Chá de Cogumelo: Efeitos Colaterais, Faz mal? Alucinógeno?

Publicidade

Confira quais são as principais recomendações sobre o chá de cogumelo

Ao falar de chá de cogumelo, a ideia que normalmente vem na cabeça das pessoas é o chá feito para conseguir viagens alucinógenas. A verdade, entretanto, é que existem chás que possuem propriedades medicinais importantes, garantindo mais qualidade de vida e até mesmo uma vida mais saudável. Para isso, é preciso conhecer quais cogumelos podem ser ingeridos com objetivos meramente medicinais, além de se atentar a como deve ser o consumo. Para te ajudar nessa tarefa, saiba mais sobre o chá de cogumelo, sobre os diferentes cogumelos e sobre o poder dos chás.

chá de cogumelo

A polêmica que envolve o chá de cogumelo

Quando se fala em chá de cogumelo, existe uma polêmica muito grande que envolve o assunto devido ao fato de que muitos chás desse tipo são consumidos com intenção alucinógena. Como existem quatro tipos de cogumelos especiais que garantem efeitos psicotrópicos, esse é um assunto que ainda é recheado de bastante tabu.

foto bonita

Com isso, é quase impossível falar de chá de cogumelo sem que haja uma imediata associação das pessoas com o uso recreativo para alucinações. A verdade, entretanto, é que quando feito com outras variedades, o chá de cogumelo pode trazer benefícios diversos para a saúde.

O chá de cogumelo do sol

chá de cogumelo

Um dos principais chás benéficos para a saúde é o chá de cogumelo do sol, que possui excelentes e difundidas propriedades para o organismo. Esse é um chá, por exemplo, que pode ser consumido pelos vegetarianos para garantir maior proteção imunológica.

cuidados

Pessoas com HIV e câncer também podem utilizar o consumo para garantir um organismo mais forte e também mais protegido. De maneira geral, esse chá também possui propriedades importantes para combater vírus, bactérias e infecções em geral, garantindo uma saúde mais resistente.

para saúde

Outros benefícios desse chá incluem o auxílio na redução de alergias e crises de rinite e asma em geral, garantindo muito mais conforto para quem o ingere.

O chá de Reishi

receita

Apesar de o chá de cogumelo do sol ser o mais comum para conseguir propriedades medicinais, alguns outros chás também podem ser feitos, como o chá de Reishi. Apesar disso, a dose indicada é de apenas duas colheres desse chá por dia para evitar efeitos colaterais como boca seca, problemas estomacais e até mesmo hemorragia gástrica.

para preparar

De maneira geral, esse chá ajuda a tratar e prevenir doenças cardiovasculares e do fígado, além de ajudar no tratamento contra artrite. Também garante maior disposição e vitalidade, além de agir em alergias e na asma.

O chá de shiitake

opções

Outro cogumelo bastante conhecido, inclusive por ser utilizado na culinária em geral, é o shiitake. Ele também pode ser utilizado em forma de chá e possui como principal função a proteção do sistema imunológico em geral. Além disso, também ajuda a combater infecções e gripes, além de ajudar a proteger o coração e o sistema cardiovascular em geral.

tipos

A proteção do coração, inclusive, acontece por ajudar a combater o entupimento de artérias e a hipertensão. Apesar disso, esse chá de cogumelo deve ser consumido logo após a sua preparação, pois, caso o contrário, pode causar diarreia.

Cuidados ao ingerir chá de cogumelo

Ao decidir ingerir chá de cogumelo visando a propriedades medicinais é indispensável que você tenha a certeza de que é um cogumelo que pode ser ingerido por chá e que não causará efeitos alucinógenos.

Isso porque tomar um chá de cogumelo de maneira inadvertida pode fazer com que você tenha alterações na visão, sensação de relaxamento intenso, modificações na percepção e até mesmo quadros de paranoia devido aos efeitos psicotrópicos. Já quando o chá for tóxico, você poderá passar por enjoos, náuseas e até mesmo chegar a um quadro de intoxicação grave que pode levar à morte.

Por isso, o ideal é ingerir um cogumelo que você tenha certeza sobre a procedência e sobre de qual tipo se trata para evitar problemas com a saúde.

foto do tumblr

Prefira ingerir cogumelos de outro modo

Devido aos riscos de se ingerir um chá de cogumelo que não é exatamente benéfico para o corpo, o mais recomendado é preferir ingestões alternativas do cogumelo, como diretamente na alimentação.

Isso garante que você tenha muito mais segurança sobre quais serão os efeitos em seu corpo, além de garantir uma dieta mais saudável. Os cogumelos, entretanto, não devem ser consumidos crus porque podem causar um efeito tóxico cumulativo no fígado, levando a problemas em médio prazo.

Usado da maneira correta, o chá de cogumelo pode trazer benefícios importantes para o corpo, especialmente os ligados à maior proteção do sistema imunológico. Apesar disso, existem riscos associados ao seu consumo, como o de ingerir chá de uma variedade que, na verdade, é alucinógena. Por isso, o ideal é optar pelo consumo do cogumelo na comida, garantindo mais segurança.

O que você achou? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)