GUIA: Chá de Funcho – Benefícios, Propriedades, Saúde!

Aprenda mais sobre o famoso chá de funcho

O nome pode te parecer diferente, mas você provavelmente já se deparou com o chá de funcho em algum momento. Isso porque esse é o outro nome dado para o famoso chá de erva cidreira, considerado um dos mais populares e utilizados por quem aproveita a medicina natural para cuidar da saúde. Em qualquer um dos seus nomes, a verdade é que essa bebida carrega consigo propriedades únicas e que podem melhorar a sua vida. Assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre chá de funcho.

Chá de funcho para adultos

para adultos

O chá de funcho quando consumido por adultos garante uma série de atuações, permitindo uma sensação maior de bem estar em diferentes quadros. Nesse sentido, as principais atuações incluem:

· Ação vermífuga

Uma das características mais marcantes desse chá é o fato de que ele possui uma ação vermífuga. Isso significa que ele ajuda o intestino a se livrar de parasitas diversos que normalmente são adquiridos pela alimentação ou cuidados insuficientes com a higiene.

ação vermífuga

Especialmente entre quem come alimentos muito crus ou quem come muito na rua, essa ação é fundamental para evitar que seu organismo continue sendo o hospedeiro para vermes diversos e que inclusive podem causar sérios problemas de saúde.

· Ajuda na digestão

Esse chá também possui uma ação digestiva bastante acentuada, o que ajuda a eliminar quadros de indigestão, indisposição e azia. Normalmente isso acontece porque o chá estimula a produção de enzimas no trato estomacal, garantindo que a comida não fique parada e, com isso, causando sensações incômodas após os alimentos.

ajuda na digestão

Essa propriedade, inclusive, é especialmente útil entre quem já apresenta quadros frequentes ou crônicos de dores e problemas estomacais, ajudando a aliviar esse problema de maneira natural.

· Ação expectorante

Quem vive resfriado, gripado ou congestionado por algum motivo também encontra nesse chá um grande aliado, já que ele possui uma ação expectorante. Isso significa que ao ingerir esse chá você ajuda a eliminação do muco que fica acumulado nas vias aéreas.

ação expectorante

Como resultado, a respiração é facilitada, assim como a sua qualidade é melhorada. Além disso, existem menos chances de que quadros respiratórios subsequentes sejam desenvolvidos graças a esse acúmulo de muco.

· Efeito diurético

A raiz dessa planta também é conhecida por aumentar a produção renal, o que significa que os rins são estimulados a trabalhar e filtrar melhor o sangue. Esse efeito diurético, portanto, ajuda não apenas a eliminar toxinas, mas também melhora a qualidade do sangue como um todo.

efeito diurético

Além disso, quem sofre de inchaço e retenção de líquidos também se beneficia desse chá, garantindo uma redução de medidas e alívio das articulações, por exemplo. A aparência da pele também é melhorada e a celulite, inclusive, tem a sua aparência consideravelmente diminuída ou abrandada. Assim, é possível não apenas ter um corpo mais saudável, mas também é possível garantir que a pele fique mais bonita.

· Efeito calmante

Outro efeito do chá de funcho é a atuação calmante que ele desempenha. Isso se dá principalmente às suas propriedades antiespasmódicas, ou seja, que ajudam a evitar e reduzir as contrações musculares no organismo.

efeito calmante

Além de ajudar no sono e tratar a insônia, esse chá também é útil para quem sofre com enxaqueca e dores musculares em geral. As mulheres também se beneficiam dessa bebida durante o período menstrual, já que eles ajudam a aliviar as cólicas características desse período.

Esse efeito também gera benefícios psicológicos importantes, como diminuir os efeitos de crises de ansiedade ou de estresse, por exemplo.

· Rico em nutrientes

Como poucos chás são capazes, o chá de funcho também é absolutamente rico em nutrientes como vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, potássio, sódio e ferro. Com isso, diferentes partes e funções do corpo são favorecidas com a ingestão regular dessa bebida.

rico em nutrientes

Graças à vitamina A os cabelos e a visão ganham um reforço, enquanto a vitamina B ajuda o cérebro. Já a vitamina C é responsável por melhorar a imunidade, enquanto o ferro é um potente combatente da anemia. Cálcio e potássio, juntos, aumentam a absorção de cálcio pelos ossos e aumentam suas densidades, tornando-os mais fortes. Já o sódio é importante para as bombas de sódio-potássio no organismo.

· Aumento da produção de leite

Esse chá também é especial porque ele é um dos únicos que pode ser ingerido por lactantes sem que haja prejuízo na amamentação. Pelo contrário, inclusive: consumir o chá de funcho é ideal para ajudar e estimular a produção de leite.

produção de leite

Assim, mães que estejam amamentando seus bebês e que tenham alguma dificuldade com a produção de leite podem ingerir esse chá como uma forma de estimular a produção, garantindo que o bebê possa se alimentar corretamente com tudo do que precisa.

Chá de funcho para bebês (recém nascidos)

chá de funcho

Outra característica desse chá é que ele pode ser dado a bebês, em quantidades moderadas, sem que haja qualquer prejuízo para a criança. Na verdade, o chá de funcho é um poderoso aliado no combate às tão famosas cólicas intestinais nessa fase da vida.

Para isso, basta dar de duas a três colheres desse chá para o bebê para que ele possa se acalmar e experimentar uma sensação de relaxamento em relação às dores causadas pelas cólicas.

Embora seu uso seja recomendado, entretanto, cada bebê é diferente entre si e por isso você não deve abrir mão, se for o caso, de consultar o pediatra antes de fornecer a bebida para a criança.

Como Preparar: Receita Passo a Passo Como Fazer

como preparar

Já a preparação do chá de funcho é bastante simples e basta que você disponha de uma xícara de água fervente e uma colher de sobremesa de funcho. Como diversas partes da planta podem ser utilizadas, você pode utilizar folhas secas ou frescas, bulbo da raiz ou mesmo sementes maceradas. Em todos os casos, as propriedades medicinais são as mesmas, mas é importante atentar-se à proporção.

receita completa

Além disso, após despejar a água quente sobre o funcho é preciso deixar que a mistura fique coberta por no mínimo 10 minutos. Dessa forma, você garante que todas as propriedades medicinais serão mantidas.

O chá de funcho é uma bebida rica em propriedades, nutrientes e sais minerais. Graças a isso, esse chá pode ser ingerido inclusive por lactantes e bebês, mas em todas as condições é sempre importante consultar um médico para garantir que tudo seja perfeitamente seguro.

Dúvidas? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)