Benefícios do Chá Verde para Saúde: Propriedades Medicinais

Publicidade

O Chá verde (Camelia Sinensis) é utilizado pelos asiáticos há mais de 5000 anos. Conta a lenda chinesa que o mitológico Imperador Shên Nung, conhecido como “curandeiro divino”, durante uma viagem, pediu a seus servos que fervessem água para ele beber. Algumas folhas de uma planta caíram no caldeirão e geraram uma infusão de cor acastanhada. O imperador, muito curioso, experimentou a beberagem e logo a adotou como sua bebida. Veja os benefícios do chá verde!

benefícios do chá verde

As propriedades benéficas do chá são de conhecimento muito antigo, sendo seu uso já prescrito na obra “O Clássico do Imperador Amarelo”, um dos livros essenciais da Medicina Tradicional Chinesa.

Atualmente, a ciência tem estudado as propriedades do chá e trazem descobertas muito importantes para a nossa saúde. Por ser rico em Flavonoides, substâncias antioxidantes, o chá verde inibe o crescimento das células cancerosas, mantendo as células saudáveis protegidas e reforçam o Sistema imunológico. Sendo eficaz na prevenção de vários tipos de câncer como os de mama, do cólon, colo retal, da pele, do pulmão, esôfago, estômago, intestino delgado, pâncreas, fígado, ovário, próstata e câncer oral. Pesquisas mostram que o consumo de cerca de quatro xícaras de chá verde por dia reduz os danos ao DNA de fumantes, uma causa de diversos tipos de câncer.

receita do chá verde

Os antioxidantes também ajudam na oxidação de LDL (colesterol mau) e reduz o sangue a lipoproteína de baixa densidade. O chá-verde pode reduzir o risco de ataque cardíaco e reduzir as doenças cardiovasculares e degenerativas.

para emagrecer

O chá verde é poderoso agente antienvelhecimento, pois impede que os raios ultravioletas danifique a pele, por sua elevada capacidade de absorção dos radicais de oxigênio que combate os radicais livres, proporcionando proteção contra os raios nocivos do sol. A presença dos polifenóis ajuda a fornecer brilho da pele e combatem os radicais livres, evitando assim o envelhecimento e marcas de rugas e expressão.

Confira chás para gases!

comente o artigo

Estudos científicos recentes mostram que o consumo de chá-verde ajuda a reduzir o aparecimento de doença como Alzheimer. Ele tem a propriedade de atrasar o processo de redução de acetilcolina, que é um fator importante para a ocorrência da doença de Alzheimer. O chá verde também reduz o dano celular no cérebro, reduzindo assim outras doenças cerebrais, como o Parkinson.

Pessoas que sofrem de diabetes podem realmente ser beneficiadas por consumir chá verde. Ela regula o nível de glicose e reduz a taxa de aumento do nível de açúcar. Isso resulta em melhor funcionamento do pâncreas, estimulando a produção de insulina.

Pesquisadores da Academia Nacional de Ciências, dos Estados Unidos, relatam que o chá possui uma substância chamada L-teamina, que ao ser quebrada no fígado, produz a etilamina, molécula que potencializa em até cinco vezes as defesas do corpo contra doenças causadas por vírus, bactérias ou parasitas. Outros estudos mostram que o consumo regular da bebida podem reduzir em até 70% o isco de se sofrer um derrame e em mais de 40% de se ter uma parada cardíaca.

benefícios do chá verde

Além destes benefícios, o chá verde também auxilia na melhora dos níveis de concentração, aumenta os níveis de energia, por ser um estimulante do bem-estar geral, melhora o metabolismo lípido, tem um efeito antibacteriano considerável, purifica o organismo, eliminando toxinas e combate a retenção de líquidos.

beba quente

O que você achou dos benefícios do chá verde? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)