Chá de Cidreira é Bom Pra Quê? Propriedades e Benefícios

Publicidade

Entenda as diferenças entre os chás de cidreira

Alguns chás são mais conhecidos do que outros e um chá bastante popular é o chá de cidreira. O que pouca gente sabe, entretanto, é que não existe apenas um chá de cidreira e não se deve tomar de maneira inadvertida e sem conhecer quais a propriedades de cada um. Para te ajudar a identificar qual você pode – ou não – ingerir, confira tudo sobre o chá de cidreira.

As diferentes ervas cidreiras

diferentes ervas

Existe uma confusão bastante grande quando se trata de ervas cidreiras porque existem pelo menos três variedades que são assim chamadas: a erva-cidreira ou melissa; o capim-cidreira ou capim-limão e a lípia ou falsa-melissa.

Assim, embora todas possam ser consideradas, teoricamente, cidreiras, elas não são iguais e não possuem as mesmas características. De modo geral, a erva cidreira ou melissa é considerada a erva “original”: possui folhas ovais, pequenas e levemente pontiagudas, com aspecto bastante vivo e aveludado.

propriedades e benefícios

Enquanto isso, o capim cidreira é uma planta com folhas muito finas, grandes e até mesmo cortantes. Esse tipo de capim aparece em formas de arbustos e em nada se parece com a erva cidreira original.

ervas

Já a lípia possui flores mais alongadas do que a erva cidreira e é caracterizada por suas minúsculas flores rosas e seu perfume característico.

Veja mais Poder dos Chás.

Tipos de Chás

Como as ervas são diferentes, é natural que cada chá de cidreira possua uma indicação e também propriedades específicas. Dessa forma, as três variedades de chá de cidreira possuem como características:

· Chá de erva cidreira

com acréscimo

O chá de erva cidreira ou de melissa é reconhecidamente um dos mais utilizados por suas propriedades altamente calmantes. Por isso, sua indicação de uso é para tratar a depressão, curar a insônia, ajudar em crises de ansiedade, diminuir o estresse e ajudar em problemas gastrointestinais.

Esse chá de cidreira é especialmente útil para quem possui a condição de gastrite nervosa, por exemplo, já que além de ajudar a tratar a mucosa também garante mais relaxamento.

· Chá de capim cidreira

erva cidreira

Já o chá de capim cidreira tem o melhor gosto dentre os três e por sua forte propriedade cítrica pode ser utilizado como expectorante, garantindo a eliminação de secreção de maneira muito mais fácil.

Além disso, esse chá de cidreira também tem efeito antimicrobiano e, inclusive, pode ser usado de forma tópica para tratar micoses e problemas relacionados.

· Chá de lípia

chá de erva cidreira

Já o chá de lípia possui indicações semelhantes àquelas dadas para o chá de erva cidreira, possuindo um poderoso efeito calmante. Esse chá também é indicado para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais, assim como dores de garganta, intoxicações, dores no estômago e doenças respiratórias em geral.

Escolha o chá de cidreira corretamente

Para dispor dos benefícios de cada chá de cidreira é natural que você precise escolher o chá corretamente. Por isso, é muito importante que você tenha certeza sobre qual tipo de chá você irá ingerir. Embora a identificação e diferenciação do capim limão seja fácil, a diferenciação entre erva cidreira e lípia pode ser um pouco difícil.

escolher corretamente

Por isso, nesses casos prefira comprar chás já prontos ou então compostos naturais de um local de produtos naturais de confiança. Dessa forma você garantirá que está tomando o chá correto, porque embora não haja nenhum efeito colateral realmente grave em tomar a variedade errada, somente com a ingestão correta você conseguirá os benefícios que pretende obter.

Considere conversar com um fitoterapeuta

Para utilizar o chá de cidreira corretamente nada melhor do que recorrer a um fitoterapeuta, profissional especializado no uso da natureza como medicação, para garantir que você tenha todas as suas dúvidas sanadas.

preparo fácil

Além disso, um fitoterapeuta conseguirá indicar qual chá de cidreira é mais indicado e, inclusive, se existe alguma outra opção que pode ser melhor do que um desses três tipos.

Receitas e dicas de como fazer passo a passo:

Atente-se às recomendações

Assim como todo chá, o chá de cidreira possui indicações específicas, como a quantidade a ser ingerida em cada caso e as contraindicações.

recomendações

O chá de erva cidreira, por exemplo, não pode ser usado por quem tem hipo ou hipertiroidismo, assim como o chá de capim limão não pode ser utilizado por quem está sofrendo de dores abdominais de razão desconhecida. O chá de erva cidreira também deve ser usado à noite e não pode ser tomado em grande quantidade porque pode provocar um relaxamento excessivo e potencialmente perigoso. Conhecer as recomendações específicas de cada um dos tipos é fundamental, portanto, para garantir a sua saúde e segurança.

erva cidreira

O chá de cidreira pode ser encontrado e três variedades diferentes, com propriedades distintas e usos que são indicados em casos específicos. Sabendo qual chá de cidreira tomar e como tomar, você vai ter uma saúde fortalecida e muito mais qualidade de vida com o auxílio da natureza.

Participe comentando abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)