Chá de Cravos da Índia: Receita + Benefícios + Propriedades

Publicidade

Conheça os benefícios do chá de cravo e inclua a bebida na dieta

Ter uma alimentação saudável é o foco de muitas pessoas, mas para tirar o máximo proveito das propriedades de cada alimento é importante saber o que ele poderá proporcionar. A inclusão de chás na dieta oferece diversos benefícios para a saúde, podendo evitar doenças e dar ao corpo nutrientes necessários para o bom funcionamento. O chá de cravo, por suia vez, é uma boa opção para os amantes da culinária natural e pode ajudar a melhorar a sua saúde. Conheça os benefícios dese chá e veja se você pode incluir a bebida na dieta.

chá de cravo

O chá de cravo

O cravo é proveniente da Indonésia sendo uma especiaria muito utilizada no preparo de doces. Em alguns casos,também é utilizado como um tempero para dar um sabor especial à comida. Além disso, é claro, ele pode ser usado em forma de chá para ajudar a saúde.

O chá de cravo é feito a partir da infusão do cravo da índia em água quente. Ele pode ser encontrado em supermercados e é conhecido pelo seu cheiro característico. Quando transformado em chá, as propriedades medicinais do cravo tendem a se manifestar de maneira intensa, sendo essa a melhor forma de se beneficiar.

Esse chá também é um dos chás mais exóticos e com um odor bastante característico. Diferentemente de outros chás muito amargos, essa é uma boa opção para quem quer se cuidar de uma maneira mais agradável do que com outras opções.

tudo sobre ele

Benefícios + Propriedades + Saúde

O cravo possui em sua composição nutrientes que são excelentes para o bom funcionamento do corpo. O eugenol, por exemplo, é uma das substâncias presentes em maior quantidade no cravo e é responsável pelo seu aroma. Essa substância já foi motivo de estudos e muitos acreditam que pode prevenir alguns tipos de câncer como o do aparelho digestivo. O cravo ainda possui em sua composição vitaminas A, C, K, beta-caroteno, potássio, ferro, magnésio, manganês e selênio. Com isso, é possível ajudar a saúde da pele, dos olhos, dos ossos, do coração e muito mais ao ingerir esse chá.

principais propriedades

Quer saber mais? Então confira abaixo os benefícios do chá de cravo para a sua saúde:

* Bom para a pele

Consumir o chá de cravo pode melhorar a aparência da sua pele e isso se deve à presença do eugenol que é um antisséptico natural e que ajuda a amenizar as marcas de acne da pele.

bom para pele

Além disso, o cravo possui ação antioxidante, o que evita danos na pele combatendo o envelhecimento precoce. Isso acontece porque os radicais livres são .combatidos, evitando a deterioração precoce das células. Assim, incluir o chá de cravo no cardápio pode evitar o surgimento de rugas e marcas de expressão.

* Remédio natural para dores de cabeça

Esse chá possui ação analgésica e é um remédio natural para dores de cabeça e enxaquecas. Além disso, a bebida pode aliviar dores de dente já que ajuda a causar um alívio muscular.

dores de cabeça

* Ajuda a limpar o pulmão

A bebida também ajuda a limpar o pulmão devido à ação expectorante, sendo excelente para quem está com tosse ou presença de muco.

* Combate inflamações

Consumir o chá de cravo ajuda a combater inflamações e abaixar a febre. É excelente para quem sofreu algum tipo de queimadura e esse chá ainda proporciona melhora no sistema imunológico.

combate inflamações

* Melhora a circulação

Para as pessoas que sofrem com problemas de circulação, incluir o chá na dieta pode melhorar o quadro. O cravo possui propriedades que melhoram o fluxo sanguíneo e purificam o sangue atuando na melhora da circulação.

* Queima rápida de gordura

Para quem busca o emagrecimento investir nessa bebida torna a queima de gordura mais rápida, já que o consumo da bebida acelera o metabolismo.

* Alivio das câimbras

Para quem pratica exercícios e sente espasmos musculares ou câimbras constantemente, o consumo do chá de cravo ajuda a aliviar o problema já que a especiaria possui propriedades que protegem os músculos.

* Melhora a digestão

Pessoas que sofrem com problemas de digestão podem fazer o uso do chá em busca de melhora. A bebida age combatendo a indigestão, a prisão de ventre, a náusea e a azia.

chá de cravo

* Combate ao mau hálito

O chá também pode ajudar no combate ao mau hálito, problema que incomoda muitas pessoas. Isso acontece, pois a bebida elimina bactérias da boca e do estômago causadoras do mau hálito. Além disso, ele pode ser usado para combater problemas na gengiva e de cáries.

* Controle do colesterol

Consumir esse chá também ajuda no controle do colesterol já que diminui o colesterol ruim, responsável por causar problemas cardíacos. Assim, a bebida ajuda a evitar infartos e outros problemas cardiovasculares.

controle da tiróide

* Ajuda em problemas da tireóide

Incluir o chá na dieta também ajuda a melhorar o funcionamento da tireóide sendo excelente no tratamento do hipertireoidismo e hipotireoidismo. A bebida também ajuda a prevenir o surgimento desses tipos de problemas.

Como preparar o Chá de Cravo: Receita Passo a Passo

Para fazer o chá de cravo em casa e se beneficiar de todas as suas propriedades você deve deixar os cravos em infusão em água fervida por alguns minutos até amornar e em seguida a bebida deve ser coada para ser consumida.

A quantidade de cravos deve ser de um punhado para cada litro d’água. O consumo do chá de cravo não deve passar de três xícaras por dia e ele pode ser adoçado naturalmente com mel ou outra opção de sua preferência.

chá de cravo

Contraindicações

Gestantes, lactantes e crianças com menos de seis anos devem evitar o uso desse chá, assim como pessoas com doenças neurológicas e problemas gastrointestinais. O uso contínuo do chá ou acima do recomendado pode causar problemas de saúde e irritações cutâneas. Por isso, apesar do chá ser natural é importante consultar um médico antes de fazer uso da bebida.

O chá de cravo pode proporcionar diversos benefícios para a saúde desde que consumido de maneira correta. Na dúvida, consulte sempre o seu médico e,com a devida autorização, você poderá se beneficiar de todas as propriedades que somente uma especiaria tão única poderia oferecer.

Dúvidas? O que você acha do gosto do chá de cravo? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)