8 Dicas de Chás para Enjoo, Vomito, Dor de Barriga na Gravidez

Aprenda a fazer os principais chás para enjoo e se livre desse desconforto

O enjoo é um desconforto que pode afetar o dia de trabalho ou um dia de descanso, requisitando repouso e, em alguns casos, medicamentos específicos. Porém, muitas pessoas não gostam de consumir remédios para melhorar um enjoo momentâneo e é aí que entram as opções naturais.

bebida quente

Os chás são alternativas que podem melhorar essa condição, além de trazerem diversos benefícios para a saúde. A seguir você vai aprender a fazer os principais chás para enjôo e assim se livrar desse desconforto. Confira!

Antes de começar a tomar o chá, investigue a origem do enjoo

O enjoo é uma forma do organismo de sinalizar que algo está errado, podendo ser uma reação natural a algo que foi ingerido. Esse desconforto também pode aparecer durante crises de enxaqueca ou como reação a algum tipo de medicamento – como um efeito colateral de tratamento de câncer.

principais sintomas

Em alguns casos, ele pode ocorrer devido à ingestão rápida ou intensa de comida ou então à ingestão de comida excessivamente gordura ou fora do prazo de validade.

Porém, esse problema ainda pode significar outros quadros de saúde como desidratação, intoxicação alimentar, gravidez ou um quadro considerado grave. Por isso, é importante investigar e perceber a origem do enjoo antes de começar a tomar o chá ou algum outro medicamento.

Apesar de serem alternativas naturais, alguns chás podem apresentar ação abortiva, por exemplo, devendo ser evitados por gestantes. Portanto, assim que sentir enjoo e o sintoma persistir, procure um médico para que ele possa analisar o seu estado de saúde.

tipos diferentes

Tipos de chás para enjoo

Se o enjoo for apenas um mal estar e não estiver ligado à gravidez ou a um problema mais sério de saúde você pode fazer uso de um dos seguintes chás:

1. Chá de hortelã

Devido à sua ação calmante, o chá de hortelã é uma ótima alternativa natural para amenizar os sintomas de enjoo, já que relaxa os músculos do estômago.

cor verde

Para fazer basta adicionar duas colheres de sopa de folhas frescas de hortelã a meio litro de água fervida, deixando a mistura em infusão por cerca de 5 minutos. Espere o chá amornar e coe, bebendo em seguida. O chá deve ser consumido até 2 vezes ao dia.

2. Chá de gengibre

o que faz você perder peso

O chá de gengibre também é uma boa opção para combater o enjoo devido à presença de compostos de fenol e ativos como óleos voláteis que agem no estômago reduzindo o desconforto.

Para preparar o chá, você deve acrescentar uma colher de chá de raiz de gengibre ralada em uma xícara de água fervente deixando em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe a bebida adicionando o suco de meio limão e adoce com mel. O chá deve ser tomado até 3 vezes ao dia.

3. Chá de camomila

para bebês

O chá de camomila por sua vez ajuda a melhorar o enjoo causado por problemas intestinais e gástricos, além de oferecer ação calmante. Assim, como o enjoo também pode ter um fundo emocional em alguns casos, o chá de camomila pode ajudar a evitar essa situação.

Para fazer o chá, você deve usar de 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila em uma xícara com água fervida deixando em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe a mistura e adoce com mel a gosto.

4. Chá de boldo do Chile

Esse chá ajuda no tratamento do enjoo causado por excessos alimentares no fígado, melhorando os sintomas como ânsia de vômito e boca amarga.

ideias de bebidas

Para preparar a bebida basta adicionar uma colher de chá de folhas secas de boldo do Chile picadas em uma xícara de chá com água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, em seguida coe e beba. O chá deve ser tomado antes das refeições.

5. Chá de poejo

O poejo é uma planta muito encontrada em jardins e conhecida por seus benefícios. Devido às suas propriedades digestivas o chá de poejo ajuda a reduzir a acidez do estômago, melhorando a digestão e tratando o enjoo. É uma opção especialmente útil para quem comeu demais e, agora, sofre com a digestão lenta.

o que beber

Para fazer basta acrescentar 1 colher de chá de poejo fresco ou seco picado em uma xícara e deixar em infusão em água fervente por 10 minutos. Em seguida, coe e beba. O chá deve ser tomado antes das refeições.

6. Chá de marcela

O chá de marcela pode ser usado no alívio do enjoo já que ajuda a melhorar a digestão e trata as dores no estômago de maneira geral.

Chá de Marcela

Para preparar basta deixar duas xícaras de flores de marcela em infusão em meio litro de água fervente por 10 minutos. O chá deve ser bebida após as refeições até 6 vezes ao dia.

7. Chá de alecrim

Outro tipo de chá para enjoo é o feito com o alecrim, usado desde a Idade Média para combater doenças como a depressão. Sua ação estimulante ajuda a melhorar a digestão por fazer o sistema digestivo trabalhar mais intensamente, o que ameniza os sintomas de enjoo.

benefícios para saúde
Chá das 5!

O preparo é simples, basta deixar 1 xícara de chá de folhas secas de alecrim em infusão em meio litro de água fervente por 15 minutos. Coe e beba quando estiver morno. O chá deve ser consumido até 4 vezes ao dia entre as refeições.

8. Chá de carqueja

vida verde

O chá de carqueja também pode ser utilizado no tratamento do enjoo devido às suas propriedades que agem contra doenças estomacais e hepáticas.

Para fazer é necessário colocar 20g de folhas de carqueja picadas em infusão em 1 litro de água fervente durante 10 minutos. Em seguida, coe e beba. O chá pode ser tomado até 4 vezes ao dia.

Os chás para enjoo são alternativas naturais que ajudam a combater o desconforto causado por esse problema sem a necessidade de medicamentos. Antes de consumir os chás para enjoo, entretanto, é essencial saber a causa do problema consultando um médico a fim de evitar camuflar alguma doença ou agravar o quadro.

Qual das opções acima você vai tomar? Compartilhe abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)