Como Fazer Chá de Manjericão + Benefícios, Propriedades!

Publicidade

Descubra todos os benefícios do chá de manjericão e veja como prepará-lo

Amantes de pizza provavelmente estão muito familiarizados com o manjericão: considerado um dos ingredientes mais tradicionais da famosa margherita, essa erva também está presente na alimentação de muita gente graças ao seu cheiro e paladar únicos. A verdade, entretanto, é que o manjericão também pode fazer parte da sua alimentação de uma maneira diferente: através dos chás. Com isso, você leva as suas propriedades às alturas e consegue aproveitar todos os seus benefícios. Não sabe quais são esses benefícios? Então continue lendo e veja como o chá de manjericão pode te ajudar a conseguir uma vida mais saudável.

Os benefícios do chá de manjericão

melhores benefícios

As propriedades já conhecidas das folhas de manjericão fazem com que o seu chá seja uma poderosa ferramenta e aliada na busca de uma vida mais saudável. Repleto de propriedades, esse chá possui benefícios como:

· Possui propriedades bactericidas

Uma das grandes vantagens desse chá é que ele é um poderoso antibacteriano. Isso significa que ele é capaz de matar bactérias nocivas e de impedir o agravamento de infecções diversas.

É por isso que quem sofre com dores de dente, por exemplo, normalmente encontra desse chá um alívio. Como ajuda a matar as bactérias presentes na boca, esse chá diminui os riscos de infecção e, portanto, alivia as dores. Com isso, também pode ser um poderoso aliado em casos pós-operatórios, por exemplo.

· Fortalece o sistema imunológico

Por conter grandes quantidades de vitamina C, esse chá é especialmente benéfico para ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Com isso, existem menos riscos de se adquirir uma gripe, um resfriado ou mesmo uma complicação de alguma doença.

sistema imunológico

Suas propriedades bactericidas também fazem com que ele seja capaz de ajudar o sistema imunológico já que diminui as chances de que uma bactéria acabe atacando o organismo de maneira prejudicial.

· Ajuda a prevenir o câncer

Outra propriedade benéfica do chá de manjericão é a sua atuação preventiva ao câncer. Isso se deve, basicamente, às suas propriedades antioxidantes. Como esse chá evita que as células do corpo sejam oxidadas e destruídas pelos radicais livres, existem menores chances de que ocorra um comportamento anormal de células, o que normalmente leva aos tumores.

Manjericão

Além disso, essa bebida também contém vitaminas importantes como as vitaminas E e K, ajudando a prevenir o surgimento de diversos tipos de câncer, como o de mama.

· Ajuda a memória

O cérebro também é um órgão favorecido por esse chá devido a três fatores principais: aumento da retenção de memória, melhora na circulação cerebral e diminuição do estresse.

propriedades medicinais

Todos esses fatores juntos fazem com que o cérebro trabalhe de uma maneira melhor e otimizada, evitando danos e lesões que inclusive podem ser permanentes. Além de ajudar na concentração e capacidade cognitiva, portanto, esse chá também ajuda a memória, permitindo que você se lembre mais facilmente de coisas que são importantes em seu cotidiano.

· Melhora a circulação

Com propriedades adstringentes importantes, o chá de manjericão também ajuda a melhorar a circulação de uma maneira geral. Como resultado, existe uma diminuição do acúmulo de colesterol nas paredes das veias e artérias já que o sangue consegue “lavar” melhor todo o aparelho circulatório.

dicas de saúde

Como resultado, o coração também é favorecido já que há menos riscos de que ocorra uma interrupção no fluxo sanguíneo para o coração. Além disso, o coração precisa trabalhar menos intensamente e as células também são oxigenadas de maneira mais adequada. Com isso, o resultado é que o corpo passa a funcionar melhor graças à circulação que é favorecida.

combate doenças

· Previne e combate a anemia

Como é rico em ferro, o manjericão também é um grande aliado para a hemoglobina do sangue. Isso significa que a ingestão saudável desse chá pé capaz de aumentar os níveis de ferro no sangue. Como a anemia é caracterizada por uma deficiência anormal nos níveis de ferro no sangue, geralmente causada por um quadro de má alimentação, o chá funciona como uma fonte de ferro, o que previne e ajuda a tratar a anemia.

Junto da circulação mais eficiente, essa é uma propriedade muito importante para quem tem problemas de nutrição em geral e que vive sofrendo com casos de anemia. Dessa forma, é possível controlar esses casos com uma ajuda totalmente natural e segura de maneira eficiente.

Chá de Manjericão

· Pode conter outras ervas

Uma das grandes vantagens desse chá é que ele pode ser utilizado com outras ervas, ou seja, é possível misturar o manjericão em outros chás ou misturas outras ervas a esse chá para combinar ou potencializar propriedades diversas.

Embora seja necessário pensar no sabor e também em uma possível compatibilidade, isso é importante porque torna esse chá ainda mais versátil, permitindo que seu uso ajude em diferentes quadros e traga propriedades ainda mais fundamentais.

Como fazer: Receita Passo a Passo

passo a passo

Para fazer esse chá, o recomendado é ferver cerca de um litro de água até que apareçam as primeiras bolhas e ele levante fervura. Em seguida, devem-se acrescentar cerca de 10 folhas dessa erva e tampar o recipiente por cerca de 10 minutos.

Após o período, quando o chá já estiver morno deve-se coar e ingerir a bebida. É possível guardar a bebida até de um dia para o outro, o que permite que seu uso seja espaçado ao longo do dia.

Se for do seu agrado, você pode misturar outras ervas para garantir não apenas um sabor melhor, mas também para garantir propriedades importantes. É preciso, entretanto, ter cuidado e sempre conversar com o seu médico antes de fazer qualquer mistura.

receita Chá de Manjericão

O chá de manjericão é uma bebida poderosa para quem procura uma vida mais saudável e, por que não?, também mais gostosa. Dentre os benefícios estão melhora na circulação, no sistema imunológico, prevenção ao câncer e muito mais. Para aproveitar seus benefícios com segurança, entretanto, é sempre recomendado que você procure o seu médico e peça orientações sobre a bebida. Ao fazer isso, você garante que terá apenas os benefícios do chá – e a sua saúde agradece.

Curtiu? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)