7 Chás para Aliviar a Azia, Má Digestão e Queimação!

Aprenda a fazer 7 diferentes chás para azia

Ingestão de comida em quantidade excessiva ou de alimentos muito gordurosos, digestão ruim ou mesmo o estresse são algumas causas para a azia. Esse quadro é caracterizado pela sensação de ardência e queimação no estômago que sobe pelo estômago e pode causar até mesmo náuseas e vômitos, dependendo da sua intensidade.

Mesmo quando o quadro não é tão extremo a azia causa desconforto intenso e pode se tornar um problema. Quem já tentou remédios tradicionais ou prefere não ingerir medicação tradicional, os chás para azia são opções convenientes, naturais e baratas para combater esse problema tão comum depois de certas refeições. A parte boa? Há diferentes opções de ervas e produtos naturais que podem te ajudar a aliviar a queimação. A seguir, conheça 7 deles e saiba como prepará-los.

Chá de boldo

Um grande conhecido entre quem tem problemas no sistema digestivo, o chá de boldo pode ser utilizado como uma forma de aliviar a sensação de queimação no estômago. Ele é especialmente útil para quem tem algum problema de fígado, quem exagerou em comidas gorduras e/ou na bebida alcoólica ou está com uma indisposição incessante.

ideias de bebidas

Para fazer esse chá, basta preencher o fundo de uma xícara com as folhas, preferencialmente do boldo chileno – e não a folha peluda comum em jardins. Em seguida, deve-se acrescentar água fervente e esperar o chá amornar para tomá-lo. O recomendado é ingeri-lo três vezes ao dia, mas o consumo pode ser interrompido quando a azia tiver aliviado.

Chá de gengibre

opções de alívio

Outro componente considerado milagroso para o combate da azia é o gengibre. Entre os chás para azia, o de gengibre é, sem dúvidas, um dos mais eficientes. Além disso, ele também ajuda a acalmar o organismo, garantindo que a azia seja eliminada pouco a pouco.

Para fazer esse chá, é necessário misturar 250 ml de água (ou o volume correspondente à xícara que você vai ingerir) e uma colher de sopa de gengibre, preferencialmente ralado e com casca.

A mistura deve ser deixada em fogo baixo a médio por dez minutos. Depois desse período, você deve coar e beber o chá, que deve ser ingerido três vezes ao dia.

Chá de erva doce

remédios naturais

A erva doce também é conhecida como funcho e além de ter propriedades calmantes também é uma ótima opção para eliminar a sensação de queimação causada pela azia. Isso porque essa erva é indicada para perturbações digestivas e ajuda a tratar toda a região responsável pela sensação de ardência.

poderoso calmante

Para fazer esse chá, esquente a água e despeje em uma xícara. A seguir, despeje uma colher de semente de erva doce e deixe que a mistura fique em infusão por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar o chá e ingeri-lo para aproveitar o alívio nessa sensação de queimação.

Chá de batata

melhores ideias

A batata possui propriedades comprovadas para o tratamento de úlceras. A descoberta foi da Universidade de Manchester que realizou um estudo para observar a ação das propriedades do tubérculo no sistema digestivo. O que isso tem a ver com azia? Simples: além de cuidar da úlcera, a batata também é responsável por aliviar a sensação de queimação da azia.

com mel

Para isso, você deve descascar e ralar uma batata em cima de um pano de prato, por exemplo. Na sequência, esprema bem a batata descascada em cima de um copo, de modo a captar a água que escorre do tubérculo. Deposite esse conteúdo em uma xícara, ferva água e, após, complete a xícara.

Beba o líquido três vezes ao dia quando estiver com queimação e, depois, passe a beber diariamente pela manhã para evitar novos problemas do tipo.

Chá de hortelã

cor verde

A hortelã é outra que pode te ajudar a aliviar a sensação de azia e má digestão porque ajuda a cuidar do fígado e/ou da vesícula que ficaram sobrecarregados devido à ingestão exagerada de comida, especialmente as mais gordurosas. É um chá especialmente útil para quando a azia é acompanhada da sensação de inchaço ou gases.

em vaso

Para prepará-lo, basta juntar uma xícara de chá de folhas frescas de hortelã a 500 ml de água. Note que as folhas não podem estar secas ou pulverizadas, mas, sim, devem ter sido colhidas tão próximo da preparação quanto possível.

Aqueça a água e quando ferver, acrescente as folhas, desligando o fogo. Após tampar a panela, espere de 5 a 10 minutos para coar e ingerir a bebida.

Chá de erva-cidreira

bem sequinho

A erva-cidreira é muito consumida por suas propriedades calmantes para o organismo, mas ela também ajuda a acelerar a digestão e a eliminar os gases. Como favorece todo esse processo digestivo, também é uma opção entre os chás para azia, oferecendo bem estar e alívio da incômoda sensação.

Para fazer esse chá, ferva um litro de água e, então acrescente cerca de 25 a 30 gramas de folhas de erva cidreira. Tampe a panela e espere cerca de 10 minutos para então coar e beber o chá. Se quiser potencializar a ação, você pode acrescentar duas folhas frescas de hortelã, favorecendo a sensação de alívio.

Chá de espinheira-santa

tome quentinho

A espinheira-santa é responsável por fornecer uma camada extra de proteção ao estômago, o que ajuda a combater a ação dos ácidos que à vezes podem se acumular e causar a sensação de queimação que sobe pelo esôfago.

Para aproveitar os benefícios dessa bebida, ferva uma xícara de chá de água até que levante fervura. Em seguida, acrescente duas colheres de chá de folha de espinheira-santa e deixe o recipiente tampado por cerca de 5 minutos. Na sequência, coe e ingira a bebida para garantir bem-estar.

natureza e benefícios

Os chás para azia oferecem opções totalmente naturais, saudáveis e seguras para quem está sofrendo com a sensação de queimação no estômago e com problemas digestivos em geral. Você pode escolher o chá que tiver a erva que mais te agradar, assim como pode testar opções diferentes para encontrar a opção que melhor funciona para o seu organismo. Caso a azia pareça não desaparecer mesmo com todas as tentativas, então é recomendado procurar um médico para investir possíveis causas do problema.

Gostou das dicas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)