Para que Serve Chá de Sene? Emagrece? Benefícios e Receita!

Saiba tudo sobre o chá de sene e descubra como ele age no organismo

O sene é uma planta do tipo arbusto cujo fruto é em formato de vagem e que é muito utilizado em forma de cápsulas ou de chá. Considerado uma possibilidade para quem deseja emagrecer, o chá de sene é cada vez mais popular. Para tirar essas dúvidas, conheça tudo sobre esse chá.

chá de sene

O chá de sene

O chá de sene é feito a partir da planta e que tem efeito principalmente laxativo. Por isso, é um chá utilizado por quem possui o chamado intestino preso e também entre quem deseja melhorar o trânsito intestinal.

benefícios do chá de sene

O seu uso, entretanto, não pode ser feito de maneira indiscriminada e por isso é importante conhecer mais sobre esse chá, evitando que ele traga malefícios para a saúde.

Como age o chá de sene?

folhas secas

O chá de sene age ao causar uma irritação nas paredes do intestino, dificultando a absorção de água na região. Dessa forma, a água vai para as fezes, que ficam mais líquidas e, com isso, conseguem ser evacuadas de maneira mais fácil. Além disso, o chá de sene também estimula as contrações e movimentos do intestino grosso, melhorando todo o trânsito do local.

opções de chás

A ação desse chá deve-se ao fato de conter substâncias conhecidas como antraquinonas e que são responsáveis por causar essa irritação na parede intestinal.

Como fazer o chá de sene? Passo a Passo da Receita!

como preparar

Para fazer o chá de sene podem-se utilizar os frutos ou as folhas secas, mas as folhas secas são as encontradas com mais facilidade e segurança. Assim, para fazer o chá:

  • Esquente cerca de 150 a 200 ml de água. Deixe que ferva e, após dois minutos desligue o fogo.
  • Acrescente cerca de ½ colher de sopa de folhas secas de sene e misture;
  • Cubra o recipiente onde estiver o chá para que ele fique abafado por um tempo de cerca de 5 minutos;
  • Espere amornar e ingira. Não adoce, mas, se quiser, misture com cerca de 50 ml de chá de camomila ou erva doce para que atuem como um relaxante e evite cólicas.

Quais os benefícios do chá de sene?

Benefícios do chá de sene

Embora muitas pessoas afirmem categoricamente que o chá de sene seja capaz de emagrecer, ele não possui uma atividade termogênica e aceleradora do metabolismo como o chá de hibisco, por exemplo. Dessa forma, ele não ajuda na queima de gordura e, portanto, não emagrece. A sensação de emagrecimento, entretanto, é devido aos seguintes benefícios:

· Melhora o trânsito intestinal

Por causar uma irritação local e favorece a passagem das fezes, o uso pontual desse chá faz com que o trânsito intestinal seja melhorado, impedindo que ocorram quadros de piso de ventre.

· Diminui o inchaço abdominal

Ao melhorar o trânsito intestinal, fezes acumuladas são eliminadas de maneira mais fácil, o que reduz o inchaço abdominal. É desse efeito que surge a crença de que o chá de sene emagrece, quando, na verdade, ele ajuda a eliminar o inchaço acumulado.

· Acaba com os gases e cólicas

Ingerir o chá de sene também previne que gases e cólicas provenientes desse fenômeno aconteçam, garantindo sensação de bem estar.

· Possui ação demorada

O chá de sene possui uma ação que leva cerca de 10 horas para fazer efeito. Isso garante que quem ingere o chá tenha maior controle e possa se programar para ingerir a bebida de modo que não ocorram desconfortos.

Quais os efeitos colaterais do chá de sene?

efeitos colaterais

Apesar de suas vantagens, esse chá traz alguns efeitos colaterais, especialmente quando ele é utilizado da maneira incorreta. Embora não sejam experimentados por todas as pessoas, os principais efeitos colaterais incluem:

· Dores abdominais

Ao ingerir esse chá pode ser que o indivíduo sofra com dores abdominais provenientes da irritação e movimentação do intestino. Para combater esse problema é indicado o consumo de chá de camomila ou erva doce para acalmar o organismo.

· Perda eletrolítica e de potássio

O seu uso prolongado e contínuo, entretanto, pode fazer com que o corpo sofra uma perda eletrolítica e de potássio, podendo levar, inclusive, a condições mais graves de saúde. Essa perda se deve pela possibilidade de o chá causar diarreias intensas.

· Desenvolvimento de constipação intestinal

Pode parece contraditório, mas o uso prolongado desse chá faz com que o intestino se acostume à ação laxativa, fazendo com que ele deixe de funcionar e, inclusive, gere ou agrave o problema de constipação intestinal.

Contraindicações do chá de sene

chá de sene

Devido o fato de irritar as paredes do intestino, o chá de sene é contraindicado para crianças abaixo de 12 anos, gestantes, lactantes, pessoas com dores abdominais de razões desconhecidas, pessoas com lesões ou problemas gastrointestinais e quem usa medicamento controlado para o coração.

tudo sobre chá de sene

Em caso de dúvida, consulte sempre o seu médico para ter a garantia que a administração da bebida é totalmente segura. Além disso, o uso é contraindicado de maneira contínua para todas as pessoas, devendo ser usado apenas em casos de emergências.

chá de sene

O chá de sene é uma opção para quem sofre com intestino preso, gases e problemas abdominais relacionados e que não sejam graves. Apesar de seus benefícios, entretanto, é preciso tomar cuidado com o uso da bebida para que ela não traga problemas de saúde mais graves.

5 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)