6 Chás Diuréticos Naturais para Desinchar Rápido!

Os chás sempre foram muito usados de diversas formas medicinais, seja para amenizar algum sintoma físico, como forma de calmante para aliviar ansiedades, ajudar no sono (a dormir melhor) e outras maneiras. Mas de uns tempos para cá, eles tem sido muito usados para finalidades diuréticas, que se combinadas com outros métodos, ajudam a controlar o inchaço, reter menos líquido, perder peso e muitos outros benefícios que serão pontuados no texto abaixo!

dicas de bebidas quentes para desinxar

A retenção de líquido é algo que incomoda muito as mulheres. Isso acontece por vários motivos, que podem envolver, sedentarismo, maus hábitos alimentares, alto consumo de sal e claro, a TPM. Apesar de todos esses motivos, a retenção de líquido também pode ser um sinal de que há alguma coisa errada com o funcionamento dos rins.

Como tratamento caseiro e mais natural, existem os chás diuréticos (como citado acima) que ajudam a eliminar o excesso de líquido e as toxinas excessivas no corpo.

Para saber se você retém líquido, veja os sintomas abaixo:

  • Dor de cabeça
  • Dor no peito
  • Mal estar
  • Irritabilidade
  • Aumento da pressão
  • Inchaço abdominal e torácico
  • Inchaço nas mãos, pés e tornozelos

Veja algumas receitas dos chás diuréticos:

1) Chá de cavalinha

erva medicinal

  1. Coloque 2 colheres de sopa de cavalinha picada em um recipiente.
  2. Ferva 500 ml de água, desligue o fogo e coloque no recipiente que está com a erva.
  3. Abafe e deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos.
  4. Beba de 2 a 4 xícaras por dia.

2) Chá de cavalinha com abacaxi

com fruta tropical

O efeito da cavalinha pode ser potencializado com a adição de abacaxi.

  1. Ferva 1 litro de água e deixe que comece a ebulição para desligar.
  2. Coloque na água já fervida 100 gramas de ramos frescos de cavalinha e a mesma quantidade da casca do abacaxi.
  3. Deixe o chá em infusão por 10 minutos, depois disso, coe e beba ainda morno.
  4. O ideal é que se tome 2 ou 3 xícaras ao dia.

3) Chá preto com abacaxi

natureza a seu favor

  1. Em 1 litro de água ferva as cascas de meio abacaxi, isso por 10 minutos.
  2. Depois disso, espere que esfrie e bata-as no liquidificador, em seguida reserve.
  3. Faça o chá preto da forma comum de infusão.
  4. Assim que o chá ficar com a temperatura ambiente, misture a bebida ao abacaxi batido.
  5. É opcional acrescentar mel e abacaxi cortado, isso trará um sabor mais agradável ao chá.
  6. Deixe na geladeira e beba gelado.

4) Chá de carqueja

vida verde

A carqueja tem um grande poder diurético, por isso é uma das ervas mais conhecidas e usadas com essa finalidade.

  1. Para preparar o chá, ferva 1 litro de água e após pegar fervura, desligue o fogo, coloque 4 colheres de sopa de folhas picadas da erva e deixe em infusão por alguns minutos.
  2. Após esfriar, coe e beba até 3 xícaras no decorrer do dia.

5) Chá diversificado

ervas frescas

  1. Ferva 1 litro de água, depois coloque 1 colher de sopa de alcachofra e a mesma quantidade para as ervas seguintes: centelha asiática, cavalinha e ban-chá.
  2. Deixe a mistura em infusão por aproximadamente 10 minutos e beba até 3 xícaras desse chá durante o dia.

6) Chá verde

um dos mais famosos

Além de ajudar na perda de peso, o chá verde possui propriedades antioxidantes, de aceleração do metabolismo, queima de calorias e consequentemente, ação diurética.

Para o preparo do chá, prefira as folhas sem processamento, elas possuem mais benefícios.

um dos mais populares

Ferva cerca de 1 litro de água, após fervida, acrescente de 1 a 2 colheres de sopa da erva e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. O ideal é beber antes das refeições, durante o dia.

DICA: Apesar do uso dos chás diuréticos, sempre tome 2 litros de água por dia.

Chás que tem sido nomeados como famosos pela perda de peso através de ação diurética, devem ser tomados com certos cuidados e apenas se houver prescrição médica.

o que beber

Alguns deles, como por exemplo, o chamado sibutramina natural, que é o chá de 30 ervas, pode trazer alguns problemas para a saúde, pois muda radicalmente os hábitos do reato intestinal. Além disso, algumas pessoas devem ter o uso restrito em relação a esse tipo de chá, como por exemplo, gestantes, pessoas com problema de pressão alta e entre outros casos específicos.

Apesar da retenção de líquidos, um dos fatores que mais estimula a busca de chás diuréticos, é importante prestar atenção em duas questões que muita gente se esquece:

Reter líquido não é significado de água em excesso.

Ou seja, se você perceber que retém líquido, não pode deixar de formar alguma de tomar água. Muito pelo contrário, á ingestão de água estimula os rins a trabalharem eliminando os líquidos em excesso e as toxinas presentes no organismo, o que também ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

retenção hídrico

O organismo é muito inteligente e possui mecanismos de armazenamento, que defendem o corpo em casos de privação de alguma substância importante, por exemplo, nos casos de dietas, que as pessoas diminuem o consumo de alimentos, o organismo retém todas as calorias pois não sabe quando receberá nutrientes novamente. Com a água funciona da mesma forma, se o corpo não é hidratado corretamente, o organismo retém todo o líquido que pode para garantir a hidratação necessária. Portanto, muito se engana quem pensa que reduzir a quantidade de líquidos diminuirá a retenção.

uso em excesso

O uso em excesso de diuréticos provoca uma grande perda de sais minerais.

Essa perda não é inofensiva para a saúde e o organismo, já que os sais minerais são essenciais para o bem estar do organismo. Caso eles não sejam repostos, através de outros tipos de líquidos, que não sejam os diuréticos, sua falta de reposição pode trazer grandes danos à ase, muitas vezes irreversíveis e dependendo do grau de desidratação em que a pessoa se encontre, pode causar a morte (em casos mais extremos).

Ao incluir esse tipo de chá na sua dieta, consulte seu médico para ver se não há nenhum tipo de restrição. Os chás são benéficos para inúmeras situações, mas como qualquer tipo de remédio, prescrição, deve ser consumido com moderação e responsabilidade!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)