Benefícios do Chá de Alho + Receita Passo a Passo

Publicidade

O alho é um item que já é bem presente em nossa alimentação em forma de temperos para diversas comidas. Ele é dono de um sabor e um cheiro inconfundíveis, e que são muito marcantes. Além disso, o alho ainda é um item que tem um precinho camarada para esta época de crise, e é facilmente encontrado em supermercados e feiras.

Mas, saiba que além de ser utilizado como um excelente tempero, este item também é muito bom como chá. É isso mesmo, se você ainda não sabe, o chá de alho possui diversos benefícios. Ele traz ao organismo propriedades antibactericida e anti-inflamatória, que são absorvidas de forma fácil e rápida pelo nosso corpo.

delícia

O alho em si, consegue funcionar como um auxilio em tratamentos contra diversas doenças como arterioscleroses e tromboses, por exemplo. Também atua no organismo como um expectorante, como agente combatente do colesterol, fungicida e vasodilatador, ajudando quem tem problemas com varizes. As propriedades do alho também incluem amenizar problemas cardíacos.

poder dos chas

Mas, até agora, foram citadas apenas as particularidades do item ajudando em doenças. Existem também outras maravilhas que o alho faz, e que são o sonho da mulherada de plantação. Ele consegue também combater o envelhecimento dos órgãos e das células. Além de ter o benefício de acelerar o metabolismo, o que aumenta a queima de calorias no corpo.

Ainda estão em fase de estudos, pesquisas que tentam comprovar que o alho também tem uma função de inibidor de apetite, aumentando a sensação de saciedade em quem o consome. Tenho certeza que agora você deve ter ficado morrendo de vontade de começar a tomar o chá de alho, não é mesmo?! Veja agora melhor todas as principais vantagens que ele traz:

* Queimar gordura corporal com o chá de alho

Você já deve ter escutado que o pimentão e a pimenta são produtos termogênicos. O alho também se encaixa nesse grupo. O termogênico consegue fazer com que o corpo de quem consome o chá de alho, queime gordura através do calor que ele gera. O chá de alho acelera bastante uma enzima conhecida como AMPK, e é ela que regula o nosso metabolismo.

queimar gordura

A eficácia o chá é garantida, porque está enzima consegue influenciar em diversas áreas do corpo. Ela age nos músculos através da gordura chamada marrom, está gordura consegue produzir calor e, consequentemente, queimar calorias. Mas lembre-se, as propriedades do alho para ajudar na perca de peso, só vão funcionar se ele estiver cru.

* Proteção contra a hipertensão

O chá de alho é um excelente aliado na proteção contra a pressão arterial alta e a aterosclerose. Isso porque, o alho atua como uma espécie de diluente do sangue, o que consegue prevenir ataques cardíacos ou acidentes vasculares celebrais.

* Chá de alho a favor da proteção contra o câncer

Já foi encontrado e comprovado no alho, um composto chamado de alilo enxofre. Substância que consegue suprimir a formação das nitrosaminas, o que inibe a bio-ativação carcinogênica, que pode vir a causar um câncer futuramente. Além disso, o chá de alho também ajuda a eliminar do corpo, produtos químicos cáusticos, que podem causar o câncer, em um processo chamado de apoptose.

sistema imunológico

* Aumenta a saúde do sistema imunológico

O alho tem diversas proteínas que possuem propriedades antimicrobianas. Conseguindo proteger o corpo de quem o consome frequentemente, de muitas bactérias Gram negativas e Gram positivas. Possui capacidade também de ser um item antiparasitário. Principalmente no que diz respeito a parasitas intestinais. Além, claro, das propriedades antivirais, respondendo contra gripes, e ajudando que elas melhorem mais rapidamente.

Chá de Alho

* Chá de alho protegendo contra a inflamação

Graças a compostos que o alho contém, muito potentes por sinal, o chá de alho suprime a produção de componentes inflamatórios, que são a prostaglandina e o óxido nítrico. Se você acabar sofrendo algum tipo de doença autoimune, por exemplo, consumindo o chá de alho na sua dieta, você vai ajudar a reduzir o inchaço causado pela inflamação.

* Substâncias que o alho contém

  • Selênio: Está substância consegue combater os radicais livres tóxicos, porque é um antioxidante. Com a retirada desses radicais, existe a possibilidade de evitar doenças. Além de também impedir o envelhecimento precoce;
  • Quercetina: Isso contribui para as pessoas que são alérgicas. Porque essa substância possui um efeito antialérgico;
  • Ajoeno: Com essa substância que existe no alho, a pessoa que o consome, consegue evitar a formação de coágulos, por conta da sua função de anti-inflamatório;
  • Ácidos fenólicos: Está substância tem um efeito de antiviral e antibactericida. Conseguindo atuar diretamente contra vírus e bactérias no corpo de quem consome o alho;
  • Saponinas: Tem o poder de ajudar na prevenção de vários tipos de câncer.

Graças a estas substâncias tão importantes, o chá de alho tem sido usado cada vez mais em alguns tratamentos. Já que os seus benefícios são potencializados na forma de chá. O produto em forma de tempero, podem perder as suas propriedades por estar frito ou cozido. Por isso, vamos agora te dar dicas de tratamentos naturais com o chá de alho:

* Alguns tratamentos naturais com chá de alho

  1. Chá de alho para problemas intestinais: Se você está precisando se tratar de algum probleminha intestinal, este chá vai te ajudar e muito. Para investir nesse tratamento é necessário quatro alhos e uma xícara de leite. O primeiro passo é amassar todos os alhos, e depois adicionar o leito por cima. Depois, é só ferver o leite com o alho, até o leite borbulhar. Aí é só esperar ele esfriar, guardá-lo, e tomar o chá de manhã logo ao acordar, ainda em jejum. Repita o procedimento todos os dias até quando os problemas intestinais permanecerem.
  2. Chá contra a pressão alta: Neste caso, é preciso amassar apenas um dente de alho, e acrescentar ele a meia xícara de água. Deixe a misturinha ferver por aproximadamente três minutos e aguarde o líquido esfriar. Posteriormente, coe tudo e beba o chá. Em caso de crises de hipertensão, o ideal é realizar o procedimento a cada doze horas.

Agora que você já conhece todos os benefícios do chá de alho, já pode investir em adotar ele em sua dieta, e abusar de suas vantagens. Mas, claro, sempre com moderação.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)