Chá da Casca do Abacaxi: Benefícios, Como Fazer, Pra Que Serve

O abacaxi é uma das frutas tipicamente tropicais de enorme sucesso da dieta dos brasileiros. E como tem diversos componentes saudáveis para o organismo humano, pode ser uma fruta aliada para incluir na dieta. A melhor forma de ingerir a fruta é pura, mas há outras dicas de como colocar o abacaxi na dieta, como em chá.

Os benefícios do abacaxi para a saúde

Chá da Casca do Abacaxi Chá da Casca Chá de Abacaxi

A maior vantagem de incluir o abacaxi na dieta é este ser uma fruta fonte de vitaminas importantes. Uma das principais é a vitamina C, já conhecida porque evita a gripe mas não apenas isso: ajuda a manter os níveis de colesterol sobre controle. Há ainda as vitaminas do complexo B que nutrem o organismo e ajudam em diversos pontos como crescimento do cabelo, melhoria da pele e até dos movimentos e articulações.

Chá da Casca do Abacaxi

Há no abacaxi também uma enorme fonte de cálcio e ferro, ambos responsáveis por deixar seus ossos e músculos com melhor movimento e evitar doenças sérias da velhice. E para quem está buscando perder peso o abacaxi é rico em fibras que ajudam a deixar seu organismo saciado por mais tempo. Também há o controle da retenção de líquidos, ajudando assim a diminuir o peso.

O chá de casca de abacaxi emagrece?

emagrece de verdade

O abacaxi emagrece? Alguns médicos dizem que não mas reconhecem seus benefícios para uma boa dieta. Ele ajuda a combater a retenção de líquido e com isso muitos quilos já vão embora. Também melhora a digestão tanto estomacal como o trabalho intestinal e isso melhora o peso e eliminação dos itens corretamente com gordura.

Como fazer chá de casca de abacaxi

as melhores delícias

Depois de lavar bem a fruta corte a casca e separe. Coloque a água para ferver em uma panela e enquanto isso corte a casca em pedaços pequenos. O ideal é quanto mais fresca estiver a casca, removida o mais próprio possível de você fazer o chá, melhor. Coloque os pedaços na água ainda fervendo, deixe agir por em média 10 minutos e deixe esfriar um pouco. Coe e beba ainda quente.

benefícios desta bebida

Para chás mais completos e mudanças no sabor não há problema algum em acrescentar alguns itens como a querida hortelã, a erva doce, a erva do chá verde, mel, adoçante, dentre outros. Mas quando se trata de açúcar, alguns cuidados são importantes. Quanto mais industrializado é o item mais mal ele faz a seu organismo, mais calorias acrescenta. Uma dica é usar açúcar mascavo ou demerara em seu chá ao invés de açúcar branco fino, considerado o mais nocivo para qualquer dieta.

fruta tropical

Outra forma de fazer é com o pó da casca seca. Corte a casca do abacaxi em fatias, coloque-as no forno e deixe assando até torrar bastante. Usando um triturador crie o farelo da casca e faça o chá com a água quente bebendo junto com o pó. Terá um sabor amargo, por isso pode adoçar com mel ou adoçante. Evite o açúcar.

Quem não pode tomar o chá de casca de abacaxi?

quem não pode

Devido a acidez da fruta a indicação é que pessoas com problemas estomacais não tomem. Há ainda a dica de quem tiver problemas para dormir não tome o chá a noite. O abacaxi é termogênico e isso pode alterar o sono, em especial se você tomar em menos de um antes de dormir, prefira sempre o turno da tarde. Pessoas hipertensas, grávidas e lactantes (mulheres amamentando) também não devem tomar o chá.

Chá da Casca do Abacaxi

Apesar de ser uma bebida natural a indicação é ingerir apenas três xícaras por dia. Isso não apenas porque o abacaxi tem acidez mas seus rins precisam receber pouca carga para trabalhar de forma adequada e com saúde. Beber demais, até mesmo água, pode causar excesso de trabalho nos rins e problemas de saúde sérios.

Alguma dúvida? Comente!

14 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)