a cafeína com a mesma finalidade, mas a canela também pode combater a fraqueza e o desânimo no dia a dia. Ao invés de uma xícara de café, experimente o chá no café da manhã para dar mais energia. Funciona mesmo!

benefícios desta delícia

Há discórdia quanto a informação de que chá de canela emagrece. Contudo, é um excelente anti oxidante, ajudando o corpo a eliminar substâncias nocivas ao seu funcionamento, melhoria da pele, crescimento do cabelo com mais força e vitalidade, dentre outros. Muitos produtos para cabelo já usam a planta por seus benefícios. Como acelera o organismo e aumenta a disposição, pode sim melhorar na perda de peso porque acelera a queima de gordura e anima na prática de exercícios. Mas não foi encontrada uma relação direta entre a canela e o processo de emagrecimento.

passo a passo

Estudos comprovados mostram a canela como excelente para combater fungos, bactérias e parasitas. Aumentando a imunidade do corpo, o extrato natural acaba por ajudar seu organismo a combater tais invasores do corpo de uma forma saudável. Claro, não eliminam o tratamento médico. Em algumas infecções o estado corporal é tão grave que apenas medicamentos podem ajudar para não agravar o quadro.

Como o Fazer Chá de Canela Passo a Passo

uma delícia

A receita é bem simples. Deixe a água ferver até o ponto de borbulhar e coloque as folhagens ou pedaços de canela, depende de qual formato você comprar. Tape a panela ou sua chaleira e deixe abafado por cerca de 15 minutos, quando o chá estará apto para ser ingerido porque a planta já transmitiu para a água as suas substâncias. O ideal é fazer e beber o chá na hora, nunca esperar muito.

para relaxar

Por conta do sabor amargo você pode usar a mesma receita acima para incrementar, como colocar adoçante (em quantidades pequenas), uma colher de chá de mel, hortelã e até gengibre. Sendo natural, pode ousar a vontade e criar suas próprias receitas.

Chá de Canela

Dica: jamais substitua o chá por medicamentos

Os chás podem sim ajudar a combater diversas enfermidades. Contudo, a medicina e seus estudos estão ai para serem usados, uma evolução da humanidade para benefício e sobrevivência dos seres humanos. Sabemos que alguns povos antigos usavam apenas chás para cura, mas muitas mortes aconteciam porque doenças não eram tratadas adequadamente. Os medicamentos agem mais rápido no corpo para combater infecções. Antes de qualquer tratamento em casa, consulte um médico. Em muitas enfermidades e dependendo da gravidade, o chá não pode ajudar em nada e pode até complicar o quadro clínico.

Deixe seu comentário sobre qual erva você mais gosta!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)