11 Propriedades e Benefícios do Chá de Erva Sidreira

Publicidade

Conheça 11 diferentes propriedades benéficas do chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é bastante conhecido e apreciado em todo o mundo, especialmente graças ao seu aroma e sabor agradáveis. Mas você sabia que além de gostoso esse chá também pode ajudar a sua saúde? Se você quer conhecer todos os benefícios desse chá, descubra quais são as principais propriedades dessa bebida.

As propriedades do chá de erva cidreira: para que serve?

chá de erva sidreira erva sidreira

Poucos chás possuem tantas propriedades, medicinais ou não, quanto o chá de erva cidreira. Atuando em diferentes partes do corpo e até mesmo no ambiente, esse chá é opção perfeita para quem procura equilíbrio e qualidade de vida em um mesmo chá. As principais propriedades do chá incluem:

chá de erva sidreira

1. Digestivas

Quem sofre de má digestão, azia ou incômodos causados pela alimentação pode se beneficiar das propriedades digestivas desse chá, que ajuda a eliminar os problemas principalmente relacionados ao estômago, como o acúmulo de ácido.

sugestões de bebidas

2. Antiespasmódicas

Gases e cólicas também são aliviados com esse chá graças às suas propriedades antiespsmódicas, ou seja, à capacidade de conter, diminuir, evitar ou interromper espasmos. Essa característica também ajuda a aliviar a tosse, evitando a famosa dor no peito após tossir muito.

chá de erva sidreira

3. Expectorante

Sobre a tosse, inclusive, esse chá também possui características expectorantes, ajudando a diminuir a quantidade de muco presa no pulmão, por exemplo. Com isso, diminuem-se os sintomas de resfriados, gripes ou crises respiratórias.

propriedades medicinais

4. Anti-inflamatórias

O chá também possui características anti-inflamatórias, ajudando a conter infecções diversas, além de ajudar a diminuir a dor muscular que pode ser causada pela inflamação local. Em casos de feriadas, essa propriedade também é importante por ajudar a reduzir a dor e o risco de complicações na lesão em questão.

benefícios do chá de erva sidreira

5. Antialérgicas

Crises de alergia também podem ser controladas, diminuídas e até mesmo evitadas com o uso desse chá, já que ele possui características antialérgicas. Suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias também ajudam no processo de conter essas crises.

chá de erva sidreira

6. Adstringentes

Possuindo propriedades adstringentes, esse chá ajuda na limpeza do organismo e também melhora toda a circulação de maneira geral, garantindo células mais bem nutridas e de modo mais eficiente.

passo a passo de como fazer

7. Cicatrizantes

Graças às propriedades adstringentes, mais facilmente os agentes coagulantes chegam a lesões e feridas, tornando o processo de cicatrização mais rápido. Além disso, sua ação anti-inflamatória ajuda no alívio da dor e sua ação antimicrobiana elimina possíveis corpos estranhos que possam entrar nas feridas.

receita completa

8. Antissépticas

Aliada à propriedade anti-inflamatória, o fato de esse chá possuir características antissépticas evita a ocorrência ou propagações de infecções, inclusive em feridas e que é extremamente benéfico para pessoas diabéticas ou com problemas de cicatrização.

para sua saúde

9. Tônicas

Esse chá também é muito utilizado como uma forma de limpar a pele de dentro para fora, especialmente graças à ação adstringente. Além disso, o chá de erva cidreira também carrega propriedades tônicas, ou seja, garante um fortalecimento extra pra a pele e sua nutrição.

verde saudável

10. Calmantes

O chá de erva cidreira também carrega em si propriedades calmantes em geral, fazendo com que o organismo consiga relaxar como um todo. Essa propriedade é especialmente benéfica em casos de ansiedade, falta de sono ou mesmo de dor.

muito gostosa

11. Antinevrálgica

Uma das propriedades que influencia na característica clamante do chá, por sua vez, é a propriedade antinevrálgica, que ajuda a relaxar os nervos e os descontrai, evitando dores e incômodos desse processo proveniente.

muito gostoso

12. Antidepressivas

Ao promover maior relaxamento e sensação de calma, esse chá também contém propriedades antidepressivas, ajudando a eliminar sintomas como cansaço, melancolia e desinteresse em geral.

propriedades gerais

13. Aromáticas

Além de todos os seus benefícios para o corpo o chá de erva cidreira também possui propriedades aromáticas e por isso é tão utilizado em cosméticos e produtos do tipo, já que garante uma fragrância marcante e agradável.

Os efeitos colaterais do chá de erva cidreira

chá de erva

Apesar de ser um chá com excelentes propriedades, ele possui alguns efeitos colaterais principalmente vindos das suas propriedades calmantes e anti-alérgicas. Esses efeitos incluem sonolência, diminuição da frequência cardíaca e redução da pressão arterial.

Por isso, o uso concomitante com remédios cárdicos ou para a pressão deve ser evitado, já que pode abaixar os sinais vitais para níveis perigosos e potencialmente mortais.

O chá de erva cidreira possui diferentes propriedades, muitas das quais medicinais, e que podem te ajudar a reduzir as dores, problemas respiratórios e também digestivos. Como possui uma ação calmante bastante presente, entretanto, é fundamental tomar cuidado ao usá-lo junto com medicamentos para controle da frequência cardíaca e da pressão arterial. Observando isso, é só aproveitar todos os benefícios desse chá!

Alguma dúvida? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)