Chás Calmantes Naturais para Acalmar, Relaxar e Dormir

Publicidade

Os chás são auxiliares da medicina moderna há muito mais tempo do que você os conheces. Desde os tempos primórdios dos grupos humanos vivendo na floresta que os homens descobriram como usar as ervas para os seus problemas. Nos primeiros momentos foram os temperos, aguçando o paladar com alimentos mais saborosos e também aromáticos. Mas uma das descobertas mais famosas e mais queridas na atualidade é poder dos chás como calmantes naturais.

Chás Calmantes Naturais Dicas de Chás Calmantes Naturais

A medicina já concorda que ervas curam e muitos medicamentos fitoterápicos são receitados por médicos com registro e que cursaram medicina, o que não acontecia há 10 anos. Alguns médicos comentam o poder do chá para relaxamento também pelo seu hábito de rotina, como beber chá antes de dormir para relaxar. Nossa mente é pré programada para produzir e liberar endorfina (hormônio do alívio e relaxamento) quando fazemos atividades consideradas relaxantes como caminhar, tomar sucos naturais e até o chá todos os dias no mesmo horário. Cultivar o bom hábito de tomar chá por si só já ajuda, independente da erva.

receita passo a passo com limão

Dicas de chás calmantes naturais

  • Chá de camomila – um dos mais queridos porque ajuda o corpo a relaxar já no primeiro instante. Até seu sabor é calmante, levemente doce, e pode receber gotas ou rodelas de limão para ficar mais saboroso ainda. É indicado tomar quente, mas a versão gelada também é muito agradável. Acrescentar mel também pode tornar a sua bebida diferenciada.
  • Erva cidreira – vindo da planta melissa ou citronela, é uma ótima erva para relaxar e ainda ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Não existe dosagem excessiva, pode tomar quantas vezes quiser desde que mantenha a dieta com muita água para ajudar os rins a funcionar melhor e não dar sobrecarga. Por mais legal que seja, tudo demais faz mal ao corpo, não é mesmo? Com o chá é a mesma coisa. A erva cidreira também tem poder analgésico, por isso é uma ótima dica de bebida natural para livrar-se de dor de cabeça, em especial enxaqueca.
  • Chá de maracujá – a fruta é bastante conhecida por seu poder de relaxamento. O suco ajuda bastante e muitos medicamentos fitoterápicos têm como base a bebida, com excelente aroma. O chá pode ser feito apenas com suas folhas ou unir outras ervas como a erva cidreira na fervura para um sabor diferencial. Chá de maracujá com hortelã é refrescante e ajuda com os sintomas básicos da gripe, como congestionamento nasal e tosse.
  • Chá de hortelã – além do aroma muito agradável para se sentir na cozinha, a hortelã é extremamente relaxante, por isso é um dos aromas mais queridos para ambientes como quarto e sala de estar. O chá de hortelã com tangerina é uma ótima mistura para ajudar a dormir melhor, em especial quem sofre de insônia crônica.
  • Melissa – os óleos essenciais da planta acalmam desde a pele até seu temperamento agitado. Está estressado no trabalho? Uma leve xícara de chá será o suficiente para manter a calma e continuar o dia tranquilo. Também uma folhagem indicada para quem sofre com insônia.
  • Erva-de-são-joão – também usada em florais, é uma folhagem super indicada para casos de depressão tratáveis com medicamento natural, quando o caso não é clínico. Ajuda a manter a concentração também e ótima dica para começar o dia com uma xícara quente.
  • Passiflora – é um tipo de maracujá, mas um pouco mais concentrado em seu poder calmante e com mais substâncias para deixar seu organismo mais lento, ótimo para tomar antes de dormir. Todos os chás de maracujá podem ser incrementados com algumas frutas caso queira melhorar o sabor, mas por si só ele já é bom. O leve amargo pode sair com uma pequena xícara de açúcar ou mel.
  • Chá de uva – há quem enumere a uva na lista das frutas energéticas, mas também ajuda tanto a acalmar como regular o sistema intestinal. Uma ótima dica de suco também desintoxicante e cai bem com camomila.

Quer relaxar? Alguns chás devem ser evitados

contra o estresse cotidiano para acalmar os ânimos

O hábito de beber chá todos os dias faz muito bem ao corpo, mas algumas ervas ao invés de te acalmar, acabam acelerando o organismo. As mesmas folhagens indicadas para quem quer emagrecer devem ser evitadas por quem quer dormir melhor, livrar-se do estresse do fim de tarde não são as indicadas para quem quer descansar e ter na bebida o melhor para a sua mente tranquila.

Chás Calmantes Naturais

Os chás para fugir quando o intuito é relaxar são: ervas de guaraná com pó ginseng, chá preto, chá branco, chá verde, chá vermelho. Todos aceleram o metabolismo e podem alterar seu sono. São ótimos para malhação, manter o corpo queimando gordura e quem anda cansado e indisposto no trabalho, mas não para quem busca o sossego.

Quem descobriu o chá?

Chás Calmantes Naturais passo a passo

A descoberta do chá é envolta de mistérios e lendas que infelizmente pouco dá para comprovar devido ao tempo. rica em lendas. A história mais propagada ao longo dos anos é do imperador chinês Shen Nong em 2737 aC com uma xícara de água quente e de repente folhas caíram antes de ele beber. Ele gostou da bebida, pediu para repetir e possivelmente este foi o primeiro chá do mundo, por acidente. Infelizmente não há prova deste quase conto histórico e como questionar a lenda, mas isto data a bebida entre os humanos em mais de 1000 aC.

receita deliciosa

As primeiras referências em livros de pessoas bebendo chá datam por volta de 600 aC, ainda na China. Pelo costume inglês muitos pensam que foram eles os responsáveis pela criação, mas na verdade só nas cruzadas a bebida chegou por lá. No começo do chá chinês a finalidade era apenas medicinal, por ervas, em um raciocínio lógico: se as plantas podem curar quando colocadas em cima de uma ferida, beber ajudaria ainda mais, não? E então surgiram os primeiros chás para fins médicos. Na dinastia Tang da China, e ai já estamos na história por volta de 618 D.C., o chá tornou-se uma bebida popular apenas por apreciação. Era comum tomar chá nas refeições e substituir sucos e outras bebidas feitas de plantas também.

Deixe um comentário sobre qual é seu chá calmante favorito!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)