Chá de Ameixa Seca e Preta: Benefícios + Receita Completa!

Aprenda a fazer o chá de ameixa e conheça seus benefícios

A ameixa é uma fruta roxa de sabor adocicado e que, em geral, é muito apreciada. Sua versão mais conhecida, entretanto, é a versão seca, que é consumida em doces ou mesmo como opção saudável.

Chá de Ameixa

Além da baixa caloria, a ameixa também pode ajudar o corpo em diversos setores, o que faz com que o seu chá seja uma bebida poderosa. Em busca de uma alternativa saudável? Então veja a seguir todos os benefícios do chá de ameixa.

Como fazer o chá de ameixa? Receita Passo a Passo

duas possibilidades

Para fazer o chá de ameixa, há duas possibilidades: o chá da ameixa em si, como fruta, ou o chá feito com as folhas de ameixa. Para o chá de folhas de ameixa ferva um litro de água e, na sequência, acrescente duas colheres de sopa da folha de ameixa. Desligue assim que levantar fervura e deixe a panela tampada por cerca de dez minutos. Nessas condições, o chá deve ser consumido cerca de duas vezes por dia.

O mais potente, entretanto, é o chá feito com a ameixa em si. Ele aproveita todos os benefícios da fruta e garante que a sua ação seja muito mais eficiente.

Para a preparação, coloque em uma panela cerca de 250 ml de água e três ameixas secas. Deixe que a mistura ferva até que as frutas comecem a desmanchar. Depois, amasse as ameixas, passe por um coador e misture com a água amarronzada para aproveitar todas as propriedades.

benefícios para saúde

Quais os benefícios desse chá? Propriedades para Saúde

O chá de ameixa é muito utilizado por suas propriedades eficientes e benéficas para o organismo. Dentre os benefícios, estão:

· Combate a prisão de ventre

A ameixa seca, especialmente, é muito conhecida devido à sua atuação para reverter ou evitar quadros de prisão de ventre. Rica em fibras, ela ajuda na absorção de gordura e carboidratos e permite a formação mais fácil do bolo fecal. O resultado é que o intestino funciona melhor, eliminando a sensação de acúmulo causada por essa questão intestinal.

prisão de ventre

Assim, o chá também traz esse benefício e o seu consumo possui propriedades laxativas. Graças a isso, o consumo adequado de uma ou duas xícaras da bebida com certa regularidade já é o bastante para melhorar o funcionamento intestinal.

· Fortalece a imunidade

A ameixa também é rica em vitamina C, que é responsável por garantir, dentre outras coisas, uma melhora no sistema imunológico.

para imunidade

Nesse sentido, o chá de ameixa também tem o objetivo de fortalecer a imunidade, especialmente em crianças pequenas. Suas propriedades antioxidantes também fazem com que o corpo se livre dos radicais livres, o que contribui para um combate mais eficiente contra agentes invasores do organismo de maneira geral.

· Aumenta a sensação de saciedade

Outro benefício desse chá é que ele aumenta a sensação de saciedade. Consumi-lo após uma refeição moderada, por exemplo, garante que você se sinta mais cheia por mais tempo, evitando o consumo desnecessário de calorias.

saciedade

Essa propriedade aliada ao efeito laxativo faz com que as pessoas acreditem que esse chá emagrece. A verdade é que ele evita a compulsão por comida e também elimina o acúmulo e o inchaço da região da barriga, levando a uma redução de medidas e também de calorias consumidas. Como resultado, há uma redução no peso de maneira geral.

colesterol saudável

· Mantém os níveis de colesterol saudáveis

As propriedades da ameixa também agem nos níveis de colesterol. Isso porque elas ajudam a eliminar as placas de gordura que ficam acumuladas dentro da parede das veias e artérias e que são responsáveis por predispor a hipertensão e problemas cardiovasculares diversos.

Não apenas o chá mantém sob controle os níveis de colesterol ruim, como também aumenta e normaliza os níveis de colesterol bom e benéfico para a saúde.

sistema nervoso central

· Ajuda o funcionamento do sistema nervoso

O chá de ameixa contém a vitamina B6, que é especialmente importante para o funcionamento do sistema nervoso. Essa vitamina ajuda nas sinapses, que são as transmissões de impulsos elétricos do cérebro para o corpo e vice-versa e que são responsáveis por garantir a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso.

Ela também ajuda na formação de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Com isso, diminui a ansiedade e também as sensações de mau humor e depressão.

Para crianças, essa vitamina é especialmente importante para favorecer o desenvolvimento cerebral.

Bebês podem ingerir essa bebida?

Diferentemente da maioria dos outros chás, o chá de ameixa pode, sim, ser ingerido por bebês, mesmo os mais novos. Isso porque as propriedades são especialmente úteis para crianças que possuem algum tipo de problema com prisão de ventre.

tire suas duvidas

Em bebês que mamam exclusivamente no peito, a prisão de ventre pode durar até 7 dias, causando inchaço, incômodo e irritabilidade. Com isso, o chá de ameixa é uma possibilidade para resolver esse problema de maneira totalmente natural sem maiores contraindicações.

Quais as recomendações?

recomendações

Embora possa ser ingerido por bebês, o chá de ameixa não deve ser administrado a bebês menores de 6 meses. Isso porque até essa idade a recomendação é que a alimentação seja feita exclusivamente por leite materno. Nem mesmo água o bebê deve ingerir nesse momento, já que o leite contém tudo o que ele precisa para sua nutrição e bem estar de modo geral.

Além disso, tanto para adultos como para crianças, é indispensável consultar o médico antes. Quem tem síndrome do intestino irritável, por exemplo, deve evitar a bebida já que ela pode piorar a situação.

Outro cuidado é o de não ingerir essa bebida de maneira excessiva. Usar o chá como laxante natural especialmente com o objetivo apenas de emagrecimento é totalmente desaconselhável, já que isso pode prejudicar a absorção de nutrientes além de não oferecer o emagrecimento desejado.

Com isso, é indispensável que o chá seja consumido com moderação e sempre com acompanhamento médico de possíveis reações.

O chá de ameixa é uma opção natural muito utilizada especialmente para eliminar a prisão de ventre, inclusive em bebês. Para que seu uso seja seguro, entretanto, é fundamental não exagerar na dose e também ter a supervisão de um médico.

Tem alguma dica sobre este chá? Alguma dúvida? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)