Chá de Casca de Maçã com Canela: Receita + Benefícios!

Publicidade

A maçã está entre uma das mais deliciosas e preferidas frutas das pessoas. Com uma polpa super suculenta e adocicada, ela é matéria prima de diversas receitas de doces. Gostosa e atraente, a maçã traz inúmeros benefícios a saúde (já ouviram falar que faz bem para memória? É verdade). Mas aqui fica a questão: grande parte das pessoas descasca a maçã antes de comer e se livra da casca (ou colocam na planta). Enganam-se as pessoas que acham que somente o miolo desta maravilhosa fruta faz bem. Foi comprovado que a casca da maçã é rica em nutrientes, e pode ser, até mesmo mais benéfica que a fruta em si.

Casca de Maçã com Canela

Foi identificado que, comer a casca da maçã ajuda a prevenir derrame cerebral, ataque cardíaco e retardar o envelhecimento (calma pessoal, nada de se entupir de maçã para parecer mais jovem). Nesta parte pouco apreciada da fruta ficam concentrados a maior parte dos fitoquímicos antioxidantes que reduzem as chances de surgimento de células tumorais. Ou seja, comer mação diminui as chances de ter câncer de mama, cólon e fígado. Mas como aproveitar ao máximo os benefícios desta fruta? Para ter acesso a cada pedaço maravilhoso e cheio de vitaminas a melhor forma é fazendo um chá da casca de maçã. Além destes motivos acima, apresentamos mais alguns para aproveitar essa casca:

  • A casca da maçã auxilia no emagrecimento. Ela possui uma substância chamada pectina que reduz a absorção de gorduras pelo corpo;
  • Ela ajuda a controlar o colesterol;
  • Por ser uma rica fonte de fibras, ela possui efeito laxativo e ajuda na digestão;
  • Ela possui ácido ursólico, que controla o nível de açúcar no sangue e também ajuda a reduzir o nível de gordura;
  • Essa suculência toda contém bastante potássio, o que ajuda a eliminar o sódio que circula excessivamente em nosso organismo e ajuda a eliminar os líquidos retidos.

Voltando a casca, ela possui inúmeros benefícios, mas o mais importante de todos é o ácido ursólico. Sabe aquele brilho que vemos nas maçãs? É ele.

adoce com mel ou estevia

Essa substância potencializa os hormônios que cuidam da saúde dos músculos. Então vamos pensar assim: quanto mais brilhosa a casca da maçã estiver, maior é a concentração do ácido. Essa grande quantidade traz inúmero benefícios ao corpo como fortalecimento dos músculos, redução de gordura e potencialização dos hormônios. Apesar de estar presente em outros alimentos, como cereja e manjericão, a maçã ainda contém um número maior desse nutriente. Quem come maçã reduz em aproximadamente 20% o risco de ter um derrame cerebral.

propriedades da fruta

A maçã possui vários tipos: ambrosia, arkansas black, cameo, argentina, verde, etc. Independentemente do tipo, qualquer escolha desta fruta é rica em nutrientes e no citado ácido. Só relembrando: quando mais brilhosa, mais ácido ela possui. Para ter todos os benefícios que esta fruta oferece, é simples e rápido; caso não queira comer a casca de maçã, você pode fazer um chá com ela e acrescentar uma pitada de canela. Por que canela? Ela acelera o metabolismo e faz com que as propriedades sejam absorvidas. É uma bebida simples e deliciosa que pode ser preparada em apenas alguns minutos. E ai vai a receita:

como faz passo a passo

Ingredientes:

  • Cascas de duas maçãs bem lavadas;
  • 2 pedaços de canela em pau;
  • 6 xícaras de chá de água mineral;
  • Mel ou açúcar (fica a seu critério)

Modo de Preparo: Receita Passo a Passo

Coloque as cascas das maçãs e a canela em uma panela e acrescente as seis xícaras de água. Leve ao fogo até ferver. Assim que começar a borbulhar, tire do fogo, tampe a panela e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos. Coe a mistura, coloque o mel ou açúcar (mel é mais saudável, ok? Ele é natural). Você pode consumir a mistura morna ou esperar esfriar.

ingredientes

Você também pode optar por uma variação da receita com kiwi. Esta opção é mais viável para pessoas que desejam perder peso, já que, além da fibra reduzir e controlar o apetite, ela também regula o intestino e evita o inchaço:

Chá de Casca de Maçã com Canela

Ingredientes:

  • 2 maçãs com casca;
  • 1 kiwi descascado e cortado em cubos;
  • 300ml de água mineral;

Modo de preparo:

Lave as maçãs e corte-as em cubos. Bata por um tempo no liquidificador e adicione a água e o kiwi. Bata tudo até formar uma mistura homogênea. Esse suco deve ser consumido no intervalo das refeições.

modo de preparo

Também há uma opção para quem sofre de gastrite: Coloque a casca de metade de uma maçã para ferver em 250ml de água durante 10 minutos. Deixe tampado até esfriar, coe e consuma três vezes ao dia. Essa receita também pode ter efeitos melhores se adicionado dois pedaços de canela.

muito gostoso

O chá de maçã auxilia na digestão de alimentos gordurosos. As fibras da maçã absorvem toda a água, melhorando o intestino. Já o alto teor de potássio presente na polpa da fruta ajuda na eliminação do sódio, que é o principal causador da sensação de inchaço. Para mulheres que sofrem deste mal durante o período menstrual, o chá de maçã é um excelente aliado.

Chá de Casca de Maçã com Canela

Embora não haja exatamente uma contraindicação, no geral a casca da maçã ou a fruta não causam nenhum efeito colateral negativo. A única recomendação referente a este alimento é que deve-se prestar atenção no local de armazenamento e no estado de exposição das frutas. Também é preciso tomar cuidado com alergias e infecções causadas pelo uso de pesticidas nas lavouras para evitar larvas e vermes. Para evitar qualquer tipo de problema, é muito importante que a maçã seja lavada antes do consumo, mesmo que seja utilizada para fazer o chá. Outra recomendação sobre este chá é: ele não faz o trabalho de emagrecer sozinho; o consumo da fruta ou do líquido deve ser feito juntamente com uma dieta balanceada; evite o consumo de doces, alimentos gordurosos e refrigerantes. Se quiser quebrar um pouco o gosto doce da maçã e do mel/açúcar, você pode acrescentar cravo na sua receita; basta colocá-lo para ferver junto com os demais ingredientes. Ele possui propriedades analgésicas, o que alivia dores de cabeça, cólicas e febre. Também é antioxidante, ajudando na quebra das camadas de gordura. A receita é caseira e de fácil preparo; a maçã não só é uma fruta bonita, mas também é rica em benefícios.

Gostou? Comente!

3 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)