9 Melhores Chás para Prisão de Ventre e Gases!

Publicidade

Prisão de ventre não é nada legal né? Ela com certeza vai fazer o corpo inchar, causa irritabilidade, dores abdominais, muitos incômodos e ninguém quer se sentir dessa forma.

Hoje encontramos diversas opções que podem acabar com esses incômodos que surgem como mágica por conta da prisão de ventre, entre eles estão dietas especiais, remédios homeopáticos, fitoterápicos, os medicamentos comuns e claro os chás, que são indispensáveis nesses casos de algum tipo de disfunção do organismo. Afinal, na antiguidade, quando não se existia médicos, hospitais, remédios e nem o conhecimento científico, as pessoas já tinham os problema que eram resolvidos com as chamadas hoje de veras medicinais, que são os chás. Se naquela época funcionava e por sinal funcionava muito bem, por que não seguir esse caminho nos dias de hoje?

chá para prisão de ventre

O chá como forma de cura e alívio dessas disfunções, pode ser considerada uma das opções mais benéficas, por ser natural, de fácil acesso, fácil e rápido preparo e ainda baixo custo.

Tendo esse pensamento em mente, podemos buscar opções que aliviem o desconforto e ajude no funcionamento do intestino.

chá para gases

Vale lembrar que apesar de serem substâncias naturais, os chás devem ser tomados com certa cautela pois como se sabe, tudo em excesso, incluindo essas iguarias naturais podem acarretar certos efeitos colaterais e outros tipos de desconforto que são adquiridos por conta do excesso ou falta da informação em relação ao uso dos chás, já que caso a pessoa tenha algum tipo de problema de saúde congênito, precisa verificar se as propriedades do chá não afetam em nada.

o que tomar

Por isso, sempre que for começar uma dieta nova ou introduzir o uso de alguma substância no seu dia a dia, procure um médico e confirme o uso dessas substâncias.

Conheça alguns desses chás que podem ser seus aliados no combate a prisão de ventre!

1) Chá de gengibre

o que tomar

O gengibre tem sido o queridinho dos chás, das dietas e afins, não é mesmo? O novo benefício da ingestão do seu chá é a melhora da prisão de ventre. Isso porque o gengibre possui propriedades que ajudam na digestão, aumentando os movimentos e estímulos do intestino. Com essa movimentação, os desconfortos da prisão de ventre são diminuídos.

alívio dos sintomas

  1. Para fazer o chá, você vai precisar de 1 litro de água e 1 colher de sopa de gengibre.
  2. Coloque a água e o gengibre juntos em uma panela e deixe ferver por mais ou menos 8 minutos. Após isso, deixe o chá “descansando” até ficar morno e tome dividindo em até 3 doses por dia.

*caso queira dar um toque a mais e adicionar mais um sabor aos chá, coloque limão no momento de ferver.

2) Chá de sene

todas as opções

O sene é um chá poderosissímo, porém, merece atenção especial em relação ao seu consumo. O uso desse chá não é indicado para crianças menores de 14 anos, mulheres que estão grávidas, amamentando e nem durante o período menstrual, além desses grupos, as pessoas que possuem qualquer tipo de inflamação intestinal devem evitar o consumo do chá.

  1. Para prepará-lo, é preciso uma colher de café das folhas do sene para cada xícara de água. Como o ideal é tomar 1 xícara toda noite, antes de dormir, faça sempre a medida de 1 para 1. Coloque a água para ferver, após pegar fervura, desligue o fogo e adicione as folhas do chá.

O uso do chá não deve passar mais de uma semana seguida, por possuir propriedades muito fortes que trabalham em toda a parte intestinal.

3) Chá de cáscara sagrada

ervas secas

Esse chá também é um dos mais fortes e merece atenção em seu uso, pois após um grande período de uso seguido, ele pode causar dependência laxativa, o que fará com que o intestino só funcione com estímulos não naturais do organismo.

A ingestão não é recomendada para mulheres grávidas, lactantes e pessoas que apresentem inflamações intestinais.

Ele possui duas formas de preparo:

  1. A 1ª é muito simples, basta ferver 1 colher de sopa da folha ou da casca da planta em 1 litro de água. Após fervura, deixe esfriar e tome 1 xícara todos os dias antes de dormir.
  2. Já a 2ª é um pouco mais forte, por conta da substituição da água por vinho branco. Para prepará-lo, você precisará de 1 garrafa de vinho branco e 5 colheres de sopa do pós da cáscara sagrada. Sua preparação é mais demorada, é preciso colocar as 5 colheres da erva no vinho e deixar a mistura de molho por 10 dias. Passado esse período, coe a bebida e tome 1 cálice todos os dias antes de dormir até que o organismo se normalize.

Além desses 3 tipos de chás, existem outras ervas que auxiliam e muito no controle da prisão de ventre:

Caso queira um resultado certeiro mais rápido, pode misturar duas ou três ervas, lembrando que a combinação deve ser equilibrada e a frequência da ingestão controlada, o ideal é reduzir ou até mesmo parar o consumo do chá quando o intestino voltar a normalidade.

bebidas milagrosas

Além da super ajudinha dos chás, para evitar e combater a prisão de ventre dê uma olhada nas dicas abaixo, elas realmente fazem a diferença quando estão em conjunto e aliadas aos chás.

  • beba bastante água. O ideal é que seja consumido 2L por dia.
  • possua uma alimentação saudável e a base de fibras
  • consuma vegetais, legumes e frutas
  • pratique exercícios com frequência
  • organize seu reloginho biológico e agende um horário no banheiro, isso estimulará o organismo a criar o hábito de ir ao banheiro
  • nunca perca a vontade! É muito importante ouvir a voz do seu intestino, assim que surgir uma vontade, a hora é essa.

A prisão de ventre, por ser algo muito comum, principalmente entre as mulheres, muitas vezes pode não ter a atenção merecida. Se mudando os hábitos, melhorando a dieta e incluindo os chás a situação não melhorar, o ideal é que ser procure um médico.

Tem alguma dica de chá para prisão de ventre e gases? Deixe abaixo nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)