Chá de Guaco com Leite e Mel: Para que Serve + Benefícios

Conheça mais sobre o chá de guaco

A venda indiscriminada de remédios sem precisar apresentar prescrição médica nas farmácias aumenta cada vez mais a automedicação, podendo levar até mesmo à dependência do organismo. Por esse motivo muitas pessoas têm deixado os medicamentos de lado e optado pelo tratamento medicinal, usando principalmente os chás.

dicas de bebidas

Apesar de a maioria dos chás não terem respaldo científico de eficácia, a bebida não causa dependência e tem um efeito menos agressivo do que os remédios. O chá de guaco, por sua vez, faz parte de uma lista de métodos medicinais aprovados pela Anvisa no tratamento de doenças respiratórias. Conheça mais sobre o chá de guaco.

O guaco: Poder dos Chás

o que tomar

O chá de guaco é feito a partir de uma planta trepadeira que pode ter até 3 metros de altura. O guaco tem origem de países da América do Sul adaptando-se bem ao clima tropical. Muito cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a planta já passou por diversos estudos que comprovam ser eficaz no tratamento de doenças ligadas ao sistema respiratório.

Benefícios do chá de guaco

chá de guaco

O chá de guaco tem diversos benefícios para a saúde e ajuda no tratamento de doenças de forma natural. A bebida possui ação expectorante, sendo excelente para limpar o pulmão e ajudar na eliminação de catarro. Por isso, o chá é aconselhado no tratamento de gripes e resfriados atuando contra sintomas como febre alta, rouquidão, tosse e outros incômodos.

folhas verdes

A garganta também ganha proteção extra contra infecções. A bebida ainda ajuda a dilatar os brônquios auxiliando no tratamento da asma e da bronquite. O chá de guaco possui ação cicatrizante acelerando a cicatrização de machucados e evitando que infeccionem devido à sua propriedade antisséptica.

guaco

Quem sofre com o reumatismo e febre reumática também encontra no chá uma forma de tratamento natural, assim como pessoas que sentem desconforto causado pelas varizes. Isso acontece, pois o chá conta com ação antiflamatória. O chá também possui ação diurética e sudorífera, ajudando o organismo a eliminar toxinas e o acúmulo de líquido no corpo, evitando e diminuindo o inchaço.

Como consumir o chá de guaco

A melhor forma de preservar ao máximo as propriedades medicinais da planta é consumi-la na forma de chá de guaco. Para preparar o chá você deve utilizar as folhas da planta e que podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais. As folhas devem ser levadas ao fogo juntamente com água até levantar fervura. Feito isso, você deve deixar a mistura descansar até amornar, coando em seguida.

como consumir

O ideal é consumir duas xícaras de chá por dia até que os sintomas tenham desaparecido. Caso você queira tratar ferimentos ou dores reumáticas, por exemplo, o chá deve ser utilizado para uma compressa local três vezes por dia.

Contraindicações

Apesar de ser uma alternativa medicinal e natural, o chá de guaco possui algumas contraindicações que devem ser respeitadas para que não ocorram problemas de saúde.

Gestantes e crianças menores de um ano não devem usar o chá de guaco, assim como lactantes já que o efeito diurético da bebida pode prejudicar a produção de leite. Mulheres que possuem alto fluxo de menstruação também não devem fazer uso da bebida, pois correm o risco de ter um fluxo ainda maior.

bem docinho

Pacientes que façam usos de anticoagulantes e/ou que possuam problemas de coagulação sanguínea também devem evitar o chá, pois pode agravar o quadro. Pessoas que tenham cálculos biliares e doenças hepáticas devem passar longe do chá.

Riscos do uso do chá de guaco

com risco

O chá de guaco também pode apresentar alguns riscos à saúde se usado indiscriminadamente e por um período longo. Podem ser observados casos de hemorragia, diarréia, náusea, vômito e aumento nos batimentos cardíacos. Por ser uma bebida com ação diurética, o uso prolongado pode causar desidratação e até mesmo falta de minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Acompanhamento médico

acompanhamento

O chá de guaco é uma bebida natural e de fins medicinais que pode substituir tratamentos com medicação, mas para evitar efeitos colaterais é importante que você consulte um médico antes de fazer uso do chá. Por ter contraindicações, você deve checar com o médico que não tem nenhuma doença pré-existente que possa responder de forma negativa à administração do chá. Além disso, somente o médico poderá orientar na forma correta de consumir o chá de guaco, observando a quantidade de dias que o tratamento deve ser feito.

Havendo qualquer tipo de reação adversa ao consumo do chá de guaco o paciente deve procurar imediatamente o médico e interromper o uso da bebida.

O chá de guaco é uma alternativa medicinal que pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias, mas antes de fazer o uso da bebida, consulte seu médico para que o consumo seja seguro e não cause problemas de saúde.

O que você achou do sabor e dos benefícios? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)