Chá de Aroeira Faz Mal? Como Fazer + Benefícios!

Conheça tudo sobre o chá de aroeira

A aroeira é uma planta bem popular principalmente em parques públicos, canteiros e jardins em geral. Da árvore frondosa podem ser extraídas folhas e cascas que dão origem a um chá bastante completo e que pode ser utilizado em diferentes casos. Como poucos, o chá de aroeira pode ser utilizado de maneira tópica de modo a garantir propriedades importantes. Assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse chá.

com o que fazer

Com o que fazer?

Uma das características desse chá é que ele não precisa ser feito apenas com as folhas por meio de infusão, mas também pode ser preparado com as cascas. Nesse último caso, o processo de preparação é chamado de decocação.

Essa diferente existe e precisa ser observa porque cada tipo de chá gera propriedades diferentes e, principalmente, tem usos e indicações diferentes.

A grande vantagem é que com a mesma planta você conseguirá resolver uma série de problemas diferentes, o que leva a uma qualidade de vida muito maior com um esforço menor.

a planta

Como usar?

Pode até parecer estranho responder como o chá de aroeira pode ser usado, mas a verdade é que além de ingerido ele também pode ser usado topicamente.

Assim, esse chá pode ser utilizado em compressas ou mesmo em massagens específicas para aliviar certas dores e também pode ser usado em forma de banho. Em ambos os casos são usados os produtos da decocação da planta, sendo que no primeiro caso utiliza-se o chá frio, enquanto no banho o chá deve estar o mais quente possível ou suportável.

como fazer

Como fazer? Receita Passo a Passo

Já que é possível usar partes diferentes de chá, é necessário conhecer o que é preciso para cada método de modo a conseguir uma mistura com as propriedades desejadas. Assim, as preparações incluem:

· Infusão

A infusão do chá de aroeira é uma das técnicas mais conhecidas por ser amplamente utilizada na preparação de outros chás. Para fazer a infusão de aroeira, portanto, você vai precisar de um litro de água mineral que deve ser fervida.

Após, desligue o fogo, acrescente cerca de 100 gramas de folhas de aroeira e deixe a panela tampada por cerca 5 de minuto minutos. Em seguida, consuma no máximo quatro colheres de sopa do chá e guarde o resto na geladeira.

· Decocação

Já na decocação você deve ferver um litro de água, desligar o fogo e acrescentar a esse litro cerca de 3 ou 4 pedaços da casca da planta. Não é necessário reservar, mas ele deve ser guardado ao longo do dia. Embora ele possa ser utilizado para beber, é mais comum o seu uso em compressas.

diversos processos

· Banho

Para o banho, devem-se adicionar 25 gramas da casca de aroeira a um litro de água fervente. Essa mistura deve ser deixada esfriando apenas por tempo suficiente para que possa ser jogada sobre a pele.

O banho deve durar cerca de 10 a 15 minutos e pode incluir massagens diversas para garantir o aumento das propriedades medicinais.

Para que serve? Propriedades e Benefícios para Saúde!

benefícios para saúde

Ao falar em propriedades do chá de aroeira estamos falando em um conjunto de benefícios que são muito importantes para quem deseja se curar de alguma forma por meio da medicina natural. No geral, é claro que as três versões possuem propriedades diferentes entre si, mas os principais benefícios incluem:

· Combate a diarreia

Quem está experimentando um quadro de diarreia e disenteria pode utilizar o chá de aroeira como um remédio natural. Ele ajuda a acalmar o intestino e a irritação causada por esse tipo de processo, além de ajudar a acalmar o sistema digestivo em geral.

contra diarreia

É importante, entretanto, que esse chá não seja consumido nos primeiros dias de diarreia, já que esse é um mecanismo de proteção e eliminação do agente causador. Além disso, se esse for um quadro persistente o médico deverá ser procurado para evitar o problema de desidratação.

· Alivia dores do reumatismo

Esse chá também é responsável por aliviar de sobremaneira as dores reumáticas e nevrálgicas em geral. Isso se dá porque normalmente a circulação é favorecida pelo chá já que ele conta com um poderoso efeito adstringente.

Além disso, quando usado de maneira tópica em compressas ou massagens o chá de aroeira também fornece um alívio importante para quem está sempre com dores causadas por doenças específicas do tipo.

· Favorece a cicatrização

Usado de maneira tópica, o chá de aroeira também é conhecido como um poderoso agente cicatrizante e que é utilizado para tratar feridas diversas. Além de ajudar na coagulação esse chá também estimula a vascularização do local, o que faz com que se formem novos vasos sanguíneos e, com isso, mais plasma chega ao local.

Dessa maneira, compressas com esse chá são altamente benéficas para acelerar o processo de cicatrização, especialmente entre quem possui alguma dificuldade do tipo ou deficiência de vitamina K, por exemplo.

· Efeito diurético

Outra propriedade desse chá é que ele possui um efeito diurético bastante pronunciado graças ao estímulo dos rins. Com isso, além de ajudar na eliminação de líquidos acumulados esse chá também é responsável por ajudar a tratar problemas no canal urinário.

efeito diurético

Além disso, o fato de estimular a circulação e a eliminação de líquidos também confere a esse chá um efeito antipirético, ou seja, que tem propriedades de baixar a febre de maneira natural.

Quais os cuidados e contraindicações?

Um dos principais cuidados a tomar com o chá de aroeira é que é preciso garantir a espécie da planta. Isso significa que você deve ter a certeza absoluta que se trata de uma aroeira mansa, já que aroeiras brancas ou bravas podem causar reações adversas, como urticárias e até mesmo intoxicação.

No caso da infusão, também é importante respeitar o limite máximo de consumo de quatro colheres de sopa – e não xícaras – por dia. Além disso, pessoas que tenham predisposição à diarreia ou que estejam com diarreia muito intensa não devem consumir essa bebida.

O chá de aroeira pode ser preparado e utilizado de diferentes formas, trazendo versatilidade para essa bebida e, portanto, aos benefícios que ela traz. Mesmo assim, é preciso ter cuidado em garantir que está se fazendo chá da aroeira correta, além de não exagerar no consumo. Na dúvida, não hesite em procurar o sue médico para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre esse chá.

Tem dúvidas? Deixe sua dúvida ou comentário abaixo!

6 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)