Chá de Eucalipto: Receita, Benefícios, Como Beber!

Veja como consumir chá de eucalipto da forma certa

O eucalipto é conhecido pelo seu cheiro forte e muito agradável para a maioria das pessoas. Além disso, é muito utilizado como madeira de reflorestação, além de ser utilizado para a fabricação de papel, de lápis e móveis em geral.

Chá de Eucalipto

Suas folhas, por outro lado, podem ter um uso diferenciado: o chá de eucalipto. Feito e consumido da maneira correta, ele é um grande aliado da boa saúde e, principalmente, da eliminação de alguns sintomas incômodos.

receita completa

Como a sua segurança deve vir em primeiro lugar, entretanto, conheça a resposta para as principais dúvidas sobre o chá de eucalipto e saiba como consumir a bebida da forma certa.

Como preparar o chá de eucalipto? Receita Passo a Passo

A preparação correta do chá de eucalipto é fundamental para garantir que todos os seus benefícios sejam devidamente aproveitados. Pode até não parecer, mas se você não tomar o cuidado necessário o resultado pode ser de perder as propriedades tão importantes desse chá.

como preparar

Assim, você deve colocar uma colher de sopa de folhas de eucalipto no fundo de uma xícara e então cobrir com água fervente. Em seguida, tampe a xícara e deixe que o chá amorne sem retirar a proteção. É fundamental consumir o chá ainda morno, que é quando ele tem o máximo das suas propriedades.

Propriedades e Benefícios do Eucalipto para a Saúde

Assim como todas as bebidas do tipo, o chá de eucalipto é especialmente recomendado em algumas situações específicas. São elas:

· Problemas respiratórios

Pessoas que tenham problemas respiratórios como asma, bronquite ou rinite podem usar as propriedades anti-inflamatórias e absorventes de água fazem dele um ótimo liberador das vias aéreas para uma melhor respiração. É por isso, inclusive, que ele faz parte da composição de alguns dos bálsamos e produtos mais conhecidos para esse tipo de finalidade.

problemas respiratórios

Quem sofre com sinusite e mesmo com problemas mais graves de pulmão também se beneficia do consumo dessa bebida. É importante tomá-la ainda quente, mas deve-se evitar o choque térmico.

· Infecções em geral

O chá de eucalipto também é ótimo para combater infecções de todo o tipo e, por isso, é uma bebida recomendada para quem tiver com alguma doença contagiosa, especialmente se for bacteriana.

infecções no geral

A sua atuação potente é capaz de criar um ambiente hostil para o microrganismo, agindo de maneira antisséptica e ajudando na recuperação do organismo de maneira geral. O resultado é que eventualmente a infecção é combatida com sucesso, deixando o corpo saudável novamente.

· Feridas e machucados

Devido a essa característica, inclusive, é benéfico aplicar o chá de eucalipto de maneira tópica e diretamente em feridas. Como cria um ambiente protegido contra micro-organismos e como ajuda no processo de limpeza, ele pode ser utilizado como antisséptico em feridas e machucados.

feridas e machucados

Para isso, basta embeber uma gaze e pressionar levemente contra o machucado. Se a ferida estiver muito exposta ou se for muito profunda, o uso desse chá de maneira tópica não é recomendado. Nesse caso, primeiro é preciso fazer alguns cuidados mais básicos, inclusive a sutura se for necessária, para só então utilizar o chá.

· Dores pelo corpo

Quem sofre com dores pelo corpo, como as causadas pelo reumatismo ou dores no nervo ciático, também encontra no chá de eucalipto um alívio importante. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a diminuir o estresse e o estando de tensão sobre o músculo, de modo a haver mais conforto em geral.

dores pelo corpo

Além disso, quem estiver sofrendo com dor de garganta também pode ser o problema resolvido com o consumo correto desse chá em temperatura bem morninha. No geral, praticamente toda inflamação que cause dor pode ser combatida.

· Problemas no trato urinário

O trato urinário é uma região bastante delicada e que frequentemente pode sofrer com problemas diversos, como infecções. As propriedades antissépticas do chá de eucalipto, por sua vez, vêm a calhar para ajudar a resolver problemas como esse.

Quem estiver com algum tipo de incômodo na região, como uma infecção urinária, pode beber o chá como forma de neutralizar e eliminar os microrganismos. O chá não substitui o tratamento convencional, mas ajuda a aliviar os sintomas mais rapidamente e complementa o tratamento convencional de maneira segura para a maioria das pessoas.

tratar diabetes

· Diabetes

Ainda não há comprovações científicas, mas avaliações preliminares indicam que as folhas de eucalipto podem diminuir o nível de açúcar no sangue. Por isso, para quem tem diabetes essa bebida pode ajudar no controle da doença e na manutenção de uma qualidade de vida com menos picos de glicemia, que podem causar problemas graves para a saúde.

Quem for diabético, entretanto, deve se atentar a duas questões. O chá de eucalipto não substitui, sob nenhuma hipótese, uma possível necessidade de uso de insulina sintética.

Também não é recomendado consumir o chá após ser adoçado, já que o objetivo é justamente controlar os níveis glicêmicos do corpo.

Quais as suas contraindicações?

Grávidas e lactantes não devem consumir esse chá, assim como crianças com menos de dois anos. Quem utilizar algum medicamento precisa ficar atento para não causar nenhuma reação medicamentosa, especialmente devido à propriedade anti-inflamatória e de absorver água acumulada.

contraindicações

Além disso, o chá de eucalipto não faz parte da medicina tradicional, o que significa que, por si só, ele não pode ser considerado um tratamento de eficiência provocada. Como é recomendado para alguns casos mais sérios, o médico deve ser sempre consultado antes de a bebida ser ingerida.

E à exceção das contraindicações, ele pode servir como um eficiente complemento para uma série de tratamentos de condições diversas.

O chá de eucalipto utiliza as folhas de uma das árvores mais conhecidas para garantir proteção ao organismo e à saúde em geral, além de para curar uma série de problemas. Além de fazer o chá da maneira correta é muito importante ficar de olho nas contraindicações e nunca substituir um tratamento convencional pela bebida. Caso os sintomas não melhorem ou se o caso se agravar, é obrigatório procurar auxílio médico para não colocar a sua saúde em risco.

Tem dúvidas? Deixe-as abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)