Chá de Marcela: Benefícios para Saúde e Propriedades

Publicidade

Conheça quais são as vantagens medicinais do chá de marcela

A marcela – ou macela – é uma bonita flor amarela que também dá origem a um dos chás mais ricos, poderosos e conhecidos pelas pessoas. Repleto de propriedades medicinais, o chá de marcela pode te ajudar a eliminar diversos sintomas de maneira natural. Por isso, conheça quais são os benefícios desse chá.

O QUE VOCÊ PODE TRATAR COM O CHÁ DE MARCELA?

Propriedades e Benefícios do Chá de Marcela

Embora o chá de marcela seja um produto medicinal e que, portanto, não substitui consultas ao médico ou a ingestão de remédios alotrópicos, essa bebida pode ajudar no tratamento de algumas enfermidades e sintomas. Assim, o que você pode tratar com o chá de marcela inclui:

* MÁ DIGESTÃO

Chá de Marcela

O chá de marcela é um poderoso aliado no combate à má digestão, permitindo que o seu sistema digestivo trabalhe de maneira muito mais eficiente. Podendo ser ingerido antes ou depois da refeição, esse chá garantirá uma digestão mais facilitada e que não origine a sensação de “peso” no estômago.

* AZIA

Por ajudar na má digestão o chá de marcela também ajuda a combater e a tratar a azia, que é o efeito de uma digestão realizada de maneira incorreta, incompleta ou insuficiente. Geralmente a azia origina uma sensação de queimação na garganta e muitas vezes pode levar a náuseas e vômitos. Assim, ingerir o chá de marcela elimina todos esses sintomas e ainda o corpo a digerir o resto da refeição.

veja a receita

* ESTRESSE E ANSIEDADE

Assim como muitos chás, o chá de marcela possui uma propriedade altamente calmante e relaxante, eliminando ou diminuindo efeitos do estresse e da ansiedade em geral. Isso é possível graças à sensação de relaxamento causada pela ingestão da bebida, garantindo uma sensação de bem-estar prolongada e muito necessária para muitas pessoas.

Veja mais chás para ansiedade!

* GASTRITE

Já a gastrite é uma espécie de irritação que também é causada pela digestão realizada da maneira incorreta. Além disso, as crises de gastrite podem ter fundo emocional, ou seja, acontecem quando a pessoa fica excessivamente nervosa.

Graças às suas propriedades calmantes e digestivas, portanto, esse chá ajuda a controlar e evitar crises de gastrite e também a acalmar o organismo quando uma crise do tipo acontece.

comente o artigo

* QUEDA DE CABELOS

Outro fator que pode estar bastante relacionado ao emocional é a queda de cabelos, já que mediante situações de muita ansiedade e estresse os cabelos podem começar a cair. Por isso, quem está sofrendo com quedas de cabelos pode usar esse chá como uma ferramenta para diminuir esse efeito.

* POROS DILATADOS

O chá de marcela também possui uma propriedade adstringente, que garante a contração de vasinhos que ficam sob a pele. Isso permite um controle maior da oleosidade da pele e diminuição da aparência dos poros, que ficam menos dilatados.

antes do preparo

* MÁ COAGULAÇÃO

Quem possui problemas de coagulação também pode encontrar nesse chá um aliado, já que sua propriedade adstringente favorece o fechamento dos vasos, ajudando na coagulação e, portanto, na cicatrização do local.

* FERIDAS E ABCESSOS

O uso tópico, ou seja, feito externamente, também é uma das possibilidades de uso do chá de marcela. Nesses casos, a bebida ajuda a cicatrizar os locais machucados e também ajuda a evitar infecções. Essa propriedade tópica está ligada principalmente à sua propriedade adstringente.

Chá de Marcela

* RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode trazer diferentes problemas, inclusive os estéticos, como é o caso da celulite. Além de aumentar a hidratação do corpo, a ingestão desse chá também possui propriedades específicas que auxiliam a eliminação do líquido acumulado, tratando a retenção de líquidos.

* DORES INFLATAMATÓRIAS EM GERAL

Graças à sua propriedade calmante, esse chá também ajuda a diminuir os efeitos de dores inflamatórias em geral, como cólicas e dores de cabeça. Causando um relaxamento no corpo, a pessoa que ingere esse chá fica menos focada na dor e os músculos ficam menos tensos, garantindo uma sensação de bem-estar.

potenciais benefícios

* REUMATISMO

O reumatismo não deixa de ser uma dor inflamatória elevada a um caso mais grave e, portanto, o chá de marcela pode ajudar a combater a sensação causada por essa doença. É importante notar, entretanto, que esse chá não “cura” o reumatismo e, sim, atua de modo a atenuar os sintomas.

* TABAGISMO

Por diminuir a ansiedade e o estresse o consumo desse chá ajuda quem deseja parar de fumar definitivamente. Apesar disso, o chá não fará nenhum milagre e, sim, ajudará nas crises de abstinência. Por isso é preciso primeiro parar de fumar para que esse chá possa fazer o seu papel e ajudar que o vício não retorne.

porque tomar

* OBESIDADE

Quem possui problemas de compulsão alimentar ligada à ansiedade pode utilizar esse chá como uma forma de controlar e impedir a obesidade. Além disso, quando ingerido antes ou após as refeições esse chá também pode gerar uma sensação de saciedade.

Saiba mais sobre o Poder dos Chás!

propriedades estéticas

CHÁ DE MARCELA TAMBÉM TEM PROPRIEDADES ESTÉTICAS

Apesar de suas propriedades medicinais o chá de marcela também possui propriedades estéticas e seus componentes são amplamente utilizados em produtos para ajudar a controlar a oleosidade da pele.

Além disso, esse chá também pode ser utilizado para clarear os fios de maneira natural, assim como acontece com o chá de camomila.

O chá de marcela é um chá rico em propriedades e benefícios para quem o ingere. Aliando sua ingestão a um tratamento específico para cada enfermidade, maiores são as chances de aumentar a sua qualidade de vida.

O que você achou? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)